Jonathan Strange & Mr. Norrell é uma minissérie britânica baseada no novel homônimo escrito por Susanna Clarke.

O que despertou meu interesse a principio na série foi a abordagem sobre magia num contexto de época, a série começa de uma forma bem introdutória, apresentando bem os personagens principais – apesar de me deixar com a sensação de estar meio perdida, por vezes, tentando descobrir como as informações que estavam sendo passadas se encaixavam – mas ao decorrer da trama, a série vai preenchendo bem as lacunas. Algo que achei no mínimo cômico, foi ler em alguns sites que a série é “como se fosse um Harry Potter para adultos”.

A série se passa na Inglaterra, no período das Guerras Napoleônicas (início do século XIX), com um toque a mais que é a existência de magia – apesar dessa ser considerada extinta desde os tempos de Raven King, ou seja, extinta há 300 anos – e os chamados magos eram aqueles que se dedicavam a estudar sobre magia em sua literatura, por assim dizer, rara de se adquirir.

A trama  inicia com Mr. Segundus, que busca descobrir os motivos pelos quais a magia desapareceu da Inglaterra, e para isso ele leva o assunto até a Sociedade de Magos, onde fazem deboches dele. Mr. Segundus acaba descobrindo que uma pessoa comprara diversos livros de magia que estavam reservados para ele, e essa pessoa é Mr. Norrell. Juntamente com Honeyfoot, outro mago teórico, eles o procuram em busca do motivo que o levou a fazer isso.

Programme Name: Jonathan Strange & Mr Norrell - TX: n/a - Episode: Ep2 (No. 2) - Picture Shows:  Mr Norrell (EDDIE MARSAN) - (C) JSMN Ltd - Photographer: Matt Squire
O personagem Mr. Norrell é muito afeiçoado aos seus livros, inclusive busca ter todos os livros possíveis, e também tem um que de egoísmo com eles, querendo ser o único a possuir tamanho conhecimento em sua vasta biblioteca. Com o objetivo de fazer com que todos os integrantes da Sociedade de Magos abdicasse da magia, ele faz um acordo de que se ele demonstrasse sua magia, eles deixariam de praticar magia, caso contrário, o próprio Norrell é quem deixaria de ser um mago prático, todos assinam com a exceção de Segundus, que diz que tem a magia como sua vida e portanto não pode desistir dela. Mediante o acrodo, Mr. Norrell faz com que estátuas de pedra comecem a falar, ficando conhecido por esse feito. Após isso, Mr. Norrell se muda de Yorkshire pra Londres, buscando auxiliar nas Guerras com sua magia, em Londres, ele acaba se deparando com Vinculus, um mago de rua de ar misterioso, que fica citando profecias de Raven King a Norrell.

8349510-low_res-jonathan-strange-mr-norrell

Jonathan Strange acaba por descobrir a magia após o encontro com Vinculus, o mesmo mago de rua que havia se deparado com Mr. Norrell, e que afirma que Strange é um dos dois magos citados na profecia do livro de Raven King. Com isso, Vinculus acaba convencendo Strange a comprar dois feitiços. Ao testar os feitiços para verificar se era realmente possível e se tinha esse poder, Strange acaba por conseguir executá-los, fazendo com que ele desejasse treinar mais essas habilidades. Após um tempo, Strange acaba conhecendo Mr. Norrell, e demonstra possuir habilidades suficientes para que seja seu aprendiz, embora ambos tenham uma perspectiva diferente sobre o uso da magia.

Segue aqui a profecia citada:

Dois mágicos aparecerão na Inglaterra.
O nome de um será Temor.
O nome do outro, Arrogância.
O primeiro deve me temer.
O segundo me contemplará muito.
O primeiro enterrará seu coração na mata escura sob a neve,
mas ainda sentirá sua dor.
O segundo verá seu mais estimado bem na mão de seu inimigo.
Ambos irão falhar.
Um escravo sem nome será rei numa terra estranha.
Eu voltarei.” – Raven King

Essa profecia é repetida inúmeras vezes no decorrer da série, sendo uma peça fundamental para interligar a trama inteira.

Por sua fama, Mr. Norrell, um dos personagens principais, realiza uma magia para tentar ressuscitar a noiva de um ministro do governo, entretanto para conseguir realizá-la é usado um feitiço de tempos antigos que acaba conjurando uma fada que realiza o feitiço através de um acordo com Norrell – o que acarreta em grande parte dos problemas que ocorrem na série, além disso, o contato com esse tipo de magia faz com que Norrell ao auxiliar Jonathan em seus conhecimentos a respeito de magia, repudie qualquer tentativa de aprendizado e uso de magias antigas usando qualquer coisa como justificativa para tal.

Programme Name: Jonathan Strange & Mr Norrell - TX: n/a - Episode: Ep1 (No. 1) - Picture Shows: (L-R) Mr Norrell (EDDIE MARSAN), The Gentleman (MARC WARREN) - (C) JSMN Ltd - Photographer: Matt Squire

De uma forma bem geral, achei a série boa. Para os fãs de histórias que envolvem magia, em minha humilde opinião, recomendaria sim. O que para mim não ficou tão satisfatório foi o final, mas não de uma forma ruim e sim porque gostaria de uma continuação, pois acho que muitas coisas poderiam ser mais exploradas nesse universo (embora não saiba bem como a autora poderia trabalhar nisso).

Informações gerais: 

Título: Jonathan Strange & Mr. Norrell
Episódios: 7
Gênero: Fantasia, Histórico
Exibida pela BBC One em 2015

Confira o trailer da série: