Bem, esse é um pequeno review sobre o que foi mostrado até o momento do beta de Street Fighter V e o que se pode esperar como um novo jogador interessado em entrar em um novo jogo, tendo melhores possibilidades de aprendizado e integração.

As novas mecânicas de V Trigger, V Skill e V Reversal são as novidades para o sistema em SFV.
V Trigger é basicamente um modo extra ao personagem aonde ele ganha melhores e diferentes atributos aos seus movimentos, utilizando a nova barra de especial apresentada acima da barra de “Super”. Já o V Skill é um comando característico a cada personagem que auxilia no andamento da luta. Por fim, o V Reversal é um comando para quando você está sendo pressionado pelo adversário e o seu personagem está defendendo os ataques, com um certo gasto a barra de V Trigger é possível interromper a ofensiva adversária o derrubando .

Os modos disponíveis até o momento do beta foram Training Mode e Ranked Online Versus (não possibilitando lutas locais) com os personagens Ryu, Chun Li, M Bison (Ditador), Cammy, Birdie, Nash. O beta em que participei brevemente foi a segunda bateria de testes com o foco em testar as condições do servidor com muitos acessos simultâneos. Em relação ao online quando na mesma região as lutas são bem fluidas, sem muito dos problemas da versão anterior, agora em áreas mais afastadas em relação ao estado de São Paulo as lutas sofreram algo tipo de assincronia deixando o combate ruim com golpes saindo em tempos errados ou problemas de desconexão.

Street-Fighter-V-CharacterSelect

Para os novos jogadores que querem iniciar com essa versão, cuidado com o pensamento “é um jogo novo e eu terei grande facilidade em progredir com ele”. Sim, ele possui muitas mecânicas novas que dão um ar bem diferente da versão anterior, mas ele é ainda Street Fighter e ele continua um jogo punitivo com relação a má decisões. Mas como assim decisões ruins? Eu vou explicar em um exemplo.

Você, como Ryu, está sendo atacado incessantemente por outro personagem. Entre suas opções de golpes especiais, shoryuken é um golpe que pode reverter a situação de atacado para atacante, porém, nessa versão, caso você execute o golpe e o adversário pare de atacar, se o seu golpe pegar o ar ou o adversário defendê-lo, amigo … você terá um problema sério.

Primeiro o dano do jogo está mais alto, sendo assim combos mais simples dão muito mais dano do que antes, caso o golpe não seja defendido e pegue somente no ar existe a possibilidade de entrar em estado de contra golpe, cujo dano recebido do adversário é maior ainda que o normal. O que alguns leitores podem estar pensando é “mas sempre foi assim nas outras versões até na SF IV”, acontece que na versão anterior existem mecanismos para remediar esses erros (focus cancel, saving na versão japonesa) e o que um dos pontos principais desse novo jogo é “nós seremos mais punitivos às decisões não pensadas ou precipitadas”.

SillyClearcutCusimanse

Nem tudo são problemas para novos jogadores, uma das novidades apresentadas neste novo jogo é a facilidade de executar combos, o tempo para executar eles está mais fácil. Para um jogador iniciante que for paciente e esperar o seu adversário ser descuidado, as possibilidades de vitória são bem promissoras graças a um sistema de combos mais amigável e o aumento no dano de combos mais simples. Outro ponto, sendo um jogo novo a possibilidade de encontrar pessoas que também estão começando são bem maiores, dando uma empurrada na confiança do novo jogador o incentivando a sempre melhorar e se tornar cada vez mais forte.
Bem, sendo você novo ou veterano em jogos de luta, recomendo muito o jogo e estarei dando mais atualizações sobre essa nova versão para vocês. Até mais.