Acho que o nerd costuma ter um gosto mais apurado com o entretenimento, sempre procurando algo de qualidade e não se contentando com o que vê na tv apenas, tanto que é muito raro um nerd que assiste novela e um pouco menos raro, porém muito menos frequente que o normal, nerds que gostam de futebol (não que futebol seja ruim, mas com tantos esportes diferentes é estranho que a maioria das pessoas goste desse, o que me faz pensar é que talvez seja por desconhecimento de outros, mas se você é nerd e gosta de futebol, você tem grandes chances de saber do que gosta). É um grupo que eu não tenho vergonha de pertencer, mas não posso dizer que tenho exatamente orgulho, porque muita gente não se comporta de um modo adulto e racional.

O que venho falar hoje nessa coluna é um fato que vem me irritando e eu gostaria de entender quem pensa assim que é o tipo de “nerd fanboy do cult”, que recentemente eu descobri que muita gente chama eles de hipsters, embora nem todos assumam fazer parte desse grupo, por isso prefiro usar o termo “fanboy de cult” que engloba todos os indivíduos, até os que não assumiram ser hipsters. O próprio fanboy é uma pessoa com opinião totalmente tendenciosa e que não consegue mudar nunca. Se você se auto denomina como fanboy ou algum “ista” e não está brincando, eu acho que você deveria rever os seus conceitos ou saber a que grupo de pessoas você está se juntando, porque você pode não estar sabendo que está sendo chato, porém hoje eu quero comentar sobre o “fanboy do cult”, o cara que só gosta de coisas porque elas são populares.

A primeira coisa que eu não entendo é que geralmente as coisas populares tem uma grande probabilidade de serem boas. “Ah, mas funk é uma merda e todo mundo gosta” é o que um monte de gente me diz. Eu não vou entrar no mérito de funk é bom ou não, mas ele tem o seu publico alvo. Se você não faz parte do publico alvo daquilo, então você tem grandes chances de não gostar. Mas tudo bem, aposto que todo mundo tem algo popular que não gosta, porém não gostar de nada popular pode haver um problema ai, mas até então ainda pode ser um engano, talvez a pessoa em questão tem um gosto totalmente anormal (não quer dizer que é ruim) e acaba gostando de outras coisas diferente das pessoas. Mas tem uma coisa que entrega o “fanboy do cult”, ele simplesmente não gostar das coisas porque elas são populares e pior, deixa de gostar de algo que antes era pouco conhecido, porque ele ficou popular e isso é um comportamento totalmente sem lógica na minha opinião.
O “fanboy do cult” se acha superior por gostar daquelas coisas que ninguém conhece e ter aquele grupo de amigos seleto que conhece aquela coisa e morre de medo daquilo ficar popular, porem ele não é melhor que o cara que gosta de “modinha”, que ele pensa que os dois são diferentes, mas são igualmente radicais.

Eu tive que frequentar fóruns com “fanboys do cult” na época que Naruto estava vindo para o Brasil e ouvir absurdo de “agora vai virar modinha e eu vou parar de assistir”. Acho que as pessoas tem que ter o seu gosto próprio, independente das outras pessoas, não importando se elas gostam ou não. Acho que esses caras pensam que estão indo contra o sistema e sendo rebeldes pra caramba, mas só estão perdendo oportunidades e não ganhando nada com isso, muito pelo contrário, pois assim como qualquer fanboy, a opinião dele vai ser ignorada e ele estará perdendo tempo divulgando uma opinião mal pensada..
A pergunta que eu tenho vontade de fazer para todo “fanboy do cult” é como uma coisa fica melhor ou pior porque virou popular? Até hoje eu nunca obtive uma resposta satisfatória dessa pergunta, mas se você tiver, coloque ai nos comentários porque eu quero te entender, mas não consigo.