Ahoy Passageiros!
Hoje vou falar de um hobby que vem crescendo no Brasil, e felizmente vão além do lazer: Os jogos de tabuleiros ou (Boardgames). Estes fazem tão parte de minha vida, quanto os rpgs, e tenho certeza que em algum momento já passou pela vida de nossos leitores.
Se você lembra de War, Banco Imobiliário e Uno, já tem uma vaga ideia sobre o que vamos falar.

Os Boardgames ou Jogos de tabuleiro remetem épocas antigas, não se tem uma data exata do aparecimento do mesmo, contudo existem registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Há quem diga ainda, que o jogo Mancala  se apresenta como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência.

No século XIX contudo, eles ganharam mais força com a classe média e média-alta fazendo uso dos jogos para lazer. Era comum principalmente na Inglaterra, uma boa partida de algum jogo junto do tradicional chá. Em meados de 1980  essa força diminuiria com a chegada dos jogos eletrônicos e foi rebaixado a jogo para criança.
Com o advento da internet, a popularização dos jogos voltou, ganhando fãs, como esta que vos escreve, graças ao alto índice de interação entre os jogadores, a facilidade de treinar a mente, o raciocínio lógico e abstrato. Existem jogos para todas as idades, e é sem dúvida uma ótima alternativa de combate a doenças mentais.

Classificação

Jogos Antigos – São jogos introduzidos ao longo da história da humanidade antes da Revolução Industrial, um bom exemplo sobre esses jogos é o Go japonês, o Xadrez Egípcio entre muitos outros.
Jogos de Mercado de Massa – São os jogos lançados pelas grandes companhias de brinquedos pelo mundo todo, grande parte dos jogos que todos conhecemos está nesta categoria. Um dos mais lembrados jogos de massa é a franquia Banco Imobiliário ou Monopoly, que faz sucesso com “n” versões do simples ao cult.
Jogos de Guerra – Jogos que simulam um conflito armado, real ou imaginário.Muitos desses tabuleiros são enormes, com muitas peças. Há um grupo de fãs que apenas coleciona sem jogar, devido a qualidade do material.
Jogos de Estilo Americano – São jogos onde o tema do jogo é mais importante que o jogo em si, geralmente com várias regras para suportar o tema. Um fato curioso é que existe uma rixa entre jogos americanos e europeus, pelas peças americanas geralmente serem mais trabalhadas.

 Jogos de Estilo Europeu – Também chamados de Eurogames! São jogos onde a jogabilidade é mais importante do que o tema, sendo este, muitas vezes inexistente. Uma nota é que o Meeple é símbolo em muitos jogos, sendo considerado um dos símbolos dos jogos de tabuleiro
Card Game– Presente em todos os tipos de jogos, podem ser colecionáveis ou não.Meeples – Pequenos “homenzinhos” representados nos jogos

É claro que sempre vai existir algum jogo que não se encaixe em nenhuma das categorias acima ou ainda em mais de uma. Vale lembrar que muitos jogos eletrônicos ganharam também uma adaptações de tabuleiro, como Gears of War, Warcraft boad game, etc.

Por onde começar – Internet
A variedade de jogo é enorme e muitas são as mecânicas que se pode escolher. Desafio, Leilão, Cooperativos e muitos outros. Falaremos deles em breve mas hoje já não conseguimos mensurar quantos jogos existem atualmente com precisão. O melhor ponto para você seria o http://www.boardgamegeek.com/, um site onde a comunidade do mundo todo posta seus jogos, faz reviews, troca experiências e claro é onde você fica por dentro do “rank” mundial de games.
O equivalente brasileiro a ele é o Ilha do Tabuleiro: http://www.ilhadotabuleiro.com.br/ que apesar do layout um pouco poluído assim como o boardgamegeek, sempre tem novidade, um fórum ativo com pessoas muito bem dispostas a responder as questões e principalmente você pode procurar grupos de jogo em sua cidade.
Os jogos brasileiros vem ganhando destaque também com incentivo de crowdfunding (financiamento coletivo) e muitos novos talentos estão aparecendo.
É o caso do ótimo e divertidíssimo game Card Goblins do Coisinha Verde (http://www.coisinhaverde.com/portal/), uma boa pedida para uma tarde de final de semana ou ainda da TroisStudio (http://troisstudio.blogspot.com.br/) que traz temas históricos elevando ainda mais o nível e mostrando que nós podemos nos divertir, estudando.

Outro destaque é o número de editoras que o Brasil tem gerado: Ceilikan, Galapagos, Grow (Que já existia a um bom tempo e agora retornou com grandes lançamentos) e muitas outras.

O Card Goblins
Ludo Magazine
Nós falamos da TroisStudio e Julio Trois, game designer (Sim, o termo para quem cria jogos de tabuleiros, é game design), e ele é o responsável também pela revista Ludo Magazine, especializada em jogos de tabuleiro. Mais do que reviews, a revista que é gratuita e pode ser lida também em dispositivos móveis, traz muita coisa sobre o mercado e ainda permite um jogo paper print disponibilizado a cada edição. Quer começar a jogar? Está ai uma ótima oportunidade. Basta imprimir, recortar e se divertir.
Para conhecer melhor, pois a revista fala por si só, acesse: http://ludobrasilmagazine.blogspot.com.br/

As confrarias lúdicas e as luderias – Um motivo e tanto para se reunir!

Uma outra opção para quem deseja conhecer os jogos de tabuleiros são as confrarias lúdicas: http://www.confraria-ludica.org que nasceu com um grupo de amigos em 1979 que gostava de jogar e ensinar. Ficou popular e  ainda hoje permanece como um dos grupos de jogadores mais antigo ainda em atividade.
Aqui em Curitiba, em especial, há reuniões de 2 em dois meses onde a entrada é um valor simbólico e você pode jogar e aprender muito sobre os jogos.

Curitiba Lúdica

Uma outra alternativa chegando e muito bem vindo são as Luderias. Atualmente eu conheço apenas duas, a Ludus Luderia em São Paulo e a Meeple House, em Curitiba.

A primeira é uma sanduicheira bar com mais de 700 jogos nacionais e internacionais. Você paga a entrada e pode ficar o tempo todo jogando lá com instrutores prontos pra qualquer hora e as jogatinas rolam todos os dias. http://www.ludusluderia.com.br/

A segunda, apesar de nova, vem ganhado cada vez mais espaço e com um carisma a mais, ajuda na Confraria Lúdica e está sempre presentes nos eventos. Fica também em um bar bem central da capital paranaense e funciona por enquanto apenas aos domingos, mas com igualmente instrutores atenciosos e prontos a indicar bons jogos.
http://www.meeplehouse.com.br/



E aqui encerro, convidando a todos os leitores para esse hobby. Com certeza tem um jogo que é a sua cara e que eleva o humor. Em breve eu trarei mais algumas coisas sobre jogos de tabuleiro como reviews, vídeos e outros. Fiquem ligados e me contem, o que você anda jogando?