“Quando você joga o jogo dos tronos, você vence ou morre. Não há meio termo.”

É, o inverno está chegando… pelo menos nas futuras mesas de muitos jogadores de RPG. Um dos cenários mais aguardados pelos RPGistas foi prometido pela Editora Jambô e já tem pré-venda marcada para dia 01/03: Guerra dos Tronos RPG.

Originalmente conhecido como “A Song of Ice and Fire Roleplaying”, o sistema se baseia nas estórias de aventuras, guerras e intrigas criadas pelo autor George R.R. Martin e adaptado para mesa pelo autor Robert J. Schwalb. O livro que será publicado será o mais recente lançado até então, conhecido como “Game of Thrones Edition”, que já vem com as erratas inclusas. Mas, diferente da versão americana, virá sem a aventura no último capítulo; segundo os responsáveis, para conseguir o mínimo preço na venda do produto.

A Jambô já é conhecida por “diminuir” a qualidade dos produtos para conseguir um preço mais acessível para o comprador brasileiro. Nada contra, com sinceridade, afinal o preço cobrado por esse RPG foi o que mais me atraiu a curiosidade sobre ele; afinal, conseguir um livro importado, de 288 páginas (o original era de 321 páginas, mas foi retirada a aventura, como já disse), por apenas R$39,90 é uma grande jogada para atrair mesmo os fãs a conhecerem esse jogo. Claro que o sucesso da TV e dos livros ajuda grandemente; combinar com o preço baixo para um livro nesse porte no meio RPGístico é extremamente favorável. É como se a Jambô quisesse que jogadores venham mesmo a obter esse sistema/cenário. Uma salva de palmas para eles!
cria

Entretanto, há esse outro lado: diminuir os custos forçadamente, como ao tirar as páginas coloridas (o que me deixa muito curioso sobre a parte de criação dos estandartes: como ficará sendo preto e branco?), anda gerando burburinho na internet, algo que também aconteceu com outros sistemas já lançados pela Jambô. Mas a editora também é conhecida pela qualidade dos produtos, mesmo os produtos preto e branco possuem ótimo acabamento. Tenho os Mutantes e Malfeitores e comprovo isso. Realmente, assim como muitos, também queria o produto colorido e tudo o mais, mas, por esse preço, criticar é desfazer do bom serviço que a Jambô anda fazendo para propagar os sistema para o máximo de jogadores antigos, que vão querer adotar o livro mesmo que não cheguem a jogar, e para os que vão começar graças a isso, devido ao valor e o cenário.

Para concluir, o livro é completamente centrado no cenário. Parabéns para a pessoa responsável pela tradução, Leonel Caldela, que, como sempre, faz um ótimo trabalho; pois, haja informação nesse livro! Eis um livro que irei adquirir, afinal, apesar de não estar acompanhando a série, exceto a primeira temporada, acho o cenário de Westeros incrível com suas Casas e Castas, e fazer parte dele é algo que pretendo também participar.
fogoesangue

Título: Guerra dos Tronos RPG
Autor: Robert J. Schwalb
Tradutor: Leonel Caldela
Formato: 17 x 24 cm, 288 páginas, brochura
Preço: R$39,90
http://www.jamboeditora.com.br/produtos/gt-basico.htm

 

Esse artigo é uma colaboração de Necrokure.