Depois do controverso “Carros 2”, a produtora Pixar desistiu de fazer filme para vender brinquedos, mas os longas baseados no universo de “Carros” não pararam por ai, pois a própria Disney resolveu continuar, usando o seu estúdio especializado em fazer filmes caça-níqueis da Tinker Bell, o DisneyToon, trazendo “Aviões”, filme que não é continuação dos dois longas dos personagens de quatro rodas da Pixar, mas tem o mesmo apelo comercial, expandindo ainda mais a linha de brinquedos licenciados por apresentar novos personagens.

PLANES

Não tenho nada contra coisas feitas para vender, pois afinal de contas, ninguém trabalha de graça e as pessoas escolhem se vão comprar algo e por isso que quem faz determinado produto tem que garantir o mínimo de qualidade para o público-alvo que ele deseja alcançar, que nesse caso é obviamente crianças, então tendo em vista isso, “Aviões” fez muito bem o seu papel, embora poderia ter se distanciado um pouco mais de Carros em termos de composição de enredo e personagens, pois aqui vemos novamente uma história sobre corridas, um personagem coadjuvante mais velho, que esconde o seu passado sendo durão e parte da história se passa em uma cidade do interior de aparência com a “Radiador Springs” dos longas anteriores, mas outras coisas são diferentes, como a trama da corrida ser o principal dessa vez e o protagonista humilde que busca habilidade, sendo que o contrário disso acontece em “Carros”.

A história de superação do protagonista, que é um avião pulverizador, mas quer fazer algo que não nasceu para, que é competir em corridas, pode até emocionar os mais novos, mas é básica demais e totalmente previsível para qualquer um que tem uma certa vivência. Pelo menos as cenas de corrida são empolgantes, mostrando dados técnicos reais que inclusive foram muito bem traduzidos na versão brasileira do filme.

aviões disney - 003

Nos créditos finais, já anunciaram que uma continuação já está em produção e fica parecendo que estão fazendo uma “linha de montagem” de filme da série, sem nem analisar direito como o primeiro filme foi recebido, fazendo o segundo quando o primeiro mal tinha saído, exatamente com as outras produções do estúdio.

“Aviões” é um filme divertidinho. Tenta até colocar algumas piadas que só adultos vão entender, naquele velho estilo da Pixar de fazer filmes, mas, no final das contas, é um filme que visa mais vender brinquedos do que arrecadar nas bilheterias. Seu filho provavelmente vai gostar e você vai gastar um bom dinheiro comprando para ele produtos licenciados.

aviões disney - 002