O filme se passa em Harrisville, Rhode Island, no ano de 1971. Uma família se muda para a nova casa que fica no campo, mas nem tudo vai ocorrer como o esperado.

Como é de se esperar, a casa é assombrada.

O casal Ed e Lorraine Warren, demonologista e médium, respectivamente, dão palestras para grupos contando sobre o seu trabalho de “caça-fantasmas”. Como eles mesmo esclarecem, na maioria das vezes há uma explicação bastante racional para os tidos fenômenos sobrenaturais. Na maioria das vezes.

 the conjuring berlatsky 650

A caçula de 5 filhas dos Perron é a primeira a ver um espírito. Seu nome é Rory, e ele aparentemente não oferece riscos. Mas é claro que para os pais da pequena April (Kyla Deaver), ela estaria brincando com um amiguinho imaginário.

Cinemascope-Invocação-do-Mal-11

O caso da boneca Annabelle que é mostrado numa das palestras é realmente impressionante. Nem tanto pela boneca ser um canal para um espírito que nunca habitou o mundo sob a forma humana, mas porque a boneca é realmente medonha. Chuck é fichinha perto dela.

 IMG_6285.dng

Manchas escuras aparecem no corpo da mãe, Carolyn (Lily Taylor). O relógio sempre para de funcionar às 3h07. Quadros são derrubados das paredes. Portas abrem e fecham sozinhas. As outras filhas começam a serem perturbadas pelo que mora na casa.

Um caso recente não foi muito bem. Ed não quer que sua mulher se envolva em casos complicados. Mas o apelo de Carolyn comove Lorraine, e eles vão visitar a casa.

 the-conjuring 3

O caso é muito mais grave do que imaginavam. Várias câmeras são instaladas pela casa, sinos, cruzes… tudo para comprovar que a casa é mal assombrada. Os mistérios da casa são logo desvendados, o que me deixou muito curiosa, porque ela conseguiu fazer o levantamento do histórico da propriedade muito rapidamente e não foi mostrado como. Mas isso se torna irrelevante.

Trailer legendado:

Invocação do mal foi dirigido por James Wan (Jogos Mortais), e seu lançamento nos Estados Unidos foi em julho de 2013, mas no Brasil foi na sexta-feira 13 (setembro). A ambientação, os figurinos, e a maquiagem ficaram muito boas. Também não tenho do que me queixar das atuações. Apesar dos clichês de filmes sobrenaturais com casa habitadas por espíritos, possessões e exorcismo, o filme é muito bom e rende momentos de tensão.

the perron

O mais interessante é que o caso é real. No final do filme aparecem fotografias das pessoas que foram interpretadas no filme. E o museu de peças tiradas dos casos resolvidos pelo casal também existe. O casal Warren também esteve envolvido com o caso de Amytiville. Só sei que com aquela boneca maldita, o macaco e a armadura de samurai, eu não entraria naquela sala por nada nesse mundo.

Annabelle_03

Foto com parte do museu, destaque para a Annabelle verdadeira.