A comemoração do ano novo chinês em São Paulo ocorreu no bairro da Liberdade no dia 02 de fevereiro, e como fomos a CPBR 6(Campu Party Brasil), aproveitamos para dar uma passada lá e participar do “Tour Gastronômico Papo de Gordo 2013” do site Papo de Gordo.

A Liberdade é um bairro muito interessante para qualquer um que adore a cultura oriental, lá tem de tudo, desde mangás até livros em chinês , se tivesse mais tempo teria olhado com amis calma cada pratileira de cada loja que passei. E como o bairro é considerado o local com maior quantidade de descedentes orientais, nenhum local seria melhor que lá para receber a tradicional dança do dragão e do leão.

O tempo que ficamos lá, eu consegui observar duas academias de kung fu, Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Aguia e a Sete esferas, esta ultima que por acaso foi a que apareceu de surpresa da CPBR 6; Como é de costume na China, as danças das feras devem ser realizadas por praticantes de Kung fu.

O termo feirinha não se aplica lá, tinha muita barraquinha de varias coisas, claro que destaque vai para as de gastronomia oriental, e se não quisesse comer em nehuma barraca, você poderia optar ir em alguma lanchonete ou restaurante local. Uma curiosidade que quero destacar era um pastel com Tofu.

As vezes me pergunto o por quê aqui em Curitiba não vemos mais um evento assim aqui, lembro que anos atrás tinhamos dança do Dragão na Rua Quinze, algum tempo para cá o maximo que vejo é o jantar da associação chinesa. E se tem não vejo a divulgação, em São Paulo até na estação de metrô tinha cartaz de divulgação. Fico imaginando se tivesse uma interação maior entre as colonias orientais em Curitiba as coisas não acontecessem ou pelo menos um bairro oriental aqui teriamos, ou não.

De qualquer forma 恭喜發財 para todos! E até o proximo Eu Fui.