Muitas vezes aparecem filmes que a internet concorda quase que 100% que eles são uma merda ou que são bons. Esse foi o caso de “Exterminador do Futuro: Gênesis” que foi detonado por quase todo público e crítica especializada. Eu quase não assisti esse filme. Parecia uma bomba óbvia, mas como eu já tinha gostado também do filme anterior da franquia, que também foi massacrado pelo público, resolvi dar uma chance para o primeiro capítulo de uma nova trilogia que parece que não vai mais existir depois do fracasso comercial desse filme.

Exterminador do futuro Genesis 001

Tá, é natural da internet e até das pessoas se guiarem bastante por expectativas. Querem que todo filme da franquia que saia seja melhor que o segundo. Eu, por outro lado, prefiro seguir o meu caminho: Quero apenas ver coisas boas e por isso eu acabei gostando de “Exterminador do Futuro: Gênesis”.

Não é tão bom quanto o segundo e ignora totalmente o universo expandido da franquia que vai desde da série televisiva “Sarah Connor Chronicles” até às histórias em quadrinhos, porém, foi para o rumo certo, tentou fazer um reboot de toda aquela história e mesmo que o lance de viagem do tempo tenha confundido ainda mais a mente dos espectadores, consegue entregar uma boa história para os fãs e não deixa boiando quem nunca viu os filmes anteriores.

Exterminador do futuro Genesis 002

Sim, não acho que precise ter visto os outros filmes para entender este. Ele explica todos os eventos novamente, entretanto quem conhecia a história antes, vai perceber que as coisas caminharam para outro rumo. Eu pelo menos gostei de ver como as mudanças impactaram a história que eu já conhecia.

A escolha dos atores eu achei um pouco controversa. Arnold Schwarzenegger, como sempre, esbanja carisma e foi muito bem encaixado na trama, um ponto que até as criticas negativas costumam concordar. O cara que faz o Kyle Reese é simplesmente OK e não tem aquele jeitão de maluco que o ator original tinha. Agora a atriz que faz a Sarah Connor tá muito mal no papel, que é a Emilia Clarke, a Daenerys Targaryen de Game of Thrones. Se na série das “Crônicas de Gelo e Fogo” ela conseguia interpretar bem uma mulher forte, aqui ela mais parece uma Barbie tentando dar uma de fodona. Se comparada com as outras atrizes que interpretaram a personagem, ela é, de longe, a mais fraca.

exterminador do futuro genesis - sarah_connor

O filme tem diversos furos de roteiro? Realmente tem, principalmente porque tenta consertar e unificar as teorias de viagem no tempo abordadas nos filmes anteriores, mas eu, honestamente, não liguei muito. A história está empolgante, aprofundando mais o universo da franquia, explicando como funciona as viagens no tempo, tendo boas relações entre as personagens, as cenas de ação estão muito bem feitas e os plot twists são de tirar o folego (embora o trailer destrua qualquer surpresa sobre eles, mas não é culpa do filme).

No final das contas, acredito sim que “Exterminador do Futuro: Gênesis” cumpra seu papel de ser um filme legal de ação, trazendo aquele velho embate entre criador versus criatura e mesmo que não seja tão bom quanto o segundo filme, está longe de ser ruim.