Já dizia Renato Russo “as vezes o que eu vejo quase ninguém vê”

No jogo de tabuleiro Dixit é mais ou menos a mesma coisa. Criado por Jean-Louis Roubira e publicado pela Libellub entre 2008~2009  o jogo pode ter de 3 a 6 amigos para jogar (Ficando melhor entre 5 a 6 jogadores), com idade acima de 8 anos (embora hoje essa idade já pode ser controvérsia devido ao aprendizado rápido) e tem um tempo até curto (aproximadamente 30 minutos). A premissa do jogo segue a expressão latina que quer dizer ele / ela disse aliada a muita imaginação. O jogo têm mêcanicas de ação simultânea, escolha de cartas, narração de história e votação. Além disso, estimula o cerébro com dedução, sem deixar o humor e a fantasia de lado.images

Um detalhe a parte é a arte do jogo: um grande capricho que impressiona, como é o caso das imagens de Marie Cardouat que você pode encontrar no site http://mariecardouat.over-blog.com/ e todas as peças que compõe como coelhos como marcadores de pontos, tabuleiro alojado na caixa. Há diversas extensões de Dixit e falaremos dela mais abaixo, mas todas com um toque muito parecido como por exemplo as cartas que são grandes, saindo do padrão tradicional, mas nem por isso se tornam desconfortáveis para jogar.

pic842688_md


Dixit-boards

pic842607_md

pic837848_md

Marie Cardouat – Ilustradora

Como Jogar

Primeiramente é distribuido 6 cartas a cada jogador. Começamos com um jogador narrador que retira uma carta do seu monte (cada carta tem uma figura única) e sem mostrar para os demais, descreve uma sentença ou palavra ligada àquela figura. Cada jogador então, escolhe de suas próprias mãos uma figura que chegue mais próximo do que o narrador falar. Ainda sem mostrar as cartas, todas as figuras são embaralhadas juntas com a do narrador e colocadas então viradas para cima.
TableTop-Dixit-Cards

Hora de apostar
Cada jogador pode apostar na carta que acha que é a do narrador. Este na rodada apenas observa e faz as devidas pontuações. Se ninguém acertar a figura do narrador, este marca 0 pontos, e cada jogador marca 2 pontos. Se todo mundo acerta o narrador também ganha 0 pontos. Com isso dinamiza-se que a dica não pode ser nem muito fácil e nem muito difícil. Quem acerta a figura do narrador, marca 3 pontos e cada jogador que tiver voto na sua figura, leva mais 1 ponto.
O jogo termina ou quando se esgota o maço de figuras ou quando se chega a 30 pontos. Quem tiver o maior número de pontos é o vencedor.

Exemplo de jogo:dixit-spiel-grafik-10-jpg

O narrador fala: Alice no país das maravilhas.

Jogadores usam de sua criatividade para apostar em cartas q tenham a ver com o do narrador para poderem ganhar pontos.

Prêmios
Com muito carisma, o jogo ganhou diversos prêmios, sem contar as inúmeras indicações.

Alguns desses prêmios sãos:

2009 Golden Ace, Jogo do ano na França
2009 Juego del Año, Jogo do ano na Espanha
2009 Les 3 Lys, Campeão na escolha da audiência
2009 Games 100, Best Party Games
2009 Tric Trac ganhou o terceiro lugar.
2009 AbreOJogo, Vendedor do Game do ano
2009 Vencedor do Premio na categoria escolha da audiência em Fesstival Córdoba
2009 Joker 2009 Vencedor da categoria Família
2010 Gra Roku, Polish Game of the Year Nomination
2010 Spiel des Jahres, Jogo do ano na Alemanhã

Dá-se a isso a complexidade baixa e o estímulo que gera através da mente. Já houve médicos que utilizam Dixit em suas terapias, e também professores em salas de aula. Uma pena, o jogo não ter tradução para português, embora seja fácil encontrá-las feitas por fãs.brownones

Mais Dixit

Com o sucesso, veio Dixit 2 e Dixit 3 que trazia cartas diferenciadas. Depois disso veio Dixit Jorney como um jogo novo e por fim Dixit Odyssey que acresenta regras novas e também expansão do jogo com mais cartas mas não fez tanto sucesso até por que foram feitos por dois artistas e a uma diferença grande entre as imagens do jogo causaram estranheza.

Jogar é bom.

Dixit é aquele tipo de jogo que não envelhece, que brinca com o prazer da imaginação. Pode ser jogado numa tarde de domingo ou num sabádo chuvoso. Acompanhado de pizza ou de um belo jantar. Você pode jogar com seus filhos ou avós, e o resultado vai ser diferente a cada jogo. Está entre os meus preferidos, e apesar de muitos jogadores darem um certo descrédito exatamente pela temática (geralmente war gamers que precisam de desafios mais intensos) confesso que já tive partidas mais intensas de dixit do que em Batlestar Galactica (que também é um ótimo jogo). Tudo depende apenas de você.