Sinopse:

Chocolate. Esta não é uma palavra tão simples quanto parece. Ela pode significar a cura para uma dor de cabeça e até determinar o perfil psicológico de uma pessoa – pelo menos para Lucy Lombard, protagonista do divertido O clube das chocólatras, de Carole Matthews. Lucy e três grandes amigas – Autumn, Nadia e Chantal – se unem para, com a ajuda de muito, muito chocolate, enfrentar difíceis problemas cotidianos: um namorado galinha, um chefe paquerador, um marido viciado em jogo, um casamento sem amor… Afinal, existe algo melhor para aliviar tensões, curar corações partidos e originar uma história tão doce e divertida como esta?

 

O.Clube.das.Chocolatras.Carole.Matthews

Capa nacional, da editora Bertrand Brasil

Apesar do livro não trazer receitas, ele é uma delícia do início ao fim. Para terem uma ideia do quanto eu babei enquanto lia, resolvi estudar para ser uma chocolatier algum dia!

Os principais eventos do livro se passam no Paraíso do Chocolate, uma pequena e aconchegante loja especializada em chocolates artesanais, comandada por Clive, que além de chocolatier do lugar, é um grande amigo de Lucy, Nadia, Autumm e Chantal, e é gay. Um personagem cativante! Preciso de um Clive para mim já!!!

A protagonista é Lucy, que está em mais uma crise com o namorado, ou melhor, ex namorado, que a trai constantemente ao longo de cinco anos de relacionamento. Como não podia deixar de ser, depois de pegar Marcus no flagra preparando um jantar romântico para uma morena qualquer – coisa que nunca fizera para Lucy – ela marca uma reunião de emergência com as participantes do Clube das Chocólatras.

No Paraíso, o QG das moças que se conheceram ali mesmo, elas conversam sobre tudo, dividem seus problemas acompanhadas de deliciosos e magníficos chocolates. Chocolate quente, em barra, na vodka, em bolos, tortas, muffins, trufas, sementes de cacau exclusivas de várias partes do mundo…. sempre presente na vida de todas.

É impressionante como elas estão rodeadas dessa belezura. Todas tem seus estoques para momentos especiais, se está feliz ou péssima, não importa, sempre tem um chocolate para saborear.

Carole Matthews

A autora Carole Matthews

O livro tem uma característica que achei interessante. Nos capítulos dedicados a Lucy, ele é narrado em primeira pessoa. Nos capítulos que falam de Chantal, Autumm e Nadia, eles são narrados em terceira pessoa. E nossa, como a vida de todas está caótica, seja com um namorado traidor e canalha, seja com o marido que não quer mais transar, o irmão drogado ou o marido viciado em cassinos online… todas estão em momento tempestuoso, e todas se ajudam. Apesar da vergonha que possam sentir, podem sempre contar com o apoio uma das outras. O que achei muito bonito, é um livro sobre amizade!

Não vou estender meus comentários, pois revelaria mais do que gostaria. E apesar do livro parecer ter um final feliz, muita água vai rolar, então em breve vou falar de A dieta das chocólatras, a continuação desse livro que falei aqui. (Recomendo não ler a sinopse do outro livro, acabei de levar um big spoiler que me deixou triste).

Recomendo a leitura para quem é apaixonado por chocolate. As descrições das comidas são uma coisa a parte do livro. Queria mesmo um spin off com Clive na cozinha!!!! Imagino como as mãos dele devem ser cheirosas!

Mas quem não curte uma boa comédia romântica, nem adianta. É uma leitura leve, deliciosa e despretensiosa, mesmo! Não espere mais do que isso – e da vontade louca de cometer gordices.