Estão confirmados a data e o local do evento Haru Matsuri 2011 que celebra a chegada da Primavera. O evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de Setembro (sábado e domingo) no Museu Oscar Niemeyer (MON, conhecido também por Museu do Olho), situado aqui na cidade de Curitiba. O horário será das 11h às 20h no sábado e das 11h às 18h no domingo.

A entrada do evento será franca, até porque não há um meio de se cobrar ingresso, por se tratar de um espaço bem aberto.

As atrações serão basicamente sa tradicionais de matsuris “grandes” de Curitiba (Hana, Imin e Haru), contando com a comida típica japonesa e artigos orientais a venda, apresentações de karaokê, de artes marciais, dança, taikô, entre outros.

O ¨Haru-Matsuri¨é uma festa em comemoração a Primavera, cujo evento é composto por manifestações folclóricas da cultura típica brasileira e japonesa, sendo que esta miscigenação cultural faz do Haru-matsuri, o representante pioneiro da emergente cultura mestiça, chamada de nipo-brasileira. Criada em Curitiba no ano de 1991, desde então, conta com a participação de diversas autoridades locais que nos tem prestigiado com sua presença, juntamente com um público de cerca de 70.000 pessoas que freqüentam o evento nos dois dias, e que inclusive consta no calendário oficial de eventos, divulgado no site da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serão instalados a praça de alimentação, onde poderá saborear o melhor da culinária japonesa, exposições culturais, oficinas, e o palco para as apresentações culturais, entre outros.

Fonte: Nikkei Curitiba