A Era dos Dragões! Se você gosta de RPG este jogo é um prato cheio de histórias. Dragon Age Origins é um belo jogo com uma história bem desenvolvida e fechada, mesmo tendo várias vertentes diferentes dependendo de suas decisões. O jogo é basicamente RPG desenvolvido pela BioWare Edmonton e descrito por eles como sendo um “conto épico de violência, luxúria e traição”. Jogo totalmente multiplataforma foi lançado para PC, Xbox 360 e Ps3, saindo até para Mac.

A história varia muito, principalmente no início, a depender de qual raça, classe e de onde seu personagem veio. Como exemplos, o Dwarf Noble (Anão Nobre) inicia o jogo como parte da elite social na cidade capital dos anões, enquanto a história do Dwarf Commoner (Anão Plebeu) se inicia nas ruas da mesma cidade. Estas histórias acontecem antes dos eventos principais do jogo, formando uma espécie de introdução ao mundo pelo qual o jogador irá se aventurar. Personagens encontrados neste período podem reaparecer durante o desenvolvimento da história, alguns até como adversários e outros como aliados.

O protagonista escolhido por mim é nativo de Ferelden, um país do universo de Thedas. O jogo abre com um filme que explica o surgimento dos Darkspawn, criaturas que habitam o subterrâneo de Thedas que fazem um grande ataque contra os habitantes da superfície, liderados por um Archdemon, um deus antigo, corrompido pelos Darkspawn. A partir do primeiro ataque, chamado de Blight,  surgiu uma ordem lendária de guerreiros e magos, chamados de Grey Wardens.

Duncan é o Grey Wardens mais experiente dos disponíveis que estão lutando contra a Atual Blight. Em todas as histórias algo acontecerá que fará o protagonista vai se unir à Duncan e virar um Grey Warden. Estavam todos preparados para lutar contra a Blight quando o general do Rei o trai, e recua com os seus cavaleiros no dia da batalha.


Seu personagem pode ser homem ou mulher, escolhendo o sexo você escolhe a raça de seu personagem entre Anão, Humano e Elfo. Existem 3 classes: Guerreiro, Rougue, e Mago. Nesse momento você pensa:  “porra mais só tem 3 classes, então varia pouco”. Engano seu meu caro. Cada classe tem 4 especializações diferentes que são liberadas por livros, ou personagens durante os jogos podem ensinar essas especializações. Isso torna a jogabilidade infinitamente longa e variada. As primeiras partes do jogo é para contar quem é você no jogo. De onde você veio e como você se torna um Grey Warden. A partir desse ponto começa a sua jornada com infinitas aventuras por Ferelden.

Agora vamos aos pontos positivos do jogo. Bom, o que mais chama atenção nele é a jogabilidade incrível permitindo ser tanto um RPG de ação quanto um RPG de estratégia. O jogo permite que durante o combate, a qualquer momento, pausar o jogo e montar sua estratégia, quem vai fazer o que nesse combate, definindo ações individuais para cada personagem, deixando o jogo muito mais tático do que de ação. Ou Você pode escolher ações pré-definidas para cada personagem de acordo com o que acontece no combate.

Por outro lado uma das coisas que eu detestei no jogo são os muitos DLCs. Aê você me pergunta: “porque alguém odiaria isso? Mais DLC é igual a mais jogo! Você tá maluco???” Sim, é legal vários DLCs, mas não quando você depende dele para zerar o jogo, ou você tem muitos DLC e fecha o jogo fácil ou você tem que upar certos skills para poder ganhar do último chefe.

Agora tem uma ultima coisa que eu gostaria de falar, é sobre o tempo de jogo, eu demorei 45 horas para chegar no final e ainda não finalizei o jogo por completo, não classifiquei com bom ou ruim, porque isso depende do gosto. Eu adoro jogos com bastante tempo, contato que não seja para encher linguiça.

Antes das notas curtam o trailer do game:

Notas do Jogo:

Jogabilidade: 8.5
Muito boa, te dando possibilidade de pausar o jogo para montar sua estratégia, RPG puro!

Gráficos: 9.0
Impressionantes com muito detalhes principalmente para o sangue e para o Gore

Sons: 9.0
Trilha sonora épica, perfeitamente épica. Lindas músicas e agudos durante batalhas e dungeons

Enredo: 10
O marco desse jogo é o enredo, muito bem bolado e criado, te dando o objetivo logo no começo do jogo

Fator Replay: 9.0
O fator replay é fazer coisas diferentes, com raças diferentes, e opção de caráter diferente, mudando coisa durante o jogo e no final dele também, mas fica um pouco atrás pelo jogo ser muito grande.

Total: 9.1
Jogo Maravilhoso! Se você gosta de RPG, vai adorar esse jogo. Vale apena comprar e ter na sua coleção de PS3 ou de Xbox 360 ou até de PC.