Que eu tenho um carinho e identificação profundos com a cultura escandinava e/ou proto-germânica vários de vocês já devem ter percebido, né? Mas nessa categoria existem diversos tipos de mídia que tentam achar seu lugar no mercado aproveitando-se da mesma vertente, e eu por ser quase totalmente alienado às notícias da cultura pop (tirando lançamentos de coletâneas de Summereletrohits) volte-e-meia deixo de aproveitar um bom produto. Isso quase aconteceu com Vikings, uma série televisiva lançada começo de março pelo History Channel. Se não fosse um grande amigo que sabe dessa minha paixão e me recomendou, eu talvez nunca tivesse ficado sabendo do seriado.

E isso seria um verdadeiro desastre, já que a qualidade é estonteante!!

A série conta a história de Ragnar Lothbrok (ou Calças-peludas, como era conhecido) que foi um renomado herói nórdico a partir do século IX (por volta de 800 d.C.). “A escória da França e da Inglaterra”, como passou a ser chamado nas canções dos bardos e poetas, chegou a invadir e saquear Paris no ano de 845 d.C. com uma força de 120 navios, ou seja: cinco mil vikings. A ele era atribuída linhagem descendente direta de Wotan (Odin), o que explicaria seu heroísmo, inteligência e bravura em batalha. Seus filhos Bjorn Jarnsida (Flanco-de-ferro) e Ivarr inn Beinlausi (o Sem-ossos) tornaram-se também lendários reis e guerreiros Baresark (berserk). Mas isso tudo é a pele de urso que reveste a lenda, quem era, na realidade, o homem que a vestia?

“Up onto the overturned keel
Clamber, with a heart of steel
Cold is the ocean’s spray…
And your death is on its way
W
ith maidens you have had your way
Each must die some day!”

 

“Alto na quilha do barco revirado
Escale, com um coração de aço
Frio é do mar o respingo..
E sua morte está a caminho
Com donzelas você já teve sua regalia
Mas todos hão de morrer um dia!

 

Canção de Batalha (Vikings, s01e04) Tradução própria.

Com produção de qualidade feita pela Take 5 (Tudors, Camelot) e World 2000 (Conde de Monte Cristo, Camelot) e distribuída pelo History ChannelMGMé uma bela oportunidade de aproveitar a imersão em uma época e cultura distantes da nossa. Assim como Spartacus e Roma, o seriado nos leva a fundo nas características do personagem histórico e sua família, compreendendo as dificuldades de uma Era e as vicissitudes dos seus costumes. Temos a oportunidade de entrar em contato com o homem que era Ragnar Lothbrok, de onde surgiu sua forma de pensar e de onde veio sua liderança magnética e inteligência afiada.

Torstein

Se você está a procura de um seriado com fidelidade histórica, já vá tirando seu cavalo da chuva. Apesar de detalhista e extremamente cuidadosa, a produção precisa de uma certa liberdade poética e dela utiliza-se em vários momentos. Mas se fossemos nos ater a isso, provavelmente nenhum seriado do gênero seria sequer idealizado. A acuidade histórica é suficiente e bem-sucedida em trazer realidade ao manto do herói, ainda sem torná-lo uma pessoa ordinária. Ragnar é um guerreiro audacioso, oportunista e de rapidez na avaliação das situações. Sabe o que fazer e quando fazer, tirando o melhor proveito disso em prol do seu sonho e objetivo de aventura e riqueza. Valoriza seus princípios e tradições, sendo dotado de uma espiritualidade genial, possui uma mente aventureira e fora da sua época, possibilitando que veja oportunidades que seus compatriotas insistem em ignorar, muitas vezes cegos por tradições, arrogância ou avareza. Haviam várias coisas que brilhavam aos olhos de um verdadeiro viking: cavalos, aço, ouro, prata. Mas poucos tinham o discernimento para sacrificar tudo isso pelo único e verdadeiro tesouro: a sabedoria. Assim como fez Wotan sacrificando seu olho pelo segredo das runas, Ragnar está disposto a sacrificar muito pelos seus objetivos.

Knut

O seriado está atualmente no seu quinto episódio e contou até então o apenas o início da grandiosa e conturbada saga do Calças-peludas. Se você, assim como eu, perceber que as coisas acontecem um pouco rápido demais, conforte-se no lembrar que a história é sobre Ragnar: Escória da França e Inglaterra. As preliminares são levemente aceleradas em prol do tema central da produção, como seria de se esperar. Ela sai todo domingo à noite e tem sido veiculada em FullHD.

Lista de episódios desse mês de março de 2013:
Rites of Passage (s01e01) 03/04/13
Wrath of the Northmen (s01e02) 10/04/13
Dispossessed (s01e03) 17/04/13
Trial (s01e04) 24/04/13
Raid (s01e05) 31/04/13