É difícil alguém não conhecer essa figura. Afinal, 9 entre 10 pessoas já estiveram envolvidas em um dos muitos mundos criados por Shigeru Miyamoto, e hoje o pessoal do Putzilla vem homenagear a “figuraça” que é esse criador: pai de Mario, da Zelda, o Donkey Kong e muito mais.

Nascido em 16 de novembro de 1952, Miyamoto se formou em Artes Industriais e Manuais, conseguindo logo depois disso uma entrevista com o amigo Hiroshi Yamauchi, que era responsável pela Nintendo na época, e o contratou como artista. Em um desafio para levantar a NoA (Nintendo of America), criou um game inspirado no Popeye, mas, por não conseguir os direitos sobre o personagem, teve que adaptar e criar seus próprios. Foi assim que surgiu o jogo Donkey Kong! Agora, imagina você jogar um game em que o DK seria o Brutus e o Popeye no papel do Mario… com certeza não teria o retorno que tem hoje, e provavelmente teria caído no esquecimento. Pense quantas coisas seriam diferentes se isso realmente tivesse acontecido! Eis a importância desse criador e essa pequena “situação” criada pelo destino. Mas, independente dos personagem utilizados, esse game foi o primeiro jogo em estilo plataforma criado; a partir daí, até hoje muitos games ainda abusam desse modelo.

Apesar de ser conhecido como o pai do Mario, foi com a criação de The Legend of Zelda que o mundo dos games recebeu uma nova roupagem, um game focado mais na estoria do que na pontuação, algo que os produtores nem exploravam na epoca, abusando de puzzle e enigmas em um jogo de ação, obvio que a ideia de um jogo longo e dificil caiu grandemente no gosto dos jogadores, inclusive foi um dos poucos cartuchos lançados pela Big N com cor especial, uma fita dourada, isso foi reproduzido só mais a frente com o game The Legend of Zelda: Ocarine of Time para o N64. E a partir dai já sabemos o resultado, afinal vemos eles até hoje.
Se existe um dos grandes feitos desse senhor, com certeza foram o revolucionario Star Fox para SNEs usando o falso 3D, mas que para a epoca era a sensação do momento, e a grande aliança entre a Big N e Squaresoft que produziu o classico Super Mario RPG, apesar de hoje em dia a nintendo produzir seus proprios “RPGs” como “Paper Mario” e “Mario e Luigi Superstar Saga”, o modelo usado por essa fusão nunca foi mais explorado, infelizmente. Obviamente foram graças a esses dois que vemos as belas imagens revolucionarias nos games que vieram após eles, como o proprio Star Fox 64 e Super Mario 64, que como podem ver, seguem um modelo extremamente semelhante de cameras e graficos melhorados.

E foi com essas grandes ideias Shigeru Miyamoto começou tudo e renovou, e muito, o estilo que vemos hoje, ainda que possuimos milhares de games utilizando novos modelos, o nome de Shigeru Myiamoto ainda é extremamente reconhecido, em especial pelas suas apresentações, muitas vezes hilarias, que ele faz ao apresentar os produtos novos a serem lançados pela Big N, e apesar das grandes produções que vemos hoje, praticamente poucos podem dizer o nome dos artistas responsaveis pelos projetos, ou mesmo uma serie se manter tanto tempo no mercado sempre se renovando e atravessando as gerações. Alguns podem não gostar da Nintendo e a acusar de ser infantil, mas querendo ou não muitos cresceram jogando muito dos seus jogos e uma vez ou outra sente aquela vontade de jogar um game para apenas passar o tempo, e com certeza muitos desses jogos levam o nome desse criador. Então por isso e tudo o mais, que nós do Putzilla homenageamos esse Senhor, que ele viva muitos mais anos, sempre trazendo novidades para os fãs da Big N e renovando sem sair do estilo que sempre amamos. Parabens Shigeru Myiamoto, feliz aniversario.

Um fã fez um video especial sobre como seria Shigeru Myiamoto, e compartilho agora ele com vocês:

Para saber uma historia mais completa da vida e curiosidades desse Criador visite a pagina da N-Blast: http://www.nintendoblast.com.br/2011/02 … amoto.html

 

Esse artigo é uma colaboração de Necrokure.