NewPOP_MadokaDS01Foi lançado este ano, pela linda da editora New Pop – que está com um catálogo de encher os olhos -, o spin off do universo já conhecido de muitos: Puella Magi Madoka Magica. Antes de comentar um pouco sobre minha experiência de leitura, vamos conversar um pouco sobre esse anime de explodir cabeças.

Confesso que ler o spin off me fez querer rever a série animada, mas ainda não o fiz. Quem começa a assistir sem indicação pode pensar que é mais um anime de garotas mágicas fofinho e sem grandes reviravoltas, e nada o prepara para o que acontece com a puellae magi Mami Tomoe.

 

NewPOP_MadokaDS02Em Madoka Magika, meninas são chamadas para a batalha por uma criatura mágica, o Kyubey, que faz um contrato com elas realizando um desejo em troca do comprometimento pela causa. No anime, cuja protagonista é Madoka Kaname, ela “sonha” com uma garota lutando com um monstro – que na verdade é chamado de bruxa – em um lugar desconstruído e no dia seguinte encontra essa mesma garota em sua escola. Se não bastasse a estranha “coincidência”, Madoka ouve um pedido de socorro e se depara com a tal garota perseguindo o Kyubey. Madoka e a amiga “salvam” Kuybey, mas acabam presas numa outra dimensão, parecida com aquela do sonho, e então a criaturinha sem expressões explica para elas que o mundo é cheio de bruxas que se alimentam dos homens e que elas podem salvá-los se aceitarem o contrato com ele. Daí se desenrola o enredo dos 12 episódios – sim, o anime é curtinho mesmo.

O spin off vai nos contar a história de Mami Tomoe, de como ela se tornou uma garota mágica e como ela chegou onde chegou no anime. O interessante é que a história dela vai até o momento em que Madoka surge, então é praticamente ter outro ponto de vista sobre um mesmo intervalo de tempo na cronologia desse universo. A seguir revelo uma informação importante e chocante que acontece logo no início do anime, então só abra a caixa de spoiler se não se importar.

SPOILER

Quem acompanhou o anime sabe que Mami morre logo nos primeiros episódios e isso foi o que mais motivou o meu mind blowing, porque esperava uma coisa fofa como K-On e jamais uma morte logo de cara. E eu sempre achei ela a mais bonitinha, então rolou aquela curiosidade sobre a personagem: Quem era ela? Que acordo com Kyubey ela fez? Como tudo começou?

[collapse]

NewPOP_MadokaDS03Nesse mangá de 3 volumes é justamente esse lado de Mami que vamos conhecer. Ela é uma puellae magi solitária. Pelo que dá a entender, é como se cada garota tivesse que tomar conta de uma determinada região e que uma não podia, ou não deveria, interferir na da outra. O desejo de Mami é ter com quem compartilhar o aprendizado e a vida de garota mágica, afinal ela perdeu os pais e só tem como companhia frequente o Kyubey. E isso é parcialmente realizado quando ela se torna amiga de Kyoko Sakura.

Por um tempo elas lutam juntas, mas devido a algumas diferenças elas se voltaram uma contra a outra, e boa parte da história mostra esse conflito entre as duas. Outras puellae magi aparecem e a trama fica cada vez mais complicada.

Mais do que isso não quero revelar, por que perderia o sentido de ler os mangás, que são ótimos. O traço é o mesmo que a gente já conhece e as cenas são muito bem construídas. Apenas fiquei um pouco perdida quando as bruxas aparecem, falta cor nessas realidades paralelas. Só o preto no branco tornou um pouco difícil de distinguir bruxa e cenário, em alguns casos. No mais, recomendo a leitura para quem já assistiu o anime ou leu sua adaptação em quadrinhos, por mais que seja didático fica mais interessante seguir a cronologia de publicação.

 

Informações

Título: Puella Magica Madoka Magica – The different Story

Autor:  Arte: Hanokage Roteiro: Magica Quartet

Gênero: Mahou Shoujo

Volumes: 03