Definitivamente, esse é um dos melhores filmes produzidos em 2012!

Da mesma empresa que produziu Juno (2007), Mr. Mudd, As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower) contou com os produtores John Malkovich, Lianne Halfon e Russell Smith. Eles tiveram o cuidado de contratar Stefen Chbosky, o autor do livro de mesmo nome, para adaptar o roteiro e dirigir a película.

Chbosky, Watson e Lerman durante as gravações

Chbosky, Watson e Lerman durante as gravações

Acredito que não haja pessoa melhor que o próprio autor para conhecer o universo e as nuances de sua própria obra, e isso nos deu um belíssimo filme!

Sensível, emocionante, delicado, impressionante! Poderia gastar todos os adjetivos que conheço com esse filme. A história é mostrada pelo ponto de vista do protagonista, um adolescente com grandes problemas. Mas não pense pelo poster e pela frase anterior que vamos ter mais um triângulo amoroso com um drama supérfluo.

Somos infinitos

Sam na cena do túnel

Charlie (Logan Lerman), o personagem principal, acabou de mudar e escola. Durante as férias só teve contato com os parentes próximos e o namorado da sua irmã, Candace. Ele é um adolescente muito solitário, tímido e que não tem nenhum amigo. Daí ele aparecer escrevendo cartas para esse amigo criado, contando um pouco do seu dia a dia, ajudando-o a se distrair.

Sam (Emma Watson) é uma garota fascinante, mas que tem muito mais experiência com o amor e o sexo do que era de se esperar. Ela e o seu meio irmão gay, Patrick (Ezra Miller), são os primeiros amigos que Charlie vai ter desde que seu melhor amigo se matou. Sim, sintam o naipe dos problemas que cercam Charlie.

Nós aceitamos o amor que achamos merecer

A construção desse relacionamento a três é lindo. Apesar de a gente ser levado a crer que Patrick e Sam tem vidas perfeitas (ou algo próximo a isso) por estarem sempre sorrindo e animados, ao longo do filme a gente vai conhecendo a história deles, os detalhes vou deixar para a resenha do livro. Os três se ajudam e crescem à medida em que vão se conhecendo mais.

as vantagens de ser invisivel 4

Acompanhar as primeiras aventuras de Charlie indo a festas, tendo primeiro encontro, participando do The Rocky Horror Picture Show são engraçadas e bem verídicas, conseguimos enxergar um pouco da gente nele. E devo falar que a atuação do Logan me surpreendeu muitíssimo. Do trio principal, pra falar a verdade. Eu tinha aquela má impressão dele de Percy Jackson e o ladrão de raios, que é um filme de sessão da tarde ok e só. Mas toda a carga dramática do Charlie, que é recluso por uma série de traumas que fariam qualquer um enlouquecer, foi de uma interpretação impecável.

Vendo a Sam nas imagens promocionais me fez ter medo de ver Hermione no mundo dos trouxas, mas não! Emma Watson é mesmo uma excelente atriz e conseguiu fazer a mim, uma pottermaníaca assumida, ver a atriz por trás das personagens. E Ezra, digo, Patrick, é o melhor adolescente gay de todos os tempos! Ousado, moderno, sensível, leal, divertido… não sei se haveria ator melhor para interpretar Patrick do que ele. (meu gay teen preferido era Kurt, de Glee, mas Patrick me deixou apaixonada!)

as vantagens de ser invisivel 1

As vantagens de ser invisível é uma história de superação, de crescimento e de coragem. Não acredito que seja um filme para todos, apesar de ter o apelo do trio de jovens atores a frente, não serão todos os espectadores que conseguirão se conectar com o enredo e se deixar levar pelos acontecimentos.

Não temos aquele final feliz com Charlie tendo superado totalmente seus traumas ou seus amigos sempre ao seu lado, afinal, Patrick, Sam, Mary Elizabeth (a punk budista que publica um fanzine) e Alice (que ama cinema e livros sobre vampiros) estão no último ano do colegial e indo para a faculdade. Charlie acabou de chegar no primeiro ano e terá que passar por um novo processo de adaptação. Todo seu círculo de amizades saiu de cena, e ele vai precisar se abrir para novas amizades. Sua família, e ele próprio, passaram a conhecer a fundo os problemas da infância de Charlie, e estão se apoiando para superar.

as vantagens de ser invisivel 2

Todos as personagens tem uma função crucial a trama. O cuidado com a narrativa do filme, de como tudo é dosado para não nos chocar, ao mesmo tempo em que faz isso, é de admirar. São jovens com problemas reais, jovens com objetivos, jovens cheios de vida e coragem para vivê-la intensamente. Uma linda história que precisa ser assistida!

Trailer: