Dont'Panic – Muito além do orgulho de ser Nerd!

O dia 25 de Maio é o “Dia da Toalha”, adotado também como o “Dia do Orgulho Nerd” ou Dia do Orgulho Geek , e é uma iniciativa que advoga o direito de toda pessoa ser um nerd ou um geek. Originário da Espanha (“dia del orgullo friki”, em espanhol), o  dia do orgulho nerd é celebrado desde 2006 comemorando a première do primeiro filme da série Star Wars, em 1977. Em 2008, o Dia do Orgulho Nerd atravessou o Atlântico e foi comemorado oficialmente na América onde foi divulgado por numerosos bloggers, unidos pelo lançamento do site GeekPrideDay. O matemático e autor John Derbyshire, vencedor do Prêmio Livro de Euler e blogger geek, anunciou que apareceria na parada da Quinta Avenida, vestido de número 57, na ala dos números primos – o que fez alguns bloggers dizerem que iriam procurá-lo. De lá pra cá, o mundo nerd sofreu um enorme “Boom”.


the-big-bang-theory-2

A grande questão é que ser “Nerd” hoje em dia é tão comum quanto uma laranja em feira, e tão fácil quando somar 2+2. Uma frase de Douglas Adams e do seu segundo livro define muito bem os dias atuais Nerds:

Há uma teoria que indica que sempre que qualquer um descobrir exatamente o que, para que e porque o universo está aqui, o mesmo desaparecerá e será substituído imediatamente por algo ainda mais bizarro e inexplicável… Há uma outra teoria que indica que isto já aconteceu.

 

café-darth-vader

O Manifesto e alguns pontos.

Mas o que é ser nerd? Foi criado um manifesto para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que incluía a seguinte lista de direitos e deveres dos nerds. Vamos a Ele

  1. O direito de ser nerd.
  2. O direito de não ter que sair de casa.
  3. O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
  4. O direito de se associar com outros nerds.
  5. O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.
  6. O direito de ter o tanto de amigos nerds que quiser.
  7. O direito de não ter que estar “na moda”.
  8. O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de visão.
  9. O direito de expressar sua nerdice.
  10. O direito de dominar o mundo.

Os Deveres

  1. Ser nerd, não importa o quê.
  2. Tentar ser mais nerd do que qualquer um.
  3. Se há uma discussão sobre um assunto nerd, deve dar sua opinião.
  4. Guardar todo e qualquer objeto nerd que tiver.
  5. Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um “museu da nerdice”.
  6. Não ser um nerd generalista. Você deve se especializar em algo.
  7. Assistir a qualquer filme nerd na noite de estreia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.
  8. Esperar na fila em toda noite de estreia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.
  9. Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.
  10. Tentar conquistar o mundo.

Então, será que todo mundo é Nerd mesmo? Será que hoje o que temos não é apenas reflexo de seriados e de uma cultura mais acessível?
485579_461607750591172_1020745548_n

Ok Dont’t Panic!

Isso não quer dizer que o Nerd de hoje tenha que ser um completo idiota e não sair com uma garota ou sofrer Bullying ou ainda ser um fanático maluco. Adoro o movimento, faço parte dele pegando a toalha sem medo neste dia, assim como os demais membros dessa tripulação maluca. Nos damos o direito de criar acima de tudo, algo que Douglas Adams nos ensinou bem! Não é nem de longe uma questão de elitizar mas sim de ensinar como digerir conteúdo e saber ser único é bom. O texto do Yuri sobre o assunto reflete muito bem a opinião sobre o modismo. Veja aqui o texto Nerd: De Parea a Pop!

Sinto falta do nerd de antigamente, não escondo. Tenho saudade de pessoas como Douglas Adams.

Douglas Adams e o Dia da Toalha

A saga de cinco livros conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo após a terra ser “demolida”. Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os “viajantes da galáxia”, a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações, juntamente com vários itens tão em descritos pelo humor de Douglas.

Para quem não o conhece, basta falar que Sir Douglas Noël Adams (Cambridge, 11 de março de 1952 — Santa Bárbara, 11 de maio de 2001) foi um escritor e comediante britânico, famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva Monty Python’s Flying Circus, uma das séries mais inteligentemente humoradas que já existiu.


adamsbw-e1306249823168

Primeiramente, quando do falecimento de Douglas Adams, fãs do autor queriam encontrar uma forma de homenagear uma pessoa que tinha feito o mundo rir, então precisavam de um tema engraçado para sua homenagem. Como sua mais conhecida obra é O Guia do Mochileiro das Galáxias, e como no livro o autor dedicou um página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema da homenagem.

Segundo Adams, “a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal [um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você — estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz]; você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e, naturalmente, pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito [isto é, um não-mochileiro] descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dente, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito. Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “vem cá, você sancha essa cara dupal, o Ford Prefect? Tai um mingo que sabe onde guarda a toalha. [Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível]”.

O dia 25 de Maio de 2001 foi o dia em que foi feita a primeira homenagem (E portanto, antes de orgulho nerd, é dia da toalha). Depois discutiu-se sobre a possibilidade de alterar o dia para 42 dias após a data de falecimento, devido a outro detalhe da saga, que afirma que a resposta para questão fundamental da vida, o universo e tudo mais seria 42. De todo modo, acabou continuando a data da primeira comemoração: 25 de Maio. A data é lembrada pelos fãs que carregam uma toalha durante o dia inteiro com eles. Alguns usam como uma capa, outros como um turbante, enfim cada um usa a toalha como deseja, desde que ela esteja consigo. E você? Já pegou sua toalha hoje mochileiro?

 


Resistir é inútil

Concluindo

Depois do desabafo ao estilo Marvin, eu realmente espero que seja um dia maravilhoso para todos os Nerds, e que nós nos orgulhemos de ter Conteúdo e de Opinar. Aguardo os comentários de vocês sobre o assunto, sempre tão importante para o site. Sente-se, pegue sua Dinamite Pangaláctica e Feliz dia da Toalha.