E mais um anime da temporada de primavera  2015 que chega ao fim, Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka, ou como chamado pelos seus fãs como DanMachi, é baseado em um light novel de mesmo nome escrito por Fujino Ōmori e ilustrado por Suzuhito Yasuda e possui também um mangá.

danmachi_1O anime tem no total 13 capítulos, que para mim foram muito poucos para explorar o mundo e os personagens da história. O estúdio responsável pela animação é o J.C. Staff que é conhecido por produzir muitos animes. Eu gosto muito deste estúdio, mas creio que seja mais pelos títulos do que pelo trabalho de animação deles (leia isso como: sou um fanboy da franquia To aru, e eu e muita gente estamos esperando To aru Majutsu no Index 3 :3).danmachi_2O funcionamento do mundo de DanMachi foi o que mais me chamou atenção porque é baseado em mundo de RPG (Role Play Game).  Tudo bem que fazer um plot em um mundo de jogo não é novidade, mas DanMachi tenta representar o mundo realmente como um RPG. Nenhum personagem sai de um mundo e vai para lá, neste mundo os aventureiros tem que fazer quest e tem que aumentar seu level e tudo mais que fazemos num RPG.danmachi_4A história se passa em uma cidade chamada Orario, onde existe um grande labirinto, uma dungeon, que possui vários andares e quanto maior o número do andar, maior é o level que se deve ter. Os aventureiros vão as dungeons para aumentar seus levels e ganhar um dinheiro com os cristais que são dropados das criaturas que eles derrotam. Neste mundo há o sistema de família, que serve como uma guild, e toda família possui um Deus, que é o responsável por exemplo em aumentar o level de seus membros. Os Deuses são proibidos de usar seus poderes na terra e de entrar nas dungeons.

O personagem central é uma aventureiro novato chamado Bell Cranel, que pertence a Família Myth da deusa Hestia, e no início ele é o único membro desta família.
danmachi_7Tudo começa quando Bell estava na dungeon quando um Minotauro o ataca e o encurrala. Ele fica paralisado sem saber o que fazer, até que ele é salvo por Aiz Wallenstein, por quem ele se apaixona.
Aiz Wallenstein é conhecida por suas habilidades de combates e grandes feitos na dungeon, ela pertence a uma das mais fortes família de Orario, a Família Loki. E Loki, neste anime, é uma mulher com tendências yuri.danmachi_6Bell tem um progresso bem ao estilo shonen, quero dizer que a princípio ele é fraco e não tem grandes equipamentos, mas descobre-se que ele tem uma habilidade que o ajuda aumentar seu level mais rápido e em poucos capítulos vemos ele derrotar grandes inimigos. Ele ganha da Hestia uma faca chamada Hestia Knife, que foi forjada por Hephaistios (Hefesto) especialmente para o Bell. Esta tem a capacidade de se fortalecer junto com o Bell.
danmachi_3Como de costume em animes baseadas em novel, em poucos de capítulos inserem um monte de personagens, e isso ocorre até o capítulo 3. A partir do 4 somos apresentados a Lilliruca Arde, que é uma suporte, e sobre o funcionamento dos sistemas de suporte neste mundo. Lilliruca pertence a família Soma, uma família que possui uma grande fama pela bebidas alcoólicas produzidas por eles.danmachi_8Eu recomendo que se assista, pois para mim o plano de fundo da história  é bem feito e os personagens são interessantes, mas creio que ler o light novel compense mais. Pois 13 episódios foram muito poucos para explorar a história, o que deixa muitos “furos” e o último episódio é bom só que atropelado por muitas coisas acontecendo em apenas 30 minutos. Podiam ter dividido em dois episódios. A partir de agora vou continuar com spoillers.Spoiler_alert

Clique aqui para ler o Spoiler !!

O arco da Lilliruca é muito grande, consome 3 episódios dos 13, para comparar temos mais a frente na história a aparição de Crozzo, que é em quem forjou a armadura que Bell comprou em uma loja qualquer. E Crozzo possui apenas um capítulo para ser inserido na história. Apenas um capítulo foi suficiente mostrar Crozzo se aliar a Bell. Tudo bem que a Lilliruca tem uma história um pouco mais complexa, mas achei isto mal planejado neste anime. Mas vai saber os imprevistos que eles tiveram na produção (Shirobako Feelings) … e como o anime possui 13 capítulos, deve ser um sufoco compactar uma história em poucos episódios.danmachi_9Com o final do anime eu não sei se vai ter um segunda temporada, eles deixaram algumas questões soltas, como “Quem treinou o Minotauro?”. Tudo bem, sabemos que é um servo da Freya. Hermes queria só observar ou tem mais alguma intenção quanto ao Bell? (Estou ignorando o novel, estou considerando apenas a perspectiva  de ter assistido o anime).danmachi_10O último capítulo para mim foi muito bagunçado, teve muita ação pois eles tinham que derrotar um boss, o Golliath, houve muita troca de cena e ficava complicado acompanhar o que estava acontecendo.

[collapse]

Nesta história é engraçado como os deuses foram representados, Loki e Hephaistios são mulheres, Hephaistios na mitologia grega é dito como feio o que a personagem do anime não é. Hestia é uma garota baixinha e peituda que usa twintail, perfeita para lolicons. Temos algumas cenas ecchis, pois temos um pitada de serie harém. Poxa temos Hestia, Lilliruca, Syr (uma garçonete que dá mole para Bell), posso até a dizer que Aiz tem interesse no Bell.danmachi_5Quanto a OST, eu achei que foi boa, consegue complementar bem as cenas, principalmente quando toca a música de superação do Bell. A música de abertura é “Hey World” por “Yuka Iguchi”  e o de encerramento “RIGHT LIGHT RISE” por “Kanon Wakeshima”, são musicas bem mais ou menos.

Para mim este anime é bom, e somente bom, não é algo que talvez assistisse novamente, mas vale a pena ser visto. Espero que tenha uma segunda temporada, pois os próximos acontecimentos são mais interessantes, mas o “Fin” que a aparece a após a última cena me deixa na dúvida se eles investiriam em uma sequência.

Informações

Titulo: “Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka” / DanMachi[“ ダンジョンに出会いを求めるのは間違っているだろうか” em japonês].
Autor: (Novel) Escrito por Fujino Ōmori e ilustrado por Suzuhito Yasuda.
Capítulos: 13.
Estúdio: J.C.Staff.
Abertura: “Hey World” por “Yuka Iguchi”.
Encerramento: “RIGHT LIGHT RISE” por “Kanon Wakeshima”