Neste último fim de semana, 14 e 15 de Abril, ocorreu o tradicional Hana Matsuri que desta vez foi na Praça do Japão. Porém este ano o Matsuri coincidiu com o acontecimento do Downtown Tokyo, que aconteceu na Sexta-Feira, dia 13, no Wonka Bar, que indiretamente se tornou uma espécie de esquenta Matsuri.


Eu compareci em ambos os eventos, o Downtown Tokyo era uma balada japonesa, esta é a segunda edição, a primeira ocorreu este ano também no mesmo local. As músicas que tocavam eram j-pop, desde Aikawa Nanase (Matsuri dance?) até Perfume, e K-pop (tocou 3 vezes 2NE1).

Lembrando que era uma balada, logo acontecia de noite e não era permitida entrada de menores de idade, cito isso pelo fato de ter ocorrido uma blitz, e o motivo da policia estar no Wonka Bar, não era que eles queriam danças Jpop e Kpop, mas sim porque uma criança postou no facebook que iria com RG falsificado ao estabelecimento. Ações como essa podem acabar com noite do pessoal que foi para curtir o lugar.

Agora irei falar do Matsuri, até que eu estava com saudades das barraquinhas (risos), eventos na Praça do Japão com certeza fazem os frequentadores de longa data de eventos ligados a cultura nipônica sentirem nostalgia. Mas as coisas mudam, o número de pessoas de matsuris aumentou drasticamente, a influência da cultura pop oriental tem crescido neste últimos anos devido a internet. Andando um pouco pela praça você vê desde pessoas que estão de passagem até Otakus. Para mim, a praça do Japão não é um bom lugar se realizar matsuris, no passado era, porém como citei antes, o número de frequentadores aumentou demais. Sem dizer que a mentalidade dessa geração de jovens é diferente, generelizando, não que todos sejam assim, a toda regra existe sua exceção. Entretanto não é legal ir ao evento cultural para beber e manchar a imagem do evento e de uma cultura milenar.

Deixando de lado a critica, o Hana Matsuri teve sua cerimonia com a passagem dos monges, teve a apresentação dos grupo de Taiko e Yosakoi Soran. Pelo que eu percbi ouve mais uma vez aumento de preço na parte de alimentação. O motivo não sei, talvez seja porque o macarrão está mais caro? (risos).
De forma geral, o Hana Matsuri 2012 teve uma programação menor, dizer se foi bom ou ruim é complicado para mim que já fui em muitos matsuris, não tem a mesma graça.

A única coisa que me incomoda é estes grupos que vão para o local encher a cara, tudo bem que é aberto ao publico, mas fazer isso denegri a imagem de seus organizadores e do evento.

Algum tempo atrás, alguns matsuris foram cancelados, e todo mundo reclamou, mas quando tem não zelam.