Imagine um mundo em que ninguém precisa ser feio. Todos, sem exceção, passam por uma cirurgia plástica completa que os deixa totalmente e impecavelmente perfeitos.

Sem gordinhos. Sem vesgos. Sem nariz grande, dentes tortos, pessoas baixas demais ou altas demais.
Todos são perfeitamente proporcionais e absolutamente lindos.
O mundo dos sonhos? Talvez sim… mas talvez não.

Em um mundo de perfeição extrema, os normais são feios

capas da serie feios

Tally Youngblood vive nesse mundo. Esse mundo, na verdade, é nosso mundo no futuro. Além de carros e pranchas voadores, roupas recicláveis e acessórios high-tech, o desenvolvimento tecnológico permite que todas as pessoas, em seu aniversário de 16 anos, passem por uma cirurgia radical, que modifica completamente sua aparência. Todos se tornam perfeitos! Se tiver sorte, pode até escolher detalhes de sua aparência, desde que não sejam muito exagerados. E, se mudar de ideia, pode “retocar” a cirurgia depois. Maravilhoso, não?
Tally sonha com o dia de seu aniversário de 16 anos, quando finalmente deixará de ser ‘feia’, passará pela cirurgia e sairá da vila onde mora – a Vila Feia, onde todos os feios estudam enquanto esperam por sua cirurgia – e irá para o melhor lugar do mundo: Nova Perfeição, a cidade dos novos-perfeitos, onde lhe aguardam muitas festas, diversão e… Péris, seu melhor amigo e por quem está apaixonada.
Pouco tempo antes de sua cirurgia, ela conhece Shay, que está ainda mais perto de completar 16 anos. Mas… Shay não parece tão animada assim para a cirurgia. E é quando Tally ouve falar pela primeira vez sobre a Fumaça, um lugar onde as pessoas vivem sem tecnologia e facilidades. Lá, todos vivem da natureza: caçam, plantam, fazem suas próprias roupas, derrubam árvores para construir casas ou fazer fogo… e, o mais chocante de tudo: eles não passam pela cirurgia!
Tally sonha com sua cirurgia desde sempre, então recusa-se a fugir com Shay para a Fumaça. Mas Shay, ansiando por convencer a amiga, deixa instruções com ela antes de partir. Tally sente falta da amiga, mas não pensa em seguí-la. Péris a espera em Nova Perfeição!
Chega o grande dia! Quando Tally acha que finalmente terá sua cirurgia. Ela é chamada para uma conversinha e é quando descobre que as Circunstâncias Especiais – um grupo de elite do governo – realmente existem e estão muito interessados em encontrar a Fumaça. Agora, Tally precisa escolher: trair sua amiga e revelar a Fumaça ou nunca ter sua cirurgia.
Por que as Circunstâncias Especiais estão tão preocupadas com a Fumaça? Quem são as pessoas da Fumaça? E por que escolheram viver assim?
Tally descobre algumas respostas depois de tomar sua decisão: ela vai para a Fumaça, determinada a ‘salvar’ sua amiga daquele lugar. Mas, ao chegar lá, conhece pessoas muito boas, que a acolhem fraternalmente… e David, é claro. Um ‘feio’, que, depois de algum tempo, não lhe parece mais tão feio assim…
uglies hqAlém de tudo, os pais dele, médicos que costumavam ser perfeitos, têm muito a contar: parece que a grande cirurgia não se limita apenas a corrigir imperfeições físicas. Tally passa a não saber mais em quem acreditar: nas Circunstâncias Especiais, que consideram a Fumaça uma ameaça à organização da sociedade atual, ou naquelas pessoas, que a acolheram e confiavam tanto nela?
O que fazer?

 

A série “Feios”, de Scott Westerfeld, começou a ser lançada no Brasil em 2010, num total de quatro livros: “Feios”, “Perfeitos”, “Especiais” e “Extras”, todos já publicados aqui, além de dois “livros complementares”: “Bogus to Bubbly” e “Mind-Rain”. O livro também tem graphic-novels, ilustradas por Steven Cummings, e boatos sobre um filme correm a tempos…

250px-Scott_Westerfeld

Scott Westerfeld é um incrível escritor de ficção. Em seus cenários muitas vezes futuristas, sempre procura contestar certos conceitos da sociedade: moda, beleza, falsa moral… É um incentivador do “pense por você mesmo”. Outras obras dele já publicadas no Brasil são “Tão Ontem”, o primeiro livro da série “Leviatã” e a série de dois livros “Vampiros em Nova York”, além de contos em livros como “Amores Infernais” e “Zumbis X Unicórnios”. Esteve aqui no Brasil ano passado, para o lançamento de Leviatã.

Confira o booktrailer