Uma das mais magníficas criaturas mitológicas que existem é o dragão, uma espécie de réptil gigante que solta fogo pela boca. Esta criatura vem em várias formas, existem as versões de dragões segundo a visão dos ocidentais e outras versões segundo os orientais, e sobre estas que iremos abordar neste post.

O Dragão oriental ou dragão chinês, é uma criatura conhecida para qualquer um que já tenha visto alguma produção asiática sobre fantasia, afinal quem não se lembra do Shenlong da franquia Dragon Ball.Dragão estampado em um tecido de uma roupa antigaO Dragão é uma das quatros criaturas que acompanhavam Pangu na criação no mundo na mitologia chinesa, segundo algumas versões do conto. Além disso os chineses da antiguidade acreditavam serem descendentes dos dragões, pois havia uma crença de que muitas criaturas vivas descenderam dos dragões.

Este animal  mitológico normalmente é representado com um corpo como a de uma serpente, possui chifres e quatro patas onde cada uma possui três dedos frontais e um dedo traseiro. Entre algumas de suas habilidades místicas estavam: o controle da água, controle do clima e a capacidade de cuspir fogo.

Os dragões chineses possuem um vínculo muito forte com a água, atribui-se a eles a criação das cachoeiras e rios. Há 4 reis dragões dos mares chineses: mar do sul, mar do leste, mar do oeste e mar do norte.dragao_chines2O dragão já foi um símbolo imperial e, dizem as lendas, o primeiro imperador se transformou em um dragão como o de seu emblema e ascendeu aos céus.

A presença desta criatura na cultura chinesa e em outras regiões da Ásia ainda é bem forte, por causa de seu simbolismo.

Representações de dragões

Na mitologia chinesa muitos tipos de representações de dragões são usadas, abaixo é uma lista com alguns tipos classificados pelo linguista Michael Carr.

Clique aqui para ver os tipos de representações de dragões
  • Tianlong (Chinês: 天龍; pinyin: tiānlóng; Wade–Giles: t’ien-lung; literal: “Dragão do paraíso”), dragão celestial que protege os palácios celestiais celestial, este também é o nome da constelação do dragão (draco).
  • Shenlong (Chinês: 神龍; pinyin: shénlóng; Wade–Giles: shen-lung; literal: “Dragão deus”), deus do trovão que controla o clima.
  • Fucanglong (Chinês: 伏藏龍; pinyin: fúcánglóng; Wade–Giles: fu-ts’ang-lung; literal: “Dragão do tesouro escondido”), guardião de metais preciosos e joias do submundo, está associado também aos vulcões.
  • Dilong (Chinês: 地龍; pinyin: dìlóng; Wade–Giles: ti-lung; literal: “Dragão da terra”), controla os rios e mares.
  • Yinglong (Chinês: 應龍; pinyin: yìnglóng; Wade–Giles: ying-lung; literal: “dragão que responde”), dragão alado associado a chuvas e inundações, usado pelo imperador amarelo para matar Chi You.
  • Jiaolong (Chinês: 蛟龍; pinyin: jiāolóng; Wade–Giles: chiao-lung; literal: “Dragão crocodilo”), dragão sem chifres ou com escamas, lider de todos os animais aquáticos.
  • Panlong (Chinês: 蟠龍; pinyin: pánlóng; Wade–Giles: p’an-lung; literal: “Dragão enrolado”), dragão do rio que não ascendeu aos céus.
  • Huanglong (Chinês: 黃龍; pinyin: huánglóng; Wade–Giles: huang-lung; literal: “Dragão amarelo”), dragão sem chifre que simboliza o imperador.
  • Feilong (Chinês: 飛龍; pinyin: fēilóng; Wade–Giles: fei-lung; literal: “Dragão alado”),  dragão alado que calvaga sobre as nuvens e névoas.
  • Qinglong (Chinês: 青龍; pinyin: qīnglóng; Wade–Giles: ch’ing-lung; literal: “Dragão azul”), criatura mitológica associada com as constelações chinesas
  • Qiulong (Chinês: 虯龍; pinyin: qíulóng; Wade–Giles: ch’iu-lung; literal: “Dragão das ondas”), definido de forma contraditória como dragão de chifres e dragão sem chifres.
  • Zhulong (Chinês: 燭龍; pinyin: zhúlóng; Wade–Giles: chu-lung; literal: “Dragão tocha”) ou Zhuyin (Chinês: 燭陰; pinyin: zhúyīn; Wade–Giles: chu-yin; literal: “Iluminando a escuridão”) era um gigante dragão solar vermelho, uma dinvindade da mitologia chinesa
  • Chilong (Chinês: 螭龍 or 魑龍; pinyin: chīlóng; Wade–Giles: ch’ih-lung; literal: “Dragão demônio”), dragão sem chifres ou dragão da montanha.
    [collapse]

A lenda

Abaixo está um conto sobre um dos reis dos mares, no caso sobre Ao Guang:

“De Acordo com Fengshen Yanyi (Livro de Criação dos Deuses), Ao Guang, após muitos anos criando secas, tempestades, e outros desastres naturais, levou os humanos à terem medo do Dragão Rei e de seus sons, assim eles nunca reportaram ao Imperador Jade suas ações.

Quando Nezha (semi-deus e herói nas lendas chinesas) se limpou em um córrego vizinho ao palácio de Ao Guang, gerou um tremendo abalo no palácio do Dragão, causando a morte do Investigador favorito de Ao Guang; Li Gen, e seu terceiro filho, Ao bing. Ao Guang foi falar com o Pai de Nehza, Li Jing, e, após uma grande discussão com seu amigo, Ao Guang, enfurecido, subiu aos Céus para falar com o Imperador Jade.

Nehza apareceu no céu e começou a espancar Ao Guang violentamente, até o sangue começar a jorrar da pele do Dragão. Ao Guang foi forçado a se transformar em uma pequena cobra e voltar para a “Antiga passagem do Lago” para esquecer o acontecimento completamente.

Mais tarde, Ao Guang, junto com os outros Três Dragões, seus irmãos (ele é o Rei do Leste, então existem os do Norte, Oeste e Sul, que são Ao Sun, Ao Jun e Ao Ch’in), capturaram Li Jing e sua mulher (pai e mãe de Nehza). Nehza, querendo libertá-los, ofereceu para os Dragões seus órgãos internos em troca de seus pais, e o próprio Ao Guang aceitou o acordo.

À partir daqui, o paradeiro de Ao Guang é desconhecido.”

Na Cultura Pop

Abaixo algumas das muitas referencias aos dragões orientais que você pode encontrar na cultura pop:

Na franquia de “Dragon Ball”, existem dragões deuses que concedem desejos a quem reunir a sete esferas do dragão, o dragão que é conjurado com as esferas da Terra é chamado de “Shenlong“.ShenlongNo jogo “Smite”, que é um MOBA em terceira pessoa que usa como tema mitologias, tem como uma de suas divindades um dos reis dos mares, “Ao Guang“, que no jogo aparece com o nome de “Ao Kuang“.Ao KuangNa animação da Disney, Mulan, temos o todo poderoso, o todo gostoso e o indestrutível “Mushu”. Que por mais que pareça um lagartinho é um dragão anão.Mushu

Na franquia de “Digimon” temos “Azulongmon”, um dos digimons deuses.AzulongmonO nome artístico em chinês do ator e artista marcial, Bruce Lee, é “Li Xiaolong” (李小龍) onde Xiaolong significa  “pequeno dragão”Bruce Lee

Na franquia de “Saint Seiya” (Cavaleiros dos Zodíacos) temos Shiryu, o cavaleiro de bronze de dragão, que possui uma tatuagem de dragão em suas costas.Shiryu

No Super Sentai, “Gosei Sentai Dairanger”, o ranger vermelho denominado de Ryu Ranger tem como mecha um Dragão.Mechas de Dairanger

No jogo de RPG/Card game “The legend five rings”, nas terras de Rokugan temos o clã do dragão.Fanart do clã do dragão

Ir para o índice.
Ir para Lendas do oriente #5 – Tengu.
Ir para Lendas do oriente #7 (Não disponível).