Ocorreu no fim de semana passado na Praça do Japão o Seto Matsuri 2010, o evento que acontece há pouco tempo para homenagear Claudio Seto.
Quando li o banner não esperava que conseguisse colocar tantas “barraquinhas” na praça, bem eu estava errado, a organização do evento conseguiu dispor tanta barraca num lugar pequeno que quando vi, deixou-me surpreso, eles estão de parabéns por essa façanha.

Como de costume, esse matsuri tinha “barraquinha” de diversos produtos, estavam lá desde as “barracas” de comida tradicional até as focada para o público otaku.

O palco foi improvisado, ficou bom apesar de estar no barranco e ser pequeno, e teve diversas apresentações tradicionais como o Taiko e o karaokê.

O evento me fez recordar os eventos de uns quatro ou cinco anos atrás, ou até mais, quando os matsuris geralmente ocorriam na Praça do Japão.

Como sempre, gosto de lembrar que o matsuri não é um evento focado para “otakus”, mesmo que seja considerada como parte de cultura jovem japonesa, e sim uma demonstração da cultura tradicional japonesa, porém nesse caso foi uma homenagem a Claudio Seto.

Seja como for os matsuris são eventos na lista de qualquer fã de cultura oriental.