{"id":8479,"date":"2013-07-09T12:00:55","date_gmt":"2013-07-09T15:00:55","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=8479"},"modified":"2013-07-09T12:00:55","modified_gmt":"2013-07-09T15:00:55","slug":"novo-crash-dos-videogames-vai-acontecer","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/novo-crash-dos-videogames-vai-acontecer\/","title":{"rendered":"Novo Crash dos Videogames vai acontecer?"},"content":{"rendered":"
Venho pensando nessa ideia de \u201cNovo crash dos videogames\u201d faz um tempo, desde lan\u00e7amento do GTA 4, no qual o custo de produ\u00e7\u00e3o foi mais caro que o Shemmue, o jogo que conseguiu enterrar de vez a Sega no consoles. Ali eu percebi que a ind\u00fastria estava entrando em um caminho perigoso, fazendo jogos com escopos enormes, cheios de possibilidades, mas n\u00e3o tendo tecnologia o suficiente para diminuir a m\u00e3o de obra e consequentemente os gastos de produ\u00e7\u00e3o. Quando eu falei isso na \u00e9poca, as pessoas riram da minha cara e pensaram que eu era um desde malucos que ficam com uma placa de \u201co fim est\u00e1 pr\u00f3ximo\u201d nas ruas e fui obrigado a ficar calado, pois cheguei a pensar que realmente estava maluco por cogitar que algo assim poderia virar uma realidade. Pois \u00e9, Lucas Arts e THQ faliram mesmo n\u00e3o trazendo jogos ruins, para a surpresa de muitos que inicialmente ficaram chocados com a not\u00edcia. E assim eu declaro o fim ou um reboot do modelo de neg\u00f3cio atual que j\u00e1 mostrou que n\u00e3o est\u00e1 dando certo, mas vamos com calma, pois existem raz\u00f5es para acreditar que o novo crash dos videogames vai acontecer e outras raz\u00f5es para que ele n\u00e3o aconte\u00e7a.<\/p>\n
Or\u00e7amentos gigantescos e arriscados<\/b><\/p>\n
<\/a><\/p>\n Mesmo jogos aclamados pela critica, n\u00e3o consegue ir bem nas vendas. At\u00e9 sequ\u00eancias de sucesso, que aumentam drasticamente o que o jogo original fez, n\u00e3o s\u00e3o garantias de lucro, muito pelo contr\u00e1rio, Darksiders 2, quase que sozinho, conseguiu fechar a portas da THQ<\/a> e apenas com o medo do investimento dos jogos de Star Wars n\u00e3o darem certo, a Disney fechou a Lucas Arts.<\/a> T\u00e1 certo que as produtoras de jogos sempre deram bolas foras, mas nunca foi t\u00e3o arriscado produzir jogos blockbusters e a tend\u00eancia \u00e9 que a coisa piore.<\/p>\n O mercado cobra por jogos mais complexos<\/b><\/p>\n <\/a><\/p>\n Coment\u00e1rios de pessoas que n\u00e3o acreditam no crash dizem que o mercado j\u00e1 amadureceu bastante e esse tipo de coisa n\u00e3o tem mais como acontecer, por\u00e9m n\u00e3o \u00e9 o que vemos, j\u00e1 que a cobran\u00e7a por jogos cada vez mais cheios de possibilidades n\u00e3o param, entretanto os kits de desenvolvimento n\u00e3o est\u00e3o acompanhando essa necessidade e assim, gradativamente, as equipes de produ\u00e7\u00e3o est\u00e3o crescendo. J\u00e1 \u00e9 normal que pelo menos duas equipes separadas trabalhem no mesmo jogo, uma com o single player e outra o multiplayer. Esse ciclo de destrui\u00e7\u00e3o parece que n\u00e3o tem como parar, pois se uma empresa resolve trazer um jogo com um escopo reduzido, vai sofrer com a concorr\u00eancia, como o Bioshock que amargou por n\u00e3o ter multiplayer justamente por causa da venda de jogos usados, feita por pessoas que j\u00e1 tinham terminado o game e n\u00e3o queriam voltar a jog\u00e1-lo. Algo parecido aconteceu com Spec Ops: The Line, que preferiu trazer menos possibilidades de gameplay e sofreu nas vendas. \u00c9 legal que a produ\u00e7\u00e3o cres\u00e7a, entretanto o que eu estou vendo se parece um pouco com a crise de 1929, no qual as pessoas come\u00e7am a produzir sem se preocupar se tem gente para consumir e mesmo vendendo milh\u00f5es de c\u00f3pias, as vendas n\u00e3o cobrem os custos de produ\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Nintendo<\/b><\/p>\n