Ansatsu Kyoushitsu ou Assassination Classroom é um dos meus mangás favoritos, e quando o anime foi anunciando em 2014 eu fiquei receoso que fizessem besteira na produção, mas parando para pensar, a maioria das histórias da Jump tem recebido boas adaptações  para animes – com exceção das adaptações que caem no colo da TOEI (saudades de Toriko apesar da péssima animação). Como os outros reviews que fiz, irei considerar que não leio a obra que serve de base vou apenas me colocar na posição de quem está vendo o anime e desconhece o resto.ansatsu_7Ansatsu Kyoushitsu começou na temporada de verão de 2015 e acabou na de primavera de 2015, assim tendo 22 episódios. Porém, já possui uma segunda temporada programada para ano que vem. Como dito antes, é um mangá que é publicado na Shonen Jump de autoria de Yuusei Matsui.ansatsu_5O estúdio responsável pela animação foi a Lerche, que tem uma animação um bocado peculiar e por causa disso pode ter levado algumas pessoas a não assistirem o anime, mas sinceramente isso não me incomoda e penso o contrário, a forma que foi feita a animação se encaixou muito bem com a história.ansatsu_3A história de Ansatsu Kyoushitsu se passa na escola Kunugigaoka, na classe 3-E, um novo professor assume esta classe. O problema é que este professor é um ser amarelo com tentáculos com a capacidade de ser mover mach 20 e é responsável por destruir 70% da lua, apesar do esforço dos governo de vários países em elimina-lo, nenhum conseguiu cumprir esta tarefa. E, por este motivo, o ser fez um trato de que ele daria aulas de assassinato para a classe 3-E e que os alunos desta classe deveriam mata-lo em até 1 ano, caso não conseguissem, ele iria destruir a Terra.ansatsu_2

A cada capítulo vamos conhecendo cada aluno, e aos poucos sabemos os motivos de estarem na classe 3-E, classe que é conhecida por conter apenas os piores alunos de toda escola. Até o último capítulo fica muito perceptível a evolução dos personagens na história, diferentemente de outros shonens que apenas o principal se fortalece, neste caso vemos uma classe inteira evoluir em suas técnicas de assassinato.ansatsu_4Quanto ao monstro chamado carinhosamente de Koro-sensei, é um personagem único e ele que faz toda história andar, pois apesar de ser uma criatura com incríveis poderes de destruição possui uma personalidade bem humana, é pervertido em certos momentos, porém tem vergonha disso. A cada capítulo você vai se apegando ao personagem e fica pensando se ele realmente vai ser morto no final.ansatsu_1Em 2014 foi tomado de anúncios de adaptações de Ansatsu Kyoushitsu, para anime, live action e até jogos. E isso era esperado pois seu mangá pegou várias vezes o primeiro lugar na Shonen Jump desbancando inúmeras vezes One Piece. O mangá de Ansatsu Kyoushitsu é publicado no Brasil pela Panini.ansatsu_6Eu sinceramente não gostei dos dois temas de abertura, as músicas são bem animadas e com cenas dos personagens dançando em ambas aberturas, creio que a cenas das aberturas poderiam ser trocadas por algo que condiz mais ao anime. A música da primeira abertura é “Seishun Satsubatsu-ron” por “3-E Utatan” e a segunda é “Jiriki Hongan Revolution” por “3-E Utatan”, “3-E Utatan” são os seiyuus dos alunos da classe 3-E. O encerramento foi “Hello, shooting star” por “Moumoon” e foi o tema de encerramento do primeiro ao último capítulo, e essa música ficou muito boa.


Neste review, eu só me foquei na história principal, pois como cada capítulo é uma situação na escola que serve de gancho para conhecer melhor algum aluno da classe 3-E e existem alguns arcos entre estes episódios que servem para vermos algumas situações extremas e mostrar quanto os alunos evoluíram, por isso não tem como eu contar muito, se eu o fizesse eu teria que descrever o anime todo.

Eu recomendo muito que assistam esse anime, principalmente pela comédia e pelo modo como o enredo se desenvolve, que para mim é o trunfo desta história. Posso até dizer que tem um certo efeito de auto-ajuda embutida nesta história, as lições que o Koro-sensei passa aos alunos são boas para aumentar sua auto-estima.

Informações

Nome: “Ansatsu Kyoushitsu” /Assassination Classroom[“暗殺教室” em japonês].
Autor: Yuusei Matsui.
Capítulos: 22.
Estúdio: Lerche.
Abertura: “Seishun Satsubatsu-ron” por “3-E Utatan” e “Jiriki Hongan Revolution” por “3-E Utatan”.
Encerramento: “Hello, shooting star” por “Moumoon”.