Seja no verão servido gelado e com sorvete ou em pleno inverno, para saborear com um café forte para espantar o frio, ou ainda aliado a um tradicional chá. Os cupcakes: ou bolo de copo, ou também conhecido por “fairy cakes” (bolo das fadas), vem conquistando cada vez mais fãs no meio nerd, sejam eles meninos ou meninas. Com uma receita fácil e muita imaginação, produz-se mais que bolinhos, produz-se arte.

Mas de onde veio o cupcake?

Eles lembram muffins, só que mais delicados e podem ser decorados com uma montanha de cobertura: creme de manteiga, chantilly, glacê, geléia, frutas, chocolate.
O nome vem da fôrma em que o bolinho é assado, que tem o tamanho e formato de uma xícara (em inglês, cup).
Oriundos do Reino Unido, estavam presentes em todas as ocasiões no sabor tradicional de baunilha com cobertura de “royal icing”(fondant).

Chegaram aos USA por volta do século XIX, onde foram nomeados de “cup” pelo fato de os ingredientes serem medidos por xícaras (cups) e não por peso, como de costume naquela época, e, por poderem ser assados dentro de xícaras de chá ou em copinhos de alumínio.

A praticidade na hora de fazer a receita, embalada pela facilidade em medir a quantidade dos ingredientes com xícaras fez a felicidade das donas de casa e tornou o bolinho revolucionário.
Também eram conhecidos como “number cake” ou bolo 1, 2, 3, 4, pois a receita era facilmente decorada: 1 xícara de manteiga, 2 xícaras de açúcar, 3 xícaras de farinha, 4 ovos e mais 1 copo de leite e 1 colher de bicarbonato.

Quer aprender?

Milhões de receitas de Cupcake estão na internet. Eu visitei muitos sites para ver e entender o fascínio que eles trazem e não foi difícil encontrar mais de 100 receitas numa pesquisa rápida. Em uma enquete relâmpago no twitter, revelou que as mulheres adoram, e os homens hoje em dia não só estão adeptos como estão dispostos a ir para a cozinha para presentear suas namoradas com uma surpresinha e para isso utilizam-se dos meios de pesquisa.
Pensando nisso e nas pobres almas que como eu, são uma negação na cozinha, um link me chamou a atenção por tamanho cuidado e quantidade de receitas e dando o devido crédito posto aqui:
O scribd Bonifrati Blog que tem um blog também muito bonito e útil.
E se preferir, pesquise por receita cupcake lá mesmo no scribd ou no google.com e com certeza não vai se arrepender.

E os nerds?

Mas o que isso tem a ver com nerd? Games, animes, Star Wars, quadrinhos, steampunk… Confira abaixo as imagens que deixam água na boca e que mexem com a imaginação de que cupcake é arte.

 

Curtiu? Deu água na boca? Então corra fazer que é simples, dê asas a sua imaginação, satisfaça o estômago e não deixe de comentar aqui ;D E se quiser pode nos enviar as fotos do seu cupcake pro email contato@coletivocult.com.

Esse é um artigo dedicado a @lulugabriella baixista da banda @MidnightProjekt que ama cupcake e que me incentivou bastante a escrever mandando links no twitter e batendo um bom papo a respeito

Obrigada =]

fontes de pesquisa: http://www.mateusb.net e http://bonifrati.blogspot.com/