Quando você estiver lendo este livro, não devo mais estar aqui. Mas tive uma vida maravilhosa, independentemente do seu desfecho.

 

Me pergunto se alguém nunca ouviu falar em Ramones. É provável que sim, mas para aqueles que curtem rock – independentemente do subgênero preferido – nunca ter ouvido sequer “Hey Ho! Let’s Go!” é um pecado!

Uma das bandas pioneiras do punk rock, Ramones surgiu em 1974, quando Johnny ficou desempregado e, ouvindo o conselho de seu amigo Tommy, resolveu montar uma banda com Dee Dee e Joey. Essa primeira formação com Johnny na guitarra, Dee Dee vocal e Joey na “batera” não deu muito certo. A banda só engrenou com a entrada de Tommy e as trocas de posições.

ramones

John William Cummings era nova-iorquino, meio antissocial e extramamente rigoroso quando o assunto era a banda. O nome Ramones veio do sobrenome fictício usado por Paul McCartney quando se hospedava em hotéis, e acabou virando sobrenome de todos os integrantes. Alem dessa padronização nominal, Johnny queria que todos usassem uma identidade visual: o corte de cabelo e as jaquetas de couro.

Existe um documentário sobre a banda, End of the Century: The story of the Ramones, que conta vários fatos dos 22 anos de carreira deles e tem os depoimentos dos integrantes. O documentário está disponível no Youtube e legendado em português, confira:

Johnny deixou em sua autobiografia, Commando, um relato franco sobre sua vida e pormenores dos bastidores dos Ramones. Oito anos depois de sua morte, o livro está sendo lançado pela Editora Leya e foi prefaciado por Joey Ramone. Conta ainda com um epílogo escrito por Lisa Marie Presley, avaliação de todos os álbuns da discografia da banda, lista os 10 mais feita por Johnny e o posfácio de John Cafiero e Linda Ramone.

johnnyramone

Ficha Técnica
Título: Commando – A autobiografia de Johnny Ramone
Autor: Johnny Ramone
Formato: 16×23 / capa dura
Nº de páginas: 176
Preço: R$ 44,90