Depois que acabou “Breaking Bad”, muita gente não sabe direito o que assistir. Pode não ser na mesma temática, mas uma série de drama que está compensando assistir é Homeland, do canal Showtime (o mesmo de Dexter).

A trama começa com um soldado americano que tinha sumido durante anos e volta misteriosamente. Acompanhado disso, uma informação não muito confiável, diz que houve uma lavagem cerebral e um soldado foi convertido para o lado dos terroristas. Será que o soldado que foi torturado durante anos foi realmente convertido? A agente Carrie acha que sim e vai utilizar de todos os métodos de invasão de privacidade para provar que está certa.

Homeland 001

Acho que esse papo de paranoia depois do 11 de setembro já “encheu até pneu de caminhão”, mas nada como uma boa exploração do tema para a gente mudar de opinião na hora, sendo o caso de Homeland, que aborda assuntos de terrorismo, sem querer levantar bandeiras, não deixando claro quem é que está errado ou certo. Um dos motivos desse tipo de história estar sendo aceita é a autoestima nacionalista dos estadunidenses que nunca esteve tão baixa e os motivos vão tanto dos escândalos que as agências de inteligência americana deixam vazar, escancarando as quebras de direitos civis em operações especiais, até as guerras desnecessárias. A verdade é que o governo americano está com a maior fama de manipulador e mentiroso para todo o mundo.Será que ações terroristas justificam ação militares que não levam em conta vida de civis? Não foram os próprios americanos que começaram tudo isso criando guerras apenas para girar a economia? Essas e outras questões são levantadas nesse excelente seriado.

Mesmo que Homeland não seja uma série que não foi inicialmente pensada para ser americana, já que a série original é Israelense, o tema parece se encaixar perfeitamente nos Estados Unidos e pela direção criativa estar a cargo de um estrangeiro, a ousadia corre muito mais solta, algo perceptível no modo que a CIA é apresentada na série, com pessoas obcecadas pelo que fazem, passando por cima de qualquer coisa que as estejam impedindo de realizar um determinado trabalho e os terroristas que tem razões criveis para fazerem o que fazem.

Homeland-002

Não é só o tema de Homeland que é genial. O modo que ele é abordado também é, sempre com roteiros bem amarrados e mudando a premissa da série durante o seu decorrer. Quando você pensa que sabe o que vai acontecer, tudo muda, inclusive a própria fórmula dela, algo muito interessante de for bem feito, já que dá uma variedade boa a série, porém perigosíssimo, pois a chance de dar merda é gigante, mas felizmente aqui tudo foi realizado corretamente, empolgando e viciando.

Se está em dúvida entre assistir a série ou não, veja o primeiro episódio que você vai ter ideia do que ela vai explorar e como. Depois que Breaking Bad acabou, Homeland é a série de drama que estou acompanhando. Vale muito a pena.