Será que? é uma comédia romântica que estreou em 2013, com direção de Michael Dowse (um desconhecido para mim, até então) e estrelado por Zoe Kazan e ninguém menos que Daniel Radcliffe.

what-if 3

Chantry e Wallace na tal festa

A narrativa de Será que? não é surpreendente, mas traz algumas particularidades que dão um toque de sutileza que torna a história encantadora.

Tudo começa com a desastrosa vida amorosa do estudante de medicina Wallace, que ainda está sofrendo com a traição da última namorada – algo que ocorreu há mais de um ano. O trauma foi tão grande que ele abandonou a faculdade e ainda curte a dor de cotovelo todo esse tempo depois.

As coisas aparentam querer mudar quando ele finalmente sai do casulo e vai à uma festa organizada por seu melhor amigo, Allan, onde ele conhece Chantry, que desperta o seu interesse. Ela é prima de Allan e trabalha como animadora numa empresa. Os dois se dão super bem, ela até passa seu número para ele para continuarem a conversar depois porque ela precisa voltar para casa e encontrar seu namorado.

what if 02

Wallace, Alla e a namorada maluca dele, Nicole 😀

Isso é um verdadeiro balde de água gelada em Wallace – a friendzone foi detectada! Mas mesmo assim eles continuam a se  falar e criar vínculos cada vez mais fortes por compartilharem algumas esquisitices, como os hábitos alimentares de Elvis Presley e assuntos que mais ninguém iria curtir, apenas os dois.

A amizade se intensifica a ponto de Wallace não conseguir mais esconder seus sentimentos. Fica evidente que Chantry também nutre algo mais forte, mas ela está muito dividida ao que ainda sente por seu namorado de longa data, Ben.

O enredo acaba sendo clichê, mas as atuações e a forma como tudo foi apresentado não deixam de encantar. Apesar da minha apresentação até aqui parecer mais um drama, em que nada de bom aconteça, o filme tem muitas cenas engraçadas e bastante divertidas, que fluem super bem.

Além, claro, de sempre ser bom ver que um ator consegue superar a imagem construída por anos atuando com o mesmo personagem (sim, Harry Potter, estou falando de você). Ainda não conhecia o trabalho de Zoe Kazan, mas gostei muito dela, acho que vale a pena procurar por mais filmes com a atriz.

Será que? é um filme que recomendo, principalmente para aqueles que não apreciam/têm paciência com o gênero, ele consegue, apesar de tudo, se desvencilhar do mais do mesmo.