hero_posterFinalmente, depois de um longo tempo, venho com mais um movie review. Pensei muito na escolha antes de selecionar o filme que iria fazer nesta resenha. Decidi, então, que o filme do movie review #4 será o filme chinês chamado  “Hero” (Título em chinês: 英雄 [Ying Xiong]; no Brasil, ficou como “Herói”).

hero_1
Este filme é mais uma obra prima do diretor Yimou Zhang. Quem acompanha os filmes chineses de perto já sabe de quem estou falando, mas, para aqueles não sabem, este diretor foi o responsável por trabalhos como A Maldição da Flor Dourada (Man cheng jin dai huang jin jia / Curse of the Golden Flower), O Clã das Adagas Voadoras (Shi mian mai fu / House of Flying Daggers), Lanternas Vermelhas (Da hong deng long gao gao gua / Raise the Red Lantern), entre outros filmes.

E se você pensa que só o diretor é de qualidade, está enganado, pois o elenco não deixa a desejar, temos Jet Li, Tony Leung, Maggie Cheung , Ziyi Zhang entre outros.

hero_2

A história segue o padrão dos filmes do diretor, ou seja, o filme começa confuso e vai se explicando pouco a pouco, sempre tendo algo inesperado.
Na antiga China haviam sete reinos Qin, Zhao, Han, Wei, Yan, Qi e Chu. Que, pela busca da supremacia se enfrentavam. E, nesse cenário de destruição em que acontece o filme, o foco segue para o rei de Qin, que era o mais empenhado em se tornar o imperador da China. Ele sofria tentativas de assassinatos e por este motivo ofereceu diversas recompensas: poder, ouro e maior proximidade do rei nas audiências, para quem vencesse os três mais poderosos assassinos da época, Céu (Chinês: 長空; pinyin*: Cháng Kōng), Espada Quebrada (Chinês: 殘劍; pinyin: Cán Jiàn) e Neve (Chinês: 飛雪; pinyin: Fēi Xuě).

*pinyin=leitura em letras romanas(similar à romanji do Japonês)

hero_3Pelo período de dez anos ninguém reivindicou o prêmio, até que um delegado de um dos condados do reino apareceu diante do rei com as armas dos três matadores. O nome deste delegado era Sem Nome (Chinês: 無名; pinyin: Wúmíng).

O Rei, muito curioso, pediu que Sem Nome contasse como havia realizado tal feito, e assim o súdito o fez, contando com detalhes suas lutas e seu plano. Mas é nesse ponto do filme que há uma reviravolta, o astuto Rei questiona a história que Sem Nome conta e, então, conta sua versão de como deveria ter ocorrido de fato. Porém, não acaba aí, falta o final que deixo que vocês vejam.

Recomendo-o para aqueles não assistiram esse filme, e garanto que o final é realmente impressionante. O roteiro foi baseado num conto popular na China. Não se sabe se aconteceu de verdade mas o que importa é que essa fábula nos mostra o significado de o que é ser um Herói.

Ficha Técnica
Título: “Ying xiong” [英雄] (Mandarim – China) / “Hero” “Jet Li’s Hero” (EUA) / “Herói” (Brasil)
País de Origem: Hong Kong / China
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento: 2002
Estréia no Brasil: 25/03/2005
Estúdio/Distrib.: Buena Vista
Direção: Yimou Zhang

Elenco
Jet Li … Sem Nome
Tony Leung … Espada Quebrada
Maggie Cheung … Neve
Ziyi Zhang … Lua
Daoming Chen … Rei de Qin
Donnie Yen … Céu