Saudações navegantes deste navio coletivo, eu sou o Edwazah e hoje vamos navegar para o Japão e voltando no tempo. Exatos 38 anos, para falarmos de uma classificação de séries que está no meu coração: Super Sentai! Estão prontos?

No dia 5 de abril de 1975, acontecia um evento muito importante no Japão, que mudaria a vida de muitas pessoas, e provavelmente pode ter impactado a sua também:

Foi criado o primeiro seriado Sentai: Himitsu Sentai Goranger.

01

Para tudo: mas isso não é tipo Power Rangers? ~um tokufan acaba de ter um mini infarto~

NÃO! Mas, mais pra frente falarei de Power Rangers.

Antes de falar de Super Sentai (“Super esquadrão de 5 pessoas”), precisamos falar de Kamen Rider.

Se você é uma pessoa que viveu os anos 90, com certeza se lembra de Black Kamen Rider. Aquele homem-formiga que tentava salvar o mundo e seu irmão Yobuhiko/Shadow Moon. Pois bem, essa série Kamen Rider é chamada Kamen Rider Black e foi a OITAVA temporada de Kamen Rider no Japão! Sim amiguinho, o Black Kamen Rider (como foi conhecido aqui), não é a primeira série. Tem outras bem mais antigas.

Vídeo do youtube com a abertura de Kamen Rider Black:

E no Brasil quiseram vender com o título “Blackman”, mesmo depois de ter sido lançado com o nome de Black Kamen Rider.

Agora que você já sabe o que é Kamen Rider, vamos seguindo.

Essa série começou em 1971, e é conhecida atualmente como Kamen Rider Ichigo (que significa primeiro) e assim como as séries Sentai, Kamen Rider tem temporadas diferentes, cada uma com sua temática diferente.

Com algumas temporadas criadas, os produtores da série repararam que a audiência sempre era maior em episódios em que apareciam mais de um Kamen Rider. Seja parceiro ou de temporadas anteriores. Com isso, não demorou muito para pensarem em criar uma séria com mais protagonistas e assim foi criado a primeira série Sentai: Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger).

Oooookay, estou lendo até agora e não entendi nada… Calma amiguinho, já já chegamos no ponto mais conhecido.

As duas primeiras temporadas de Goranger foram bem aceitas, porém o público já estava cansado da mesma série e foi aí que eles decidiram criar uma outra série para ficar no lugar, e em 9 de abril de 1977 estreiou a segunda temporada da série sentai: JAKQ Dengeki Tai (Esquadrão Relâmpago JAQK). Opa, já ouvi esse nome antes, está certo? Sim, a série que você está confundindo vem mais para frente.

JAKQ 27 raw DVD.avi_snapshot_23.19_[2012.12.21_02.29.21]

JAQK foi uma séria não muito bem aceita, e teve poucos episódios. Na verdade, foi a que teve menos episódios produzidos: 35 episódios, o que é bem menor que a anterior: 84 episódios. Com a queda de audiência, eles cancelaram as séries Sentais.

Curiosidade: uma famosa empresa de videogames, que na época fabricava apenas jogos de carta, patrocinou esta série.

spadeacenintendo

Mas acalme-se, nossa história não acabou!

Em 3 de fevereiro de 1979, foi inaugurada a primeira série Super Sentai: Battle Fever J.

Como no Japão existia um seriado do Homem Aranha em que ele tinha um robô gigante (!!!), resolveram introduzir isso nas séries Sentai, para tentar vender mais e a rebatizaram de Super Sentai. O que deu certo.

[SHT!] Battle Fever J - 01 [9D65AC73].mkv_snapshot_12.11_[2011.05.26_14.04.02]

Um fato curioso é que esta também foi a primeira temporada em que substituíram um ator e “explicaram” isso em série. A atriz Diana Martin (que fazia a personagem Miss America) foi trocada pela atriz Naomi Nagi. A explicação na série foi que ela se feriu gravemente contra um dos monstros, e foi substituída por outra agente do FBI.

As séries foram seguindo e cada ano teve sua própria temporada (não relativa com a temporada anterior) e em 1985 foi criada a séria Dengeki Sentai Changeman, conhecida aqui como Esquadrão Relâmpago Changeman! E se você assistiu na época, você leu: Esquadrão Relâmpago ~pausa~ CHANGEMAN! Eu não consigo ler de outro modo!

Vídeo com a abertura de changeman, com a frase em português, mas a música em japonês:

Não é a série mais famosa no Japão e nem tem nada de especial, exceto que ela, junto com Jaspion, fez um sucesso astronômico aqui no Brasil no final dos anos 80 e começo dos anos 90, abrindo as portas para outras produções japonesas. Então se você gosta de merda Naruto hoje em dia, fique feliz por no passado Changeman ter sido exibido aqui no Brasil.

Como assim não tem nada a ver?

Você conhece fansub e mangás traduzidos? ANIMEFRIENDS? Pois bem, a Anime Friends nada mais é que um evento maior do que tinha nos anos 90, onde as pessoas se reuniam com fitas sem legenda (!!) de seriados e animes que conseguiram. E que logo em seguida começavam a legendar os vídeos em VHS (lembrando que naquela época não tinha vídeos no computador)… Isso abriu o mercado nacional para esse tipo de produto.

Voltando aos Super Sentai, as séries continuam sendo produzidas no Japão até hoje, e 38 séries depois, estamos aqui, prestando essa pequena homenagem aos 38 anos do lançamento da primeira série.

Aos que me conhecem, sabem que eu sou muito fã das séries até hoje, e, apesar de ser meio galhofa com efeitos ainda não tão bons, eu gosto da série. Normalmente as histórias são boas ou pelo menos envolventes.

Eu ainda tenho mais para falar das séries, e também tenho que explicar onde Power Rangers entra nessa história toda, não é?

Mas tenho certeza que você também está BEM cansado de ler bastante… então farei o seguinte:

Assim como nas séries Super Sentai que sai um episódio por semana, então voltem semana que vem sem falta para ler a segunda parte deste especial.

Se você está lendo isso depois do dia 12, o link é esse.

Até a próxima, marujos!

Esse artigo é uma colaboração de Edwazah.