Nada dura pra sempre e a prova disso é que o MSN (derivado de The Microsoft Network) finaliza seus trabalhos em 15 de março de 2013.
O serviço nasceu em 22 de Julho de 1999, como uma forma de permitir conversas instantâneas pela internet. Foi o provocador de uma queda absurda em outros serviços que já faziam o mesmo como o mirc e icq. A fórmula da Microsoft para fazer isso era a usabilidade e a maneira como as pessoas se comunicavam.  O serviço virou febre e alcançou a marca de mais de 100 milhões de usuários!

Quem nunca escutou: “me add no seu msn” ?

Ou quem nunca esperou dar “meia-noite e um” para conectar a custo de 1 pulso na internet somente pra ficar no msn?
Com o tempo, o serviço foi crescendo e cativando cada vez mais. O quadradinho no canto da tela com o avatar subindo era sinal da pessoa amada entrando online, aquela gatinha que foi na festa e você add, aquele amigo que não se via a tempo ou aquele familiar distante, ou ainda pra pegar aquele namorado no flagra falando com outra? Os vários sons deixavam o coração palpitando.

Tudo era perfeito no msn que era tal como a frase: Digo-te quem é pelo nick que usas no msn.

E quer ver a pessoa ficar realmente entristecida? O caso dos roubos de contas. Rouba a mãe mas não rouba o meu msn. Forma de vingança para muitas brigas virtuais.

Um bom exemplo era as frases do msn no nick ou ainda as decorações de nomes como mostrado abaixo:gerador
windows_live_msn_shot

“Status do MSN para este fim de semana: Disponível para uns, Ocupado para outros, Ausente para mentirosos, Invisível para cínicos e falsos.”

“Status: Não Tô”

Mas sempre estava online. E o status ausente ou ocupado nunca era respeitado.

Então vieram os multi chats. Primeiro você poderia colocar várias pessoas numa conversa, depois foram os grupos e que clã gamer, rpgista ou otaku não se utilizou dele? Muitos da geração facebook podem não lembrar, mas eram horas e madrugadas com boas conversas ou discussões.

imagemuyz

E a emoção de poder mudar a cor do seu msn? A paixão do mundo pelo design é tanta, que até hoje tem gente tentando mudar o facebook mas voltando ao msn…

messenger-plus-live-t1

Os emoticons chegaram em exagero na década de 2000 e claro que não foi o motivo para o romance acabar, mas levou muita gente a deixar de usá-lo tamanha era a poluição visual.

halloween_msn_emoticons-72287

Com a chegada das redes sociais como orkut, twitter e facebook o casamento foi perdendo realmente a paixão. Enamorados pelas inúmeras possibilidades que vinham desses sistemas, o uso do msn ficou menos frequente, até que um e-mail chegou a caixa dos usuários:
skype_messenger-1-675x338

Isso significa que você não conseguirá mais usar o Windows Live Messenger: após essa data, uma notificação aparecerá e você será direcionado ao instalador do Skype. Se você usar uma versão antiga do Windows Live Messenger, que não suporta as notificações da Microsoft, será necessário instalar o Skype manualmente.

Falando em Skype, esse já tem como entrar utilizando a sua ex conta do hotmail. Muitas mudanças de funcionalidade foram feitas para agradar os usuários do msn, mas que também levou muitos usuários do skype antigo a se estressarem (inclusive essa capitã que vos escreve).

Uma coisa é certa, o MSN marcou a história de muitas pessoas. Contatos profissionais, amizades virtuais, parcerias em jogos online, namoros, casamentos […] Muita coisa já rolou através desse mensageiro instantâneo, tão querido por todos.
Com certeza alguns vão sentir saudade e tem uma história, alegre ou triste, para contar.
massenger-RIP
Compartilhe a sua nos comentários e nos conte sua relação de amor e ódio com o msn. Você faz parte do #sdsmsn?