Parece que é o tempo da nostalgia. As coisas estão mudando cada vez mais rápido e os ciclos de nostalgia estão cada vez mais curtos. O que me preocupa é que naturalmente a nostalgia é algo ruim. Isso mesmo que você leu. Acho que existem poucas coisas nesse mundo que são tão inimigas da razão do que esse sentimento perigoso de se apegar com o passado.

Meu objetivo nesse texto e mostrar alguns sérios motivos para tentar resistir a esse sentimento de querer que as coisas sempre fiquem do mesmo jeito.

fazenda Nostalgia

“Essa geração “leite com pêra” não sabe o que é sofrer para conseguir as coisas”

Esse é um dos argumentos mais frequentes. Para exemplificar como isso tudo não passa de defecação oral, vou contar uma história: O meu pai nasceu na fazenda. Até a adolescência, ele nunca tinha usado cueca e suas roupas eram feitas de saco de açúcar. A casa que ele vivia nem tinha água encanada e muito menos banheiro. A energia elétrica só chegou naquela área rural quando ele já era adulto. Dura essa vida não é? Pior foi a do meu avô que nunca usou calçado na vida e criava gado no meio da mata, pois não existia trator para desmatar o cerrado. Mas, olha só, a vida do meu bisavô era ainda pior, e assim vai. E agora cumpade? Vai ficar ai se vangloriando por ser do tempo da internet discada? Alias desde quando o progresso que facilita a nossa vida é algo ruim? Ah, eu sei o que você saudosista vão dizer, por isso vamos ao próximo tópico.

“Essas facilidades dessa nova geração vão fazer eles amolecerem”

Na Grécia antiga, existiam filósofos que eram contra a tradição escrita, pois o contato oral estreitava os laços entre as pessoas, então não é de hoje que as pessoas acham que tecnologia vai desumir todo mundo e o engraçado é que isso nunca aconteceu, mas voltando ao principal, o tipo de pessoa que usa esse argumento, na maioria das vezes é um hipócrita, pois ele julga o que é tecnologia “macho man”, que no caso é a que ele usa, e essas coisas “leite com pêra”, que na verdade são melhores do que as que ele está acostumado, vão “amolecer os jovens”. Cumpade, você é um índio? Vive na mata, caça e planta o seu alimento sem quase nenhuma tecnologia? Então pare de hipocrisia. Por que hoje em dia nem índio faz isso mais.

Vamos encarar a realidade:

Você simplesmente não quer mudar

É isso mesmo. Aceite. Sua geração chegou ao mundo, mudou um monte de coisas que as outras gerações fizeram e agora vocês querem que tudo fique do mesmo jeito. Assim você começa a utilizar argumentos que antes eram usados contra você. Esse pessoal que chama essa geração adolescente atual de “leite com pêra”, já foram chamados de geração “coca-cola”, consumista, e aposto que não gostavam disso, mas continuam a corrente de hipocrisia.

Não existe valor em avaliar algo na época

Um dos maiores argumentos para defender porcarias antigas é “avaliar elas no contexto da época”. Você pode fazer isso, mas essa avaliação não tem NENHUM VALOR. Se você faz algo assim, é porque sabe que aquela coisa que gostava antigamente está datada e não presta mais. Não adianta, não temos máquina do tempo para voltar para o passado, então não existe utilidade em avaliar algo em um contexto que não existe mais. O único espaço de tempo que é acessível no momento é o presente.

he-man Nostalgia

Você não está comparando duas coisas reais e se nega a fazer isso

Um exemplo: Alguém fala que os desenhos animados de hoje em dia como Ben10 são uma merda e que He-man que era bom. Você pode pensar que essa pessoa está comparando dois desenhos e falando que um é melhor que o outro, correto? Não, você não poderia estar mais enganado. O Ben10 é algo fresco na memória da pessoa, pois é recente. O He-man não é exibido na TV faz quase 20 anos. Então ele está comparando uma lembrança do He-man, como algo recente que é o Ben10. O problema disso é que se essa pessoa reassistísse o He-man, veria que ele era uma merda de atração infantil. Eu frequentemente falo isso e as pessoas dizem: “eu quero guardar a lembrança de que isso era bom”. Então resumindo, você sabe que aquilo era uma merda e se recusa a tecer uma opinião coerente.

Você não admite que algo antigo seja avaliado no contexto presente, mas constantemente avalia coisas novas no contexto passado

Essa é a maior hipocrisia de todas. Quem nunca ouviu que Crepúsculo nunca teria chances “no tempo que todo mundo era macho”, os saudosos anos 80?Mas se você pega um filme daquela época e fala que ele está datado, te chamam de “leite com pêra”.

Enfim, nostalgia é uma das maiores inimigas da razão. Guerras já foram feitas simplesmente porque as pessoas se negavam a mudar. Acho que a melhor definição de nostalgia é aquele sentimento que não deixa você enxergar boas coisas novas no presente e faz você idolatrar porcarias do passado.