punchline_1
Se pudesse definir Punch Line com uma palavra seria: Surpreendente. Mas antes de comentar sobre o anime, aviso que se não quiser ler spoilers, leia até a imagem que indica o início dos spoilers.

Punch Line é um anime da temporada da primavera (no Japão é primavera) de 2015, que por sinal está no fim nesta semana – e em breve postarei mais algumas opiniões sobre outros animes que estão sendo encerrados agora –  possui um total de 12 episódios e é uma obra original do estúdio MAPPA (mesmo de Zankyou no Terror).punchline_3Este anime é muito pirado, maluco, extremamente exagerado e tenha isso em mente caso for assisti-lo, pois é bem isso que você sente no primeiro episódio com super-heróis, espíritos, ecchi, hentai de gato, e por ai vai.punchline_4Bem, o personagem central deste anime é Yuuta Iridatsu, que tem super poderes, porém só é possível ativa-los quando ele vê uma calcinha. Se você perceber o nome do anime é um trocadilho com o fonema da palavra “Punch”, que se assemelha com a palavra “Panties”, e que significa calcinha na língua inglesa.punchline_5Yuuta, já no primeiro episódio, tem seu espírito ejetado de seu corpo após o confronto com um bandido que tentava roubar o ônibus em que ele estava, seu corpo é possuído por outro espírito e assim começa a trama deste anime. Yuuta, como espírito, conhece um fantasma de um gato chamado Chiranosuke, que se torna seu mentor sobre o mundo espiritual.punchline_2O anime tenta desenvolver nos capítulos seguintes o aprendizado de Yuuta sobre o mundo espiritual, suas tentativas de tentar voltar ao seu corpo e a introdução dos outros personagens, já que Yuuta vive em uma pousada chamada Koraikan .punchline_6Descobrimos que se Yuuta, com o seu poder ativado, ver outra calcinha, a Terra é destruída por um meteoro. E com um ecchi e elementos bem loucos que caminhamos até o capitulo 6, onde é o plot twist desta história. Foi a partir deste capítulo que eu percebi que não se tratava apenas um anime de comédia/ecchi/super poderes, e fui apresentado a uma história com um pouco mais de profundidade.punchline_7Bem, eu recomendo assistir até o 6º episódio e, se não gostar, pode desistir, mas fui realmente surpreendido com este anime e o final é bem interessante. A partir de agora começarei a “soltar spoilers”.Spoiler_alert

Clique aqui para ler o Spoiler !!

O episódio 6 serve como a peça que junta todos os elementos dos capítulos anteriores, que até então eram só elementos loucos para deixar o anime um pouco mais interessante e nos é explicado o porque Yuuta teve seu corpo roubado.  Neste episódio entendemos que a pessoa por trás do roubo do corpo do Yuuta é o um Yuuta, de uma linha temporal diferente, e que ele tinha como intuito evitar o fim do mundo, que acontece neste episódio. Agora é a vez do Yuuta, que é espírito, voltar no tempo até o momento em que ele perdeu seu corpo e tentar evitar o fim do mundo, tentando criar outra linha do tempo.punchline_8Na história temos uma heroína mascarada – podemos até considera-la uma paródia com mahou shoujo – chamada Strange Juice, que é, na verdade, Mikatan Narugino, outra moradora da Koraikan, e que não por acaso tem os mesmos poderes de Yuuta.
punchline_9Estes poderes são chamados de Uberfy, que é o aumento das capacidades físicas de quem usar esta habilidade. O momento que o anime começa a nos mostrar o passado de Yuuta e o motivo deles terem esses poderes é o início de uma confusão na história que vou tentar explicar com calma.

Na verdade, Yuuta é amigo de infância da Narugino e seus nomes verdadeiros são Pine e Guriko. Quando crianças, esses dois e mais uma garota chamada Chiyoko viviam em um laboratório de testes, aonde estavam tentando desenvolver o Uberfy. Porém, o cientista que era responsável por eles tentou fugir junto com as crianças e durante a fuga de carro eles se envolveram em um acidente.
punchline_10Por causa deste acidente descobrimos que os usuários de Uberfy podem sair de seus corpos. Então as três crianças saíram de seus corpos, mas voltaram aos corpos errados. Sim, elas trocaram de corpo: a Narugino não se chama Guriko, como havia dito antes, ela é a Chiyoko no corpo da Guriko.

A troca se sucedeu assim: Guriko pegou o o corpo do Pine, Pine da Chiyoko e a Chiyoko pegou a da Guriko. Ou seja Yuuta é um corpo feminino com um garoto dentro. Após o acidente cada uma das crianças tomou um rumo diferente. No caso da Chiyoko, que virou a Narugino, foi se transformar na Strange Juice, com a ajuda de uma cyborg chamada Meika, que é a dona da Koraikan.
punchline_11 punchline_12Ok, mas onde foi para a Guriko?, quando começamos a compreender isso, o anime já mostrou os vilões da história, que é uma seita chamada Qmay.  O objetivo deles é destruir a Terra e recomeçar somente com os que merecem, que são as pessoas com Uberfy. Eles são responsáveis pelo laboratório da infâncias das três crianças e, para nossa surpresa, Guriko se torna o líder da Qmay.
punchline_13Bem, isso é um pouco da muita informação que é passada pelo anime. O que me fez mudar de opinião sobre este anime foi como uma história fraca começou a ficar interessante e complexa. O final é muito bom, eu esperava que a Guriko morresse mas não foi bem assim.
punchline_16

[collapse]
E até um jogo para a Playstation 4 e Playstation Vita foi anunciado, juntamente com a informação que o final do jogo será diferente do anime.punchline_15Estou começando a valorizar cada vez mais as obras originais, que não tem a chatice de comparação com o mangá ou Light Novel. Na temporada anterior, Rolling Girls me agradou muito por também ser uma obra original com uma narrativa igualmente fumada. Coincidentemente, Rolling Girls e Punch Line possuem boas cenas de lutas e possuem super heróis e mechas, parece-me que estamos voltando para os anos 80 e para os heróis clássicos.

Em relação à abertura e ao encerramento, as canções são legais, mas nada que grude no seu ouvido – apesar da abertura ser cantada pela Shokotan.  A canção de abertura se chama “Punch Line!”, por Shokotan ♥ Denpagumi, e o encerramento se chama “Mitsu Mitsu Mitsu” por AyumiKurikaMaki.

Punch Line é um anime muito bom, apesar de aparentar mais um ecchi. Se você der uma chance para ele, garanto que vai rir de algumas cenas e ainda pode escorrer algumas lágrimas quando chegar ao final deste anime.punchline_17Informações

Nome: Punch Line [“パンチライン” em japonês].
Capítulos: 12.
Estúdio: MAPPA.
Abertura: “Punch Line!” por Shokotan ♥ Denpagumi.
Encerramento: “Mitsu Mitsu Mitsu” por AyumiKurikaMaki.