Momotaro é um personagem muito importante da mitologia japonesa pois sua história é bem popular no Japão, por isso foi adaptado em diversas animações e até mesmo existe uma estátua em homenagem a este conto que fica na estação de Okayama.momotaro_1

A lenda

Um certo vilarejo, no Japão, sofria com roubos feitos por uma gangue de oni e neste mesmo local vivia um casal de idosos. Um dia, quando o velhinho saiu para coletar lenha, a sua senhora havia ido ao córrego para lavar roupa. A velhinha lavava a roupa até perceber que havia um pêssego gigante flutuando no córrego, e então ela resolveu levar o gigante fruto para casa.

Quando chegou em casa o velhinho estava muito faminto e, assim que avistou o gigante pêssego, pegou uma faca para cortar o fruto. Porém, no instante que tocou a ponta da faca no fruto, o mesmo se moveu. O velhinho entrou em desespero e começou a gritar que o pêssego estava vivo, e sua senhora foi correndo para dentro da casa para ver o que estava havendo. E juntos viram o pêssego se romper e dentro dele havia uma criança.

O casal não possuía filhos então resolveram adotar a criança e lhe deram o nome de Momotaro. Ele, que sempre demonstrou um forte senso de coragem, cresceu ouvindo histórias das pessoas do vilarejo e de como os onis sempre atacavam e incomodavam a vida de de todos eles.

Aos 15 anos de idade, Momotaro decide que irá livrar sua vila do ataque destes onis. Então ele resolve ir até a ilha onde o castelo dos onis está para derrota-los. Para esta jornada ele leva consigo kibidangos, um tipo de bolinho de arroz.

No meio do caminho, Momotaro encontra um cachorro, que está faminto e pede algo para comer. E então Momotaro dá ao cão um kibidango, e ele logo se torna seu companheiro após saber da missão. Mais tarde, eles encontram em seu caminho um macaco faminto que pede algo para comer. Momotaro, mais uma vez, dá um kibidango e o macaco, ao saber de sua missão, também resolve ajuda-los. Mais a frente eles encontram um faisão faminto e, da mesma forma, a ave ganhou um kibidango e começou acompanha-los.

Ao chegar à praia havia um forte nevoeiro, então o faisão levantou voo para indicar o caminho até o castelo. Quando finalmente chegaram ao castelo, o macaco escalou o muro e destrancou o portão do lado de dentro. E assim, Momotaro, junto com os animais, entraram no castelo iniciando uma violenta batalha.

Momotaro se utilizou de sua espada para enfrentar os onis, o cachorro usou seus dentes, o faisão, seu bico, e o macaco usou suas garras afiadas para ajudar no combate.

Momotaro saiu vitorioso e o oni que liderava o bando suplicou que os poupassem. Momotaro aceitou o pedido e, em troca, ele pegou todos os objetos que haviam sido roubados e os levou de volta para a sua vila. Então, os onis prometeram nunca mais atacar os povoados.

Ao chegar em sua vila, Momotaro, junto com os animais, devolveram os objetos roubados aos seus donos.

Na cultura pop…

Agora se esbarrar em algum personagem com nome de Momotaro e olha que tem muitos por ai, você já sabe a história dele. Abaixo citarei algumas referencias a esta lenda.

  • Momotaro pode ser visto como um dos Imagin, de Kamen Rider Den-O.momotaro_2
  • Momotaro é a base para um light novel/anime chamado “Momo Kyun Sword”, neste caso Momotaro é uma garota peituda e o resto é puro fanservice.momotaro_3
  • E em One Piece, os Almirantes da Marinha são baseados nos animais que ajudaram Momotaro, no caso são: Kizaru (Macaco amarelo), Akainu (Cachorro vermelho) e Aokiji (Faisão Azul).momotaro_4
  • Em Yu Yu Hakusho, existe um personagem chamado Kuro Momotaro que faz parte do time Uraotogi, que em combate come umas esferas (referencia ao kibidango) que permite que ele se transforme em uma besta. Ele pode se transforma em três bestas, cada uma delas possui traços que lembram os três animais que ajudaram Momotaro.momotaro_5
  • Em Kaichou wa maid sama, o capitulo 9 do anime é uma parodia com a lenda de Momotaro.
    momotaro_6
  • Existe uma campanha publicitária da Pepsi NEX ZERO que fez alguns CM’s com representando a lenda, uma produção muito boa, basta acessar este link para ver : http://www.pepsi.co.jp/momotaro/momotaro_7Ir para o índice.
    Ir para Lendas do oriente #2 – A lenda do fio vermelho.