No dia internacional do Rock, nosso post de volta, vem com instrumentos onde o design é tudo.

Dia internacional do Rock?
Foi no dia 13 de julho de 1985 que um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid – uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial. Além de contar com nomes de peso da música internacional, o Live Aid tinha um teor mais elevado, que era a tentativa nobre de conseguir fundos para que a miséria e a fome na África pudessem ser pelo menos minimizadas. Dois shows foram realizados, sendo um no lendário Wembley Stadium de Londres (Inglaterra) e outro no não menos lendário JFK Stadium na Filadélfia (EUA).
O Live Aid conseguiu em 16 horas de show acumular cerca de 100 milhões de dólares, totalmente destinados ao povo faminto e miserável da África. Isso é a cara do ROCK AND ROLL!

Pura Atitude!!!

E por que guitarras e baixos?
Porque tocar guitarra ou baixo é o sonho  de muitas pessoas e principalmente por que foi ao sons deles que o Rock tem seu nascimento, e quem está começando ou pretende aprender a tocar, a primeira coisa que atrai para a pessoa que vai comprar a sua primeira guitarra é o seu modelo.

Tá mas, sempre me confundo: O que é guitarra e  que é baixo:

-Baixo é um instrumento de marcação, de som mais grave e normalmente com 4 cordas

-Guitarra, serve para a harmonia e solos , som mais agudo e normalmente de 6 cordas

Existem modelos incríveis de guitarras para nerds, cult e admiradores de cultura pop: Dragões, caveiras, steampunk, cyberpunk…

Os preços variam de $42,00 dólares a $1.800,00 uma customização simples. A troca porém da “caixa” como as imagens abaixo podem chegar a mais de $500.000,00, dependendo de sua complexidade.

As guitarras mais caras do mundo:

10. 1949 Fender Broadcaster protótipo: $ 375.000
Protótipo Leo Fender, o primeiro a usar corpo sólido, tornou-se um dos modelos de guitarra mais populares de todos os tempos (então conhecida como a Fender Telecaster). Apesar de Les Paul ter sido mais rápido ao trabalhar a primeira guitarra de corpo sólido, este modelo em particular é a chave para o destino de uma das empresas mais bem sucedidas do mundo da guitarra elétrica e, assim, sua história é muito importante.    Vendida a colecionadores particulares em 1994, por 375.000 dólares, o preço mais alto já pago por uma guitarra naquela época.

9. Stratocaster de Eric Clapton, folha de ouro: 455.550 dólares
Encomendada por Eric Clapton em 1996, na época do 50 º aniversário da Fender.  Clapton  queria algo que poderia ser apresentado em um museu como o Louvre, e recebeu com uma Fender Custom Standard, revestida com ouro 23K.   tornando-se a primeira guitarra Signature da empresa vendida em leilão pela Christie’s por impressionantes US $ 455 mil em 1997.

8. John Lennon and George Harrison’s 1964 Gibson SG –  U$570.000
Esta foi usada pelos Beatles, entre 1966 e 1969. Harrison a usou para a gravação do Álbum Revolver, enquanto Lennon a usou durante a gravação de The White. Posteriormente ela foi dada à George Peter Ham do Badfinger. Depois de sua morte foi vendida em 2004 por U$570.000.
7. ”Lenny” – Stevie Ray Vaughan Stratocaster Fender 1965 Compost: $ 623.500
Grande guitarrista de blues, Stevie Ray Vaughan, recebeu de sua esposa, Lenny, em 1980, como presente no 26 º aniversário.  Esta é uma de suas guitarras favoritas, e foi usada extensivamente até sua morte em 1990.  As etiquetas SRV no corpo desta guitarra é uma marca comercial da maioria das guitarras Ray Vaughan Stevie, um hábito que ele pegou do irmão Jimmie, que começou esta tendência.  Em 2004 tornou-se a primeira e única  guitarra  lançada para venda pela imobiliária, para arrecadar dinheiro para caridade.
Levantou 623.500 dólares em leilão para beneficiar o Centro Crossroads em Antigua.
 
6. Eric Clapton CF Martin & Co., fabricado por volta de 1939: $ 791.500
Violão de Clapton acrescentado a esta lista. Leiloado para levantar fundos para o Crossroads Centro de Reabilitação.
5. Gibson de Eric Clapton de 1964 .Valor: 847.500 dólares.
U
sada como guitarra de Clapton especialmente durante 1964,o que a levou ao preço mais alto já pago por uma Gibson quando leiloada.
4. Blackie – Stratocaster híbrida: $ 959.500
Em 1970, devido a influência de outro guitarrista, Jimi Hendrix, Eric Clapton decidiu mudar de Gibson para a guitarra Stratocaster. Clapton comprou seis Strats vintage da loja de guitarras no Texas por cem dólares cada.  Ele deu três (para George Harrison, Pete Townshend e Steve Winwood) e, em seguida, reuniu as melhores partes das três restantes na que ele chamou de “Blackie”, como um acabamento escuro. Clapton tocou com a Blackie pela primeira vez em janeiro de 1973, e continuou a fazê-lo até que a aposentou em 1985 por causa de problemas no braço da guitarra.  Blackie foi vendida em leilão em 2004, e tornou-se a uma das guitarras mais caras do mundo por 959.000 dólares.
3. Custom Bob Marley
Valor estimado: 1,200.000 / 2.000.000 dólares
Classificada como patrimônio nacional pelo governo da Jamaica, essa guitarra é uma das sete guitarras do ícone do reggae Bob Marley. Em 21 de novembro de 1971, após um show em Vancouver, Marley deu ela para o técnico Gary Carlsen e disse: “Leve-a com você. Você vai entender mais tarde.” Carlsen tomou isso como um sinal e fundou um centro de caridade com o dinheiro do leilão.
2. Stratocaster de Jimi Hendrix
Valor estimado: 2.000.000 dólaresEsta guitarra de Jimi Hendrix tocou em Woodstock em 1969.  De 1970 até 1990 esteve nas mãos do baterista Mitch Mitchell, antes de emergir à superfície em 1990 na abertura do novo Fender Artist Centre, com queimaduras de cigarro no headstock e encordoamento reverso, marca registrada de Jimi Hendrix.  Foi vendida na Sotheby’s, no mesmo ano por 198.000 dólares. Os boatos dizem que Paul Allen (o homem de Bill Gates à direita da Microsoft) pagou dois milhões de dólares por essa guitarra em 1998.
1. Reach Out To Asia Fender Stratocaster
Esta guitarra não foi tocada por uma estrela do rock, mas ela teve assinatura de Mick Jagger, Keith Richards, Eric Clapton, Brian May, Jimmy Page, David Gilmour, Jeff Beck, Pete Townsend, Mark Knopfler, Ray Davis, Liam Gallagher, Ronnie Wood, Tony Iommi, Angus & Malcolm Young, Paul McCartney, Sting, Ritchie Blackmore, Def Leppard e Bryan Adams. Este instrumento foi vendido por US $ 3,6 milhões em 2005 para arrecadar dinheiro para ajudar nos esforços ao socorro das vítimas do Tsunami. Essa foi a guitarra mais cara já vendida em toda a história, portanto a guitarra mais cara do mundo!

Para você que é apaixonado por guitarras e baixos e que curte algo diferente e especial, algo totalmente customizado, aprecie belíssimas imagens de guitarras, onde a maioria é única no mundo.

Não deixe de nos contar o que achou e qual a sua preferida!