“Chamo de Seleção Natural a preservação de variações favoráveis e a rejeição de variações prejudiciais [à sobrevivência]. Variações que não sejam úteis nem prejudiciais não serão afetadas pela Seleção Natural, e serão deixadas como um elemento flutuante, talvez como o que vemos nas espécies chamadas polimórficas.”

 

Dawkins, R. (2009) A grande história da Evolução. (pp. 522)
apud Darwin, C. (1859) A Origem das Espécies.

Natural Selection começou como uma idéia do Charlie “Flayra” Cleveland para mais um dos tantos MODs (modificações) de Half-Life, na sua época mais fértil. Ao lado de Team Fortress Classic, Counter Strike, Ricochet, Day of Defeat, They Hunger entre muitos outros, Natural Selection acabou ganhando um público fiel e consideravelmente numeroso, principalmente na europa oriental. Ele era basicamente um jogo First-person shooter (FPS, ou Tiro em primeira pessoa) que agregava características de Real-time Strategy (RTS, ou Estratégia em tempo real), e que contava a história da guerra entre duas raças diametralmente opostas: Aliens (Kharaa) e Humanos (Frontiersman).

Logo no lançamento do jogo, em 2001, Flayra já havia criado a empresa Unknown Worlds Entertainment (UKW), com sua sede em São Francisco na Califórnia.  Em 2006 anunciou que sua então pequena companhia, composta por talvez uma dúzia de funcionários,  trabalharia num projeto ousado: a sequência entitulada Natural Selection 2. Foram seis anos de ansiosa espera até que finalmente, no dia 30 de outubro de 2012 através da plataforma Steam, foi lançada a segunda versão do inovador Natural Selection.

“NS2” como é carinhosamente chamado, mantém básicamente a mesma receita do seu antecessor: FPS com uma influência poderosa de RTS. Dependendo do lado que você escolher, começará como um Marine equipado com uma pistola e um rifle, ou como um Skulk (primeira forma de evolução dos Kharaa) armado com sua poderosa mandíbula.  Cada um dos lados conta com um Comandante que fará o papel de um jogador de um RTS, como em Starcraft. A diferença é que agora suas unidades – sejam elas peões, guerreiros ou batedores – são pessoas que estão jogando, e não meras unidades a serem controladas. A emoção de ser um Marine ou Skulk num jogo de grande complexidade tática, disputas por pontos estratégicos, mineração de recursos, upgrades a serem desenvolvidos e bases a serem invadidas é simplesmente única. Foi nesse diferencial que a Unknown Worlds apostou, criando um jogo extremamente dependente de trabalho em equipe e comunicação, ou seja: perfeito para o ambiente competitivo.

Outra caracteristica marcante de Natural Selection 2 é ser assimétrico. Isso quer dizer que os dois lados são bem diferentes entre sí, assim como em Left 4 Dead 2. Se de um lado você jogará como um humano armado com tecnologia, armas de fogo de vários tipos e até armaduras robóticas,  de outro será um Xenomorfo extremamente adaptável, dotado de capacidades físicas incríveis e uma habilidade de evoluir rapidamente, de acordo com as circunstâncias.

 

 Frontiersman (Marines)

Compõe a força-tarefa da TSA, ou Trans-system Authority, uma espécie de ONU corrompida pelo capitalismo e focada na expansão espacial. Em virtude dessa política expansionista acabaram descobrindo os Kharaa nos confins do universo conhecido, desde então cada batalha é crucial para a sobrevivência de uma ou de outra espécie.

Extremamente evoluídos tecnologicamente, são capazes de construir bases avançadas em vários locais, e suas construções são distribuídas e instaladas holograficamente. Têm a sua disposição amplos arsenais contendo desde escopetas, passando por rifles e até lança-chamas. Suas instalações são do mais resistente metal encontrado no universo, e delas são desenvolvidos  equipamentos como JetPacks ou até mini-tanques robotizados de artilharia leve.

Mas na verdade suas maiores armas são a coragem e a adaptabilidade intelectual e tecnológica.

 

 Kharaa (Aliens)

Depois de milênios evoluindo, dominando outras espécies e delas se alimentando, os Kharaa não têm muitos adversários atualmente. Para sobreviver no ambiente hostil dos mais diferentes planetas, eles tiveram que naturalmente desenvolver uma consciência coletiva ágil e afiada, aliada a organismos fisicamente dotados das mesmas capacidades além de fortes e resistentes.

Sua diversidade e agilidade adaptativa não são páreo a nada mais no universo conhecido. Iniciam sua vida como meros Skulks: xenomorfos pequenos e ágeis, que podem subir paredes e fazer emboscadas. Alguns dos membros da colméia podem também virar Gorges, que são como formigas operárias que ajudam a construir seu formigueiro. Existem também os Lerks, que voam e usam de gases nocivos para matar os inimigos, além dos Fades que são letais a ponto de serem quase invisíveis, movimentando-se quânticamente, entrando e saindo da existência. Por fim há a maior máquina de guerra e destruição dos Kharaa, o Onos: uma mistura horrenda de Gorila, Rinoceronte e Touro.

 

Conclusão:

Natural Selection 2 é um jogo que tem recebido muitos elogios da crítica, principalmente por ser extremamente dinâmico (nenhuma partida é igual à outra). Por ser assimétrico garante horas de diversão sem cair no tédio do velho point and shoot ou “mirar e atirar” e, além disso, você ainda pode jogar de comandante de uma das espécies, mudando completamente a forma de experienciar o game.

Mas nem tudo é um mar rosas. É por unanimidade considerado um jogo difícil de aprender, requerendo várias horas para compreender o básico. Por ser assim, a comunidade costuma pecar no tratamento com os novatos: quem demora vários meses para se tornar satisfatóriamente bom raramente tem paciência com quem começa a aprender agora. Arme-se de humildade e paciência caso você esteja aprendendo e, vocês veteranos, sejam mais amistosos com quem está começando!

De qualquer maneira, Natural Selection 2 é extremamente divertido e dinâmico, com jogos relativamente curtos (cerca de meia hora) porém podendo extender-se, dependendo das estratégias usadas pelos comandantes e da habilidade dos jogadores, a partidas de até 3 horas. Se você aproveitou a recente Steamsale e adquiriu seu exemplar, começe logo a jogar e aprender!