{"id":8121,"date":"2013-06-14T18:30:10","date_gmt":"2013-06-14T21:30:10","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=8121"},"modified":"2015-06-05T14:41:53","modified_gmt":"2015-06-05T17:41:53","slug":"rpg-sistema-x-interpretacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/","title":{"rendered":"RPG: Sistema x Interpreta\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"
\u201cSe voc\u00ea n\u00e3o esta se divertindo, voc\u00ea n\u00e3o est\u00e1 jogando direito\u201d
\n-Marcelo Cassaro<\/p><\/blockquote>\nDe todas as cria\u00e7\u00f5es do autor Marcelo Cassaro essa \u00e9, acredito eu, a melhor dele. Durante muito tempo carrego essa frase lida em uma das extintas sess\u00f5es de carta da antiga revista Drag\u00e3o Brasil, pois ela define o que um jogo de RPG deve ser: divertido.<\/p>\n
Mas divers\u00e3o \u00e9 algo extremamente pessoal para cada um, mesmo dentro de um grupo de jogo estar se divertindo \u00e9 algo muito especifico, e mesmo que voc\u00ea esteja matando orcs, ganhando muitos pontos de experi\u00eancia e salvando a princesa, muitas vezes voc\u00ea preferiria estar salvando seu povo que foi feito escravo assim como est\u00e1 naquela historia da sua ficha que voc\u00ea escreveu no come\u00e7o da campanha, ou que bolou mentalmente e achou que ficaria genial ver ela acontecendo, contou para o seu mestre, mas aquilo n\u00e3o era o plot permitindo para aquela hora, ele vai colocar um dia, um dia…<\/p>\n
Eu, como mestre, aprendi a colocar a historia dos jogadores acima de todos os plots que pretendi. Atualmente, mudei uma campanha inteira que j\u00e1 tinha formulado para isso acontecer, por que? Bem, porque \u00e9 isso que os jogadores esperam e se voc\u00ea empurrar seu plot vai acabar desanimando a eles e a si mesmo porque eles n\u00e3o v\u00e3o se interessar. Durante muito tempo segurei essa ideia principal em torno da minha campanha, mas foi quando abandonei ela e resolvi usar a dos jogadores a meu favor foi que eu tamb\u00e9m comecei a me divertir, e centralizar naquele tema (que, por ser continua\u00e7\u00e3o de uma campanha antiga, j\u00e1 era conhecida).
\nA diferen\u00e7a agressiva que tive nessa campanha foi em usar um sistema do qual sempre acompanhei, mas nunca achei funcional em mesa: D20. Falarei em especial dele porque \u00e9 o carro chefe dos sistemas de RPG. H\u00e1 dois motivos pelos quais n\u00e3o era apegado a ele:<\/p>\nPrimeiro, \u00e9 o fato de ser um sistema mais \u201cdedicado\u201d. Sempre fui acostumado a sistemas com contagens r\u00e1pidas (de 3D&T \u00e0 Rastro de Cthulhu, passando por L5R e outros onde n\u00e3o \u00e9 a soma que afeta e sim a quantidade de acertos), coisas de jogar um d6 somar algum b\u00f4nus e \u201cvoil\u00e0\u201d, e isso acabou me trazendo o problema da queda de interpreta\u00e7\u00e3o dos personagens-jogadores, com os jogadores mais preocupados com as somas dos dados de ataque e dano (quando estes come\u00e7am a aumentar) a interpreta\u00e7\u00e3o teve sua diminui\u00e7\u00e3o (\u00f3bvio que isso n\u00e3o \u00e9 o \u00fanico fator, mas foi um dos).<\/p>\n
A segunda, talvez a que considero a pior, \u00e9 que o D20 causa um frenesi de jogadores atr\u00e1s de melhoramentos nas regras para seus personagens e gra\u00e7as a isso a descaracteriza\u00e7\u00e3o do personagem. E n\u00e3o importa o quanto ele tenha que lhe explicar como ele conseguiu conquistar aquilo, porque ele n\u00e3o pegou “aquilo” pelo enredo ou hist\u00f3ria dele e sim para os b\u00f4nus, e estou falando das multiclasses. Considero elas a pior e a melhor coisa dentro do sistema, porque a ideia \u00e9 boa afinal ningu\u00e9m \u00e9 est\u00e1tico, at\u00e9 mesmo o Rei Conan j\u00e1 foi b\u00e1rbaro, ladr\u00e3o e at\u00e9 pirata, mas nunca, ouviram? NUNCA foi usada se n\u00e3o para conseguir algo que supre sua classe originalmente escolhida l\u00e1 no seu 1\u00b0 n\u00edvel. Voc\u00ea quer ser um poderoso feiticeiro que usa magia, mas \u00e9 fraco em combate, o verdadeiro canh\u00e3o de vidro do grupo, pegue um monge ou o atual Swashbuckler de Tormenta RPG e pronto, seus problemas com sua Armadura foram sanadas, voc\u00ea vai inventar uma desculpa qualquer como ele foi criado por monges na inf\u00e2ncia mas despertou seus poderes ainda no templo, ou mesmo era um \u00e1rabe do deserto com sua espada curvada quando descobriu seus poderes m\u00e1gicos, e aquilo vai morrer no 1\u00b0 n\u00edvel, afinal voc\u00ea j\u00e1 tem o que quer, exceto claro se tiver um poder melhor no 3\u00b0 n\u00edvel. Realmente isto n\u00e3o \u00e9 errado, n\u00e3o se culpe, porque o sistema quase lhe obriga a seguir esse caminho, afinal a maioria das classes b\u00e1sicas n\u00e3o oferece nada tentador no 20\u00b0 n\u00edvel, algo que seja exclusivo da classe e se voc\u00ea escolher um n\u00edvel em outra classe adeus para aquele poder, salvo algumas atuais, como os Feiticeiros do sistema Tormenta RPG. \u00c9 o que chamam de \u201cem busca da ficha perfeita\u201d.<\/a>
\nOutros sistemas n\u00e3o est\u00e3o livres disso afinal, nenhum sistema \u00e9 livre de falhas e jogadores atr\u00e1s das brechas do sistema \u00e9 um cl\u00e1ssico em mesas. Quando voc\u00ea v\u00ea jogadores reclamando de um novo sistema lan\u00e7ado, muitas vezes o motivo \u00e9 porque ele n\u00e3o quer come\u00e7ar de novo a procurar. Ele quer ficar com aquele que \u00e9 seguro para ele, que ele tem os livros, que ele j\u00e1 desbravou e achou as falhas. E o que percebo que quanto mais velho uma pessoa fica com um sistema em especifico mais ele se desanima com ele e mais tem vontade de testar um novo, os mestres e narradores em especial.
\nInterpreta\u00e7\u00e3o independe de Sistema de jogo, mas \u00e9 fortemente influenciado por ele. Se um sistema j\u00e1 criado em suas p\u00e1ginas incita ao meta game, a cria\u00e7\u00e3o de combos ou personagens absurdos com uma hist\u00f3ria simples para usar como \u201cdesculpa\u201d do porqu\u00ea ele \u00e9 daquela forma, jogadores far\u00e3o o mesmo. Talvez o mais conhecido nisso seja o sistema de Vampiro a M\u00e1scara, que apesar de ser um sistema voltado exclusivamente para a interpreta\u00e7\u00e3o, cada vez mais colocou poderes absurdos que todo jogador quer usar, afinal quando se tem Pot\u00eancia + Celeridade ou mesmo moldar a carne do inimigo, pra que diabos voc\u00ea vai querer o poder de “ver a aura”? Deixa isso para outro jogador ou NPC.<\/p>\nNote que isso \u00e9 uma das principais cenas dentro do RPG: todo mundo quer ser o \u201cHer\u00f3i\u201d, ningu\u00e9m quer ser o suporte que ajuda o grupo fora da batalha, todo mundo quer dar o golpe final no monstro, todo mundo quer participar do combate. Enquanto muitas vezes cada classe tem sua fun\u00e7\u00e3o especificada, guerreiros tem mais PVs, ladinos mais per\u00edcias, cl\u00e9rigos s\u00e3o suporte, as chances de na mesa voc\u00ea ter um “ladino que n\u00e3o luta, mas com sua l\u00e1bia domina todos na cidade (comprou muitos talentos de per\u00edcia)” ou “um cl\u00e9rigo que seja ligado ao deus da paz que n\u00e3o luta, mas tem os melhores poderes de prote\u00e7\u00e3o, cura e dom\u00ednio de combate” s\u00e3o justamente vagas, todo mundo quer se garantir, gera a guerrinha pessoal entre os pr\u00f3prios jogadores do \u201ceu ganho de voc\u00ea em combate usando meu dano x combinado com meu poder y\u201d.<\/p>\n
Obviamente, quando um sistema tenta “consertar” isso por ele mesmo, com o tempo tende a cair no mesmo formato (o atual D&D 4 foi para esse caminho), ou mesmo se tornar detestado porque o p\u00fablico quer a liberdade de criar, independente se for um meta game, ou se quer um personagem pr\u00f3prio que veio na hora “eu n\u00e3o quero ser um cl\u00e9rigo de suporte, eu quero ser um cl\u00e9rigo da guerra”, ou “quero ser um ladino de suporte e ferrar com os inimigos para meus aliados n\u00e3o ca\u00edrem”.
\nMas, no final das contas o personagem sempre ser\u00e1 um meio elfo, meio outra coisa que d\u00ea b\u00f4nus qualquer, tipo meio anjo feiticeiro \/monge \/ladino\/descendente do deus dos drag\u00f5es, e no final acaba n\u00e3o sendo nem feiticeiro nem nada, apenas um amontoado de v\u00e1rios n\u00edveis.<\/p>\n