Neste último fim de semana resolvi junto com uns amigos ir até um evento fora de Curitiba, e nem era para realizar a cobertura do evento, mas pensei melhor e decidi comentar. O evento foi o AniVenture, realizado em Itajai – Santa Catarina, no colégio Salesiano, que ocorreu nos dias 19 e 20 de maio de 2012.

Como fiquei um dia e nem pro final deste dia fiquei, meus comentários serão de alguém que foi pela primeira vez ao AniVenture ( e foi a primeira vez ^^).

O AniVenture aconteceu numa cidade muito interessante, ela é pequena e próxima do mar, simpatizei-me facilmente com o clima da cidade.

A instituição escolhida para ocorrer o evento é imensa, apesar de que pouco do espaço foi aproveitado. Gostei muito das fitas (pulseiras) entregues na entrada, elas eram estampadas.

O palco não era muito grande, e as estandes das lojas ficavam no mesmo local do palco, o que complicava em alguns momentos. As lojas se diferiam bastante dos eventos de Curitiba, e os produtos ofertados também eram diferentes, mesmo sendo com um público alvo igual.

O animeke foi realizado num auditorio separado, me fez recordar os eventos antigos daqui, quem é mais velho deve se lembrar do Anime XD, entre outros.

Achei escassa a quantidade de salas temáticas, bem tinha uma de K-pop e J-pop, que se tivesse C-pop, poderia ser uma sala de Asian Music, e destaco que foi uma das melhores salas com foco em música oriental que já vi, e que, além do pessoal conhecer bem o assunto, possuiam muita criatividade em fazer uma programação com atividades.

As outras salas eram: uma de exibição de animes e uma de Workshop de desenho.

A atração principal ficou por conta do Dublador do Vegeta, o Alfredo Rollo, e pelo show das bandas The Kira Justice, Ryokan e The Black Heaven, que infelizmente não pude ver.

Para quem é aficionado por jogo, havia uma quadra inteira para os video games, Board Games e campeonato de Pokemon (DS em geral).

O nível dos cosplays estava bom, creio que isso seja devido ao Aniventure ser um evento em que ocorre a etapa do YCC BRASIL.

Bem posso estar esquecendo algo, mas era um ambiente novo para mim e fui logo “fuçando” tudo ^^.
Parabenizo os responsáveis do evento, pela incrível organização, desde placas sinalizando tudo até a programação colada nas paredes. Mas o espaço usado foi pequeno, creio que em edições futuras o evento acabe usando o resto do colégio.

Para mim foi um pouco nostálgico, o evento me fez recordar, como citado acima, de eventos antigos que ocorriam aqui. Lá não vi exageros por partes dos frequentadores, cuja grande maioria eram pré-adolescentes. Tomara que as iniciativas aqui de Curitiba iniciadas a pouco tempo em Redes sociais, façam voltar aquele clima bom dos eventos antigos, o tempo não volta, mas não custa tentar fazer algo novo com o melhor do passado. Pois, se não fosse o ontem não existiria o hoje e muito menos o amanhã.