Cosplay é a abreviação de duas palavras, costume (que significa roupa, figurino) e play (brincar). Pra quem não sabe, o Cosplay não começou no Japão. Ele se originou nos Estados Unidos, em convenções de Star Wars, Star Trek, etc., e que quem fosse fantasiado dos personagens da série, podia entrar de graça.

O Cosplay fez tanto sucesso, que o Japão resolveu adotar este costume também. Logo mais, não só o Japão, mas como todo o mundo, inclusive o Brasil, adotou este costume. Bom, mas e ai, o que eu preciso para fazer um cosplay?

Primeiramente, você tem que escolher um personagem que você gosta, que você se identifica e que conhece bem. Mas, e ai como eu faço pra fazer a roupa? Existem várias maneiras, você pode procurar uma costureira, um cosmaker (pessoa que trabalha montando cosplays para outras pessoas), você mesmo pode fazer se souber costurar, ou simplesmente, fazer um cosmario. Porque às vezes, você pode montar um cosplay inteiro com roupas que estão no seu armário.

Cabelos… pode parecer complicado, porque nem todo mundo tem cabelo lisinho, verde, azul, vermelho, rosa, não é? É ai que entram as perucas! Peruca é uma coisa que faz 50% do seu cosplay, porque você estará usando o cabelo do seu personagem! E perucas são ótimas na maioria dos casos porque se o personagem que você quer fazer tem cabelo azul e seu cabelo é preto, você não precisa pintar o seu cabelo. Um local perfeito para se comprar perucas, é no Ebay, existem muitas lojas online no Ebay que vendem perucas até com penteados de personagens. Apesar de que recentemente descobri uma loja dos USA, chamada Arda-Wigs, eles vendem perucas de altíssima qualidade, são muito atenciosos e as perucas chegam bem rápido. Ou se você quiser, procure alguém que trabalhe com vendas de perucas para cosplays, muitos cosmakers fazem isso.

Lentes também entram nesse requisito, você pode comprar no Ebay, com cosmaker ou até mesmo você pode pedir para o seu oculista fazer. Mas, tomem cuidado! Lente é algo que vai no seu olho, por isso consulte o seu oculista e conheça bem onde você for comprar!

Armas, acessórios, armaduras, asas ou ainda mãos de monstro são coisas que você pode fazer sozinho ou pedir para um cosmaker. Por exemplo, o báculo da Sakura Card Captors pode ser feito com um cabo de vassoura, cortando um pouquinho uma parte dele, a forma você pode fazer de EVA (um tipo de placa de borracha, fácil de encontrar em papelarias), biscuit, durepoxi, massa acrílica e muitas outras coisas. Já as armaduras de Cavaleiros do Zodíaco são feitas pela maioria das pessoas com EVA (ainda postarei um tutorial sobre isso), usam tinta ou vinil para dar as cores. Também existem aqueles que querem comprar o seu cosplay totalmente completo. Muitos são contra isso, até rola um preconceito. Mas, tem gente que acha legal, então como cosplay é diversão, bora se divertir!

Enfim, cosplay é algo que dá trabalho, mas é muito prazeroso quando você vê que todo aquele trabalho que você teve, valeu à pena. Você ainda pode participar de concursos. Existem duas categorias em concursos de cosplay: a Tradicional, que você por exemplo pega uma cena do anime e representa no palco; e a Livre, que você faz totalmente o oposto que o seu personagem faria, um tipo de show de comedia! Fora outros concursos como o WCS, em que cada país escolhe uma dupla para ir ao Japão disputar a final e ser o campeão mundial. O Brasil, por exemplo, é tri-campeão. E também temos o YCC, YCL, YCW que são concursos de peso da Yamato, mas darei mais detalhes destes concursos em uma próxima matéria.

Cosplay é algo mágico que mexe muito com a criatividade, você conhece muitas pessoas neste meio, faz muitos amigos, troca dicas com as pessoas e o melhor de tudo, é um hobby saudável, como diria a mãe de uma amiga minha que faz cosplay: “eu prefiro ver minha filha gastando dinheiro em algo criativo como cosplay, do que ver ela gastando com balada errada ou drogas”.

É isso, espero que tenham gostado desta minha introdução sobre cosplay. Nos próximos posts, trarei tutoriais, falarei mais sobre como comprar perucas, lentes, confeccionar coisas pro seu cosplay e inclusive entrevistas com outros cosplayers.

Aqui é Ookami desejando, paz, para, você!