Aproveitando o feeling do nosso primeiro Radio Cult Cast sobre contos de fadas, hoje vamos falar de um seriado que foi comentado pelo Kure: Grimm.

Apesar de não ter a mesma comoção de Once Upon a Time, Grimm veio com uma leva de recriação dos contos de fadas. A série, classificada como drama fantástico (ênfase nesse fantástico) e policial sobrenatural, estreou em outubro de 2011 na NBC e encontra-se na sua segunda temporada. E aqui vai uma notícia, que não sei se é boa ou ruim: a partir de fevereiro de 2013 vai ser exibida pela Record.

Mas a série é sobre o que? Os irmãos Grimm viajaram no tempo e viraram detetives?

Quase isso. O personagem principal é o detetive Nick Burkhardt, que junto do seu parceiro Hank Griffin, cuidam dos casos de homicídio da cidade de Portland. Ele namora com a veterinária Juliette, e ambos tem uma vida tranquila (na medida em que isso for possível) até a chegada da tia Marie.

Tia Marie é a única parente viva de Nick e está muito doente. Ela veio com o intuito de passar o legado da família (com um trailer de brinde que é o paraíso de curiosos, historiadores e arqueólogos de plantão), mas antes mesmo de conseguir ter aquela conversa de “mãe” para “filho”, ela é atacada por um cara da foice (que mais adiante a gente descobre que é um Ceifador/Hässlich). Esse é o evento em que Nick descobre que é descendente da família Grimm, que não só escreveram todas as histórias que nós conhecemos como contos de fadas, como caçavam as criaturas que nelas apareciam.

Grimm-cast-poster

Cast da primeira temporada

Como não se pode fugir dessa herança de sangue, Nick começa a aprender mais sobre essas criaturas chamadas de “wesen”: o que fazem, seus hábitos, aparência e como eliminá-las. Os Grimm são conhecidos no mundo wesen como predadores, e por isso são temidos pela grande maioria deles. Mas eles encaram a si mesmo como o equilíbrio entre o mundo normal e o sobrenatural.

O diferencial de um Grimm para uma pessoa normal é que eles conseguem identificar os wesen contra a vontade deles. Para olhos comuns, os wesen são humanos, mas em presença de um Grimm e/ou em uma situação de grande stress ou emoção eles revelam sua verdadeira face.
Aqui é um ponto que desagrada alguns, mas que me deixou fascinada pela série: todas essas criaturas de contos e fábulas tem sua aparência real animalesca. Deixo aí dois exemplos de clássicos:

O lobisomem

blutbad

Blutbad

O porco – dos três porquinhos

Bauerschwein

Bauerschwein

Como podemos ver pelas imagens acima, os wesen são animais humanoides, quase antropomorfos. Eles estão presentes em todos os capítulos, e os espectadores acabam conhecendo um verdadeiro bestiário ao longo das temporadas. Como os episódios foram inspirados nos contos dos Grimm, não é difícil se deparar com algum conto adaptado para essa perspectiva animalesca, como a galinha dos ovos de ouro, os dragões que guardam tesouros, e por aí vai. Eu particularmente curti muito essa nova versão dos contos, me pareceu muito crível.

Quanto aos personagens… Bem, Nick é um pouco chato, meio bundão, sabe. Se tivesse só ele na série eu não continuaria assistindo porque o Hank me parecia muito mais apto a ser um Grimm do que ele (ainda bem que melhora na temporada seguinte). Juliette é sem sal (casal perfeito?!). Mas o Monroe foi quem me segurou na série. Ele é muito carismático e a amizade dele com Nick foi uma coisa absolutamente inusitada para o contexto. E claro, não posso esquecer da tia Marie, que é uma fofa, do sargento Wu que é engraçado e do misterioso Capitão Renard (só aparece indícios de quem ele é na segunda temporada, não desanimem!).

grimm-season3jpg-ac83bd90b34f69a2

Cast da segunda temporada

Não quero adentrar por enquanto na série, pois posso dar muitos spoilers. Mas fica aqui minha recomendação de uma série sobrenatural e policial, que não caiu na rotina de cara sarado matando anjos e demônios (Supernatural mandou um beijo!). Por falar em Supernatural, o ator Mark Pellegrino, o Lúcifer, participa de um dos episódios da nova temporada.

Para quem ficou interessado na série, recomendo o fansite brasileiro da série, o Grimm BR, que tem várias informações, fotos e um catálogo de wesen com fotos e características que ficou bem bacana, mas tomem cuidado com os spoilers!