Eu gosto muito da maioria das coisa que as pessoas odeiam.

E uma delas é música árabe. Já acho a língua árabe extremamente melodiosa, por isso adoro a sonoridade das canções.

Esses dias, eu estava ouvindo alguns cantores novos (pelo menos para mim) e fui direcionada para uma rede social.

last-fm_logoBom, acho que a maioria de vocês conhece a Last.fm. Para os que não conhecem, eu farei as apresentações. Basicamente a Last é uma rede social, onde você registra seus gostos musicais, faz amigos e participa de comunidades baseados na afinidade musical  Você instala um programa no seu computador que registra todas a músicas que você escuta por meio de um player que você escolheu para instalar o plugin (mediaplayer de preferência). Assim que você se conecta com a internet, ele passa as informações para o site. É possível favoritar uma faixa, indicar para um amigo e escrever notas a respeito. Você pode conferir mais a respeito da sua banda favorita, ver fotos, interagir com outros usuários, ouvir online algumas músicas, e até mesmo baixar algumas faixas que são disponibilizadas gratuitamente. É possível registrar as músicas que foram ouvidas no ipod, fazendo quando se conecta este ao computador. A Last também indica para você bandas semelhantes ao que você está ouvindo num momento, e aponta quais os usuários que mais ouvem aquela banda.

Eu gosto muito, e sempre que lembro ativo o plugin para registrar o que estou ouvindo.

Bom, voltando ao assunto.

Eu fui redireciona para uma rede social de música  com artistas do Oriente Médio e norte da África árabe. Isso mesmo.Yala-Logo E ela funciona semelhantemente a Last.fm. Mas seu objetivo principal é promover e monetizar estes artistas. O nome é Yala.fm.

Meu primeiro impacto foi: K-RA-LE-O que site bonito!

Depois percebi que estava tudo em árabe =(

Mas, para usuários constantes de redes sociais, nada é mistério, e eu consegui me virar e fazer o cadastro, sincronizando com a conta do facebook e twitter. Depois disso achei um botão no canto inferior da tela que permitia selecionar a linguagem entre árabe, francês e inglês.

O site tem abas que mostram os artista mais ouvidos, subdivide os artista por regiões. Você pode dar like nos artitas e faixas que mais gostou, e compartilhar nas redes, assim como a Last.

Acho que a principal vantagem do Yala e que o difere bem da Last é o fato de poder baixar todas as faixas que você ouve online.

Não conheço bem os artistas, mas parece que não são todas as músicas deles que estão disponíveis em áudio,  porém todas as músicas disponíveis, sem exceção, podem ser baixadas. Isso para mim foi o ponto alto, e segundo eles é uma estratégia contra a pirataria.

Para mim, foi algo muito legal e achei digno de postagem. Preciso explorar mais, mas resolvi apresentar a vocês algo que é novo para mim, e talvez para muitos de vocês.

Vou deixar com vocês o link o do Yala e Last.fm.

E para finalizar vou deixar o áudio de uma música que eu gostei muito.

O cantor é Egípcio e se chama Mohamed Hamaki. A música dele tem cara de balada, o que é a cara da cultura árabe ocidentalizada, mais liberal e moderna.

Espero que explorem bem o Yala e se divirtam.

 

Esse artigo é uma colaboração de LivCat.