Com a recente aparição de uma personagem brasileira nos X-men, Iara dos Santos, a famosa Shark Girl (ou Garota Tubarão) no vigésimo numero de Wolverine e os X-Men,  causou grande alvoroço na mídia brasileira, alguns defendendo, outros criticando o modo como foi apresentada. Mas para os leitores antigos das HQs, acredito que o mesmo não deva ter acontecido. Sinceramente eu não achei nada de mais. “Porque?” pergunta você. Simples: Já tivemos muitos brasileiros envolvidos com os super-heróis. Não desfaço o brilho da personagem, mas para quem tem seus anos de leitura isso não é novidade – mais ainda porque muitas vezes o seu brilho não passa de repentino. Muitos podem me criticar por esse comentário, mas como eu disse no meu facebook quando isso estourou “realmente Mancha Solar, você é um inútil e apareceu na época errada, tenho pena de você =/”

Mas para quem começou a ler a pouco tempo comics americana, em especial das grandes editoras, e ficou em duvida do porque desse meu comentário, compartilharei aqui alguns dos principais heróis nacionais que fazem parte das grandes ligas

Fogo (Liga da Justiça/DC)
Nome Real: Beatriz Bonilla Da Costa
Primeira Aparição: DC Comics Presents #46 (Junho 1982)
Poderes e Habilidades: Pode se transformar em um ser de fogo verde vivo; rajadas de fogo verde; vôo.

A personagem dentre esse grupo com maior respeito dentro de uma liga de super heróis, alem de fazer parte como membro principal no filme Justice League of America de 1997. Ok, o filme não é aquelas coisas, mas é algo a se levar em consideração. Beatriz Bonnilo da Costa, originalmente conhecida como Fúria Verde (Green Fury) ou Fogo Verde, teve duas reformulações nas eras pré e pós crise, apesar de serem diferentes tiveram suas coincidências, como o fato de estar trabalhando para uma empresa governamental como espiã e ser atingida por “Piroplasma” que lhe deu os poderes de chamas verde. Fogo foi criada originalmente para ser parceira de Dama de Gelo (posteriormente apenas Gelo), para dar a contraparte de Fogo e Gelo, é uma das personagens que mantem uma importância até hoje, seja nas telinhas ou nos quadrinhos.

Fogo (Liga da Justiça/DC)

Magma (X-Men/Marvel)
Nome Real: Amara Aquila
Primeira Aparição: New Mutants #8 (Outubro de 1983)
Poderes e Habilidades: Produz explosões de calor e rocha derretida, e causa movimento das placas tectônicas para produzir violentas erupções vulcânicas.

Magma (X-Men/Marvel)

Cresceu na cidade escondida de Nova Roma na selva Amazônica do Brasil. Amara foi escolhida para ser sacrificada por Selene, uma mutante imortal com o poder de drenar a essência vital dos outros. Jogada em um vulcão em atividade (???), os poderes mutantes dela despertaram e ela nasceu como Magma. Foi resgatada de Selene pelos X-Men conhecidos como Novos Mutantes, ao qual fez parte durante muito tempo, e acaba se apaixonando pelo personagem Empata do grupo rival ao seu (Hellions ou Satânicos), mas tem seus caminhos separados com o tempo.


Mancha Solar (X-Men/Marvel)
Nome Real: Roberto da Costa
Primeira Aparição: Marvel Graphic Novel #4 (1982)
Poderes e Habilidades: Poderes Solares providenciam a ele super força, elevação térmica para vôo, projeção de calor e luz, e explosões concussivas de energia solar.

Nascido no Rio de Janeiro, Roberto da Costa teve sua carreira no futebol interrompida com o despertar de seus poderes mutantes devido a uma confusão entre os times. Conforme envelhecia, ele manifestou o poder mutante de absorver e converter luz solar em energia, em sua forma mais forte Mancha Solar parece uma sombra negra de força pulsante. Mancha Solar esteve envolvido com varias organizações importantes, sendo um dos membros fundadores dos Novos Mutantes, tendo servido com os Fallen Angels e a X-Force, com o tempo se tornou o Lorde Imperial do Clube do Inferno. Mancha Solar já fez suas participações nas telinhas também, em especial, em “X-Men Evolution”.

Mancha Solar (X-Men/Marvel)

José Hernandez (Lanterna Verde/DC)
Nome Real: José Hernadez
Primeira Aparição: Legends of DCU: Crisis of Infinite Earths (Fevereiro de 1999)
Poderes e Habilidades: O anel do Lanterna Verde gera imagens solidas, limitado apenas pela imaginação do usuário; O anel também é uma database e tradutor de idiomas, também permite viajar pelo espaço. O Anel deve ser recarregado usando uma bateria em formato de lanterna.

Como os lanternas verdes possuem membros de todos os lugares, formas, tamanhos e sei la oque mais, eis aqui a adição brasileira do personagem, apesar de ser mais um personagem de Terra paralela vale sua citação. Sua historia é semelhante a do personagem Hal Jordan, pertencente a aeronáutica brasileira entretanto, foi atacado na crise das Infinitas Terras por criaturas enviadas pelo vilão Anti-Monitor. Um herói conhecido como Tagin Sur vem em auxilio, ferido pelas criaturas ele passa o poder do anel e a bateria para José. Infelizmente para a Terra D, a terra deste lanterna verde, mesmo com os esforços da liga da justiça, não foi possível evitar o fim desse mundo, tanto a Terra D quando seu universo foram consumidos pelo Anti-Monitor.

Lanterna Verde – José Hernandez

Miragem (Tropa Titã/DC)
Nome Real: Miriam Delgado
Primeira Aparição: New Teens Titans Annual #7 (1991)
Poderes e Habilidades: Pode disfarçar a si mesmo como qualquer um que ela tenha visto ao criar complexas ilusões psíquicas ao redor de seu corpo.

Era originalmente uma Jovem Titã vinda do futuro para matar Donna Troy (Garota Maravilha, ou sei la que nome esta usando atualmente), e evitar que desse a luz a um filho que futuramente seria conhecido como Lorde Caos, responsável por fazer lavagem cerebral nela e por pouco não torna-la uma espiã perfeita. Com a Crise das Infinitas Terras, Miriam Delgado viveu nas ruas do Brasil até ser sequestrada pelo vilão conhecido como Senhor do Tempo. Acreditando que elas estava em uma linha de tempo alternativa virou uma membra do então assim chamados Jovens Titãs. Mirage acabou caindo de amores pelo Asa Noturna e eventualmente se disfarçando como sua namorada Estelar. Eventualmente ela deu a luz a uma filha, Jullienne, e abandonou os Jovens Titãs para se focar exclusivamente em ser mãe.

Miriam Delgado

 

Lord Fanny (Invisiveis/Vertigo)
Nome Real: Hilde Morales
Primeira Aparição: The Invisible Vol #2 (1997)
Poderes e Habilidades: Adepta Magica.

Indo para o clima mais adulto na linha Vertigo, encontramos a personagem Transsexual pertencente ao grupo Invisíveis. Hilde Morales nasceu em uma das muitas ruas do Brasil, sendo criado por sua avó que queria manter a linhagem da família, a linhagem das Bruxas. Sua carreira partiu entretanto para a prostituição que acabou culminando em um estupro em uma festa, fazendo ela pensar seriamente em se suicidar antes de se juntar aos Invisíveis – um grupo de guerreiros da liberdade que tentam livrar a humanidade das mãos de demônios extra-dimensionais. Como todas as historias da Vertigo, seus contos tendem a deixar o espectador perdido no começo e surpreso no final fazendo ligar todos os pontos da estoria.

Hilde Morales

Capitã Brasil (Super Hero Squad/ Marvel):
Personagem que esta aqui apenas para figurar algo que vi a tempos e seria tipo “vale a menção”. Surgiu durante um episodio da animação americana “Super Hero Squad”, entre os muitos heróis representando seus países temos a lendária Capitã Brasil, que já chega agarrando o Wolverine e vencendo monstros utilizando de seu super poder, o Samba. Gerou polemica na época e muitas piadinhas em especial com seu segundo super poder, um raio que destrói as matas.

Capitã Brasil

Vídeo Capitã Brasil

Muitos vão dizer que faltou personagens aqui, obvio que faltou a lista é extensa, quis apresentar para quem esta chegando agora, em especial, alguns dos personagens mais reconhecidos dentro desse universo que tem descendência brasileira (ainda que questionável).


Esse artigo é uma colaboração de Necrokure.