Recentemente a Sega resolveu dar uma mudada no Sonic, a sua franquia mais famosa, um verdadeiro clássico dos videogames. Para minha surpresa, a aceitação está sendo muito maior do que o imaginado, pois era mais do que esperado que qualquer mudança feita em uma franquia que está no mercado há tantos anos, geraria uma certa revolta, mas o que eu vi, pelo menos a metade das pessoas não se importaram ou pelo menos acharam positivas as mudanças feitas na aparência dos personagens da série. O resto se divide entre aquele pessoal que realmente não gostou da aparência e os quem simplesmente não aceitam nenhuma mudança. Para esses que não gostaram, eu quero argumentar um pouco, dando alguns motivos para não odiar essas mudanças.

Sonic Boom não vai substituir o Sonic atual

Essa nova abordagem da franquia vai funcionar mais como um spinoff, isto é, algo separado do Sonic que já conhecemos. A estratégia da Sega é reformular os personagens para um público atual, mas ela não tem intenção de perder os fãs que gostam das coisas do jeito que elas estão.

sonic-boom 002 knucles

O Sonic adolescente

Durante anos vi os fãs reclamarem da aparência adolescente e magra que o Sonic adquiriu em seus títulos mais novos. Com esse novo visual, o personagem parece ser um pouco mais maduro e pelo menos nos trailer iniciais, ele não tenta forçar a barra na tentativa de ser maneiro como a versão anterior fazia.

Reformular é preciso

Vi muitos comentários que comparam as mudanças do Sonic com o seu principal concorrente do passado, o Mario, personagem da Nintendo que não mudou muito desde da sua primeira aparição. Ai eu pergunto: O Mario tem realmente o mesmo tipo de apelo que o Sonic? O ouriço azul mascote da Sega foi criado para ser diferente de seu concorrente na época. Enquanto o mascote da Nintendo era um tiozinho gordo e bigodudo, o Sonic era jovem e ágil. Considerando isso, para que o personagem continue agradando as novas gerações, mudanças as vezes são necessárias.

Uma franquia infantil tem que focar no público infantil

Não adianta ficar chorando que o visual dele não é bonito para você, que tem quase 30 anos e não joga a franquia desde do Megadrive. Sonic é uma franquia infantil e tem que agradar as crianças de hoje, que são as pessoas que mais acham o personagem relevante.

sonic-boom 001 gameplay

Jogar primeiro antes de falar que é uma merda

Saiu um trailer muito prematuro do jogo em si e tem muita gente falando que vai ser uma merda apenas pelo visual. Não dá para saber se um jogo é divertido ou não sem jogá-lo e no final das contas, a aparência do Sonic, sendo nova ou antiga, não vai fazer diferença nenhuma na jogabilidade e na diversão.