{"id":8121,"date":"2013-06-14T18:30:10","date_gmt":"2013-06-14T21:30:10","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=8121"},"modified":"2015-06-05T14:41:53","modified_gmt":"2015-06-05T17:41:53","slug":"rpg-sistema-x-interpretacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/","title":{"rendered":"RPG: Sistema x Interpreta\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"

\u201cSe voc\u00ea n\u00e3o esta se divertindo, voc\u00ea n\u00e3o est\u00e1 jogando direito\u201d
\n-Marcelo Cassaro<\/p><\/blockquote>\n

De todas as cria\u00e7\u00f5es do autor Marcelo Cassaro essa \u00e9, acredito eu, a melhor dele. Durante muito tempo carrego essa frase lida em uma das extintas sess\u00f5es de carta da antiga revista Drag\u00e3o Brasil, pois ela define o que um jogo de RPG deve ser: divertido.<\/p>\n

Mas divers\u00e3o \u00e9 algo extremamente pessoal para cada um, mesmo dentro de um grupo de jogo estar se divertindo \u00e9 algo muito especifico, e mesmo que voc\u00ea esteja matando orcs, ganhando muitos pontos de experi\u00eancia e salvando a princesa, muitas vezes voc\u00ea preferiria estar salvando seu povo que foi feito escravo assim como est\u00e1 naquela historia da sua ficha que voc\u00ea escreveu no come\u00e7o da campanha, ou que bolou mentalmente e achou que ficaria genial ver ela acontecendo, contou para o seu mestre, mas aquilo n\u00e3o era o plot permitindo para aquela hora, ele vai colocar um dia, um dia…<\/p>\n

Eu, como mestre, aprendi a colocar a historia dos jogadores acima de todos os plots que pretendi. Atualmente, mudei uma campanha inteira que j\u00e1 tinha formulado para isso acontecer, por que? Bem, porque \u00e9 isso que os jogadores esperam e se voc\u00ea empurrar seu plot vai acabar desanimando a eles e a si mesmo porque eles n\u00e3o v\u00e3o se interessar. Durante muito tempo segurei essa ideia principal em torno da minha campanha, mas foi quando abandonei ela e resolvi usar a dos jogadores a meu favor foi que eu tamb\u00e9m comecei a me divertir, e centralizar naquele tema (que, por ser continua\u00e7\u00e3o de uma campanha antiga, j\u00e1 era conhecida).
\nA diferen\u00e7a agressiva que tive nessa campanha foi em usar um sistema do qual sempre acompanhei, mas nunca achei funcional em mesa: D20. Falarei em especial dele porque \u00e9 o carro chefe dos sistemas de RPG. H\u00e1 dois motivos pelos quais n\u00e3o era apegado a ele:<\/p>\n

Primeiro, \u00e9 o fato de ser um sistema mais \u201cdedicado\u201d. Sempre fui acostumado a sistemas com contagens r\u00e1pidas (de 3D&T \u00e0 Rastro de Cthulhu, passando por L5R e outros onde n\u00e3o \u00e9 a soma que afeta e sim a quantidade de acertos), coisas de jogar um d6 somar algum b\u00f4nus e \u201cvoil\u00e0\u201d, e isso acabou me trazendo o problema da queda de interpreta\u00e7\u00e3o dos personagens-jogadores, com os jogadores mais preocupados com as somas dos dados de ataque e dano (quando estes come\u00e7am a aumentar) a interpreta\u00e7\u00e3o teve sua diminui\u00e7\u00e3o (\u00f3bvio que isso n\u00e3o \u00e9 o \u00fanico fator, mas foi um dos).<\/p>\n

A segunda, talvez a que considero a pior, \u00e9 que o D20 causa um frenesi de jogadores atr\u00e1s de melhoramentos nas regras para seus personagens e gra\u00e7as a isso a descaracteriza\u00e7\u00e3o do personagem. E n\u00e3o importa o quanto ele tenha que lhe explicar como ele conseguiu conquistar aquilo, porque ele n\u00e3o pegou “aquilo” pelo enredo ou hist\u00f3ria dele e sim para os b\u00f4nus, e estou falando das multiclasses. Considero elas a pior e a melhor coisa dentro do sistema, porque a ideia \u00e9 boa afinal ningu\u00e9m \u00e9 est\u00e1tico, at\u00e9 mesmo o Rei Conan j\u00e1 foi b\u00e1rbaro, ladr\u00e3o e at\u00e9 pirata, mas nunca, ouviram? NUNCA foi usada se n\u00e3o para conseguir algo que supre sua classe originalmente escolhida l\u00e1 no seu 1\u00b0 n\u00edvel. Voc\u00ea quer ser um poderoso feiticeiro que usa magia, mas \u00e9 fraco em combate, o verdadeiro canh\u00e3o de vidro do grupo, pegue um monge ou o atual Swashbuckler de Tormenta RPG e pronto, seus problemas com sua Armadura foram sanadas, voc\u00ea vai inventar uma desculpa qualquer como ele foi criado por monges na inf\u00e2ncia mas despertou seus poderes ainda no templo, ou mesmo era um \u00e1rabe do deserto com sua espada curvada quando descobriu seus poderes m\u00e1gicos, e aquilo vai morrer no 1\u00b0 n\u00edvel, afinal voc\u00ea j\u00e1 tem o que quer, exceto claro se tiver um poder melhor no 3\u00b0 n\u00edvel. Realmente isto n\u00e3o \u00e9 errado, n\u00e3o se culpe, porque o sistema quase lhe obriga a seguir esse caminho, afinal a maioria das classes b\u00e1sicas n\u00e3o oferece nada tentador no 20\u00b0 n\u00edvel, algo que seja exclusivo da classe e se voc\u00ea escolher um n\u00edvel em outra classe adeus para aquele poder, salvo algumas atuais, como os Feiticeiros do sistema Tormenta RPG. \u00c9 o que chamam de \u201cem busca da ficha perfeita\u201d.\"ManatArms\"<\/a>
\nOutros sistemas n\u00e3o est\u00e3o livres disso afinal, nenhum sistema \u00e9 livre de falhas e jogadores atr\u00e1s das brechas do sistema \u00e9 um cl\u00e1ssico em mesas. Quando voc\u00ea v\u00ea jogadores reclamando de um novo sistema lan\u00e7ado, muitas vezes o motivo \u00e9 porque ele n\u00e3o quer come\u00e7ar de novo a procurar. Ele quer ficar com aquele que \u00e9 seguro para ele, que ele tem os livros, que ele j\u00e1 desbravou e achou as falhas. E o que percebo que quanto mais velho uma pessoa fica com um sistema em especifico mais ele se desanima com ele e mais tem vontade de testar um novo, os mestres e narradores em especial.
\nInterpreta\u00e7\u00e3o independe de Sistema de jogo, mas \u00e9 fortemente influenciado por ele. Se um sistema j\u00e1 criado em suas p\u00e1ginas incita ao meta game, a cria\u00e7\u00e3o de combos ou personagens absurdos com uma hist\u00f3ria simples para usar como \u201cdesculpa\u201d do porqu\u00ea ele \u00e9 daquela forma, jogadores far\u00e3o o mesmo. Talvez o mais conhecido nisso seja o sistema de Vampiro a M\u00e1scara, que apesar de ser um sistema voltado exclusivamente para a interpreta\u00e7\u00e3o, cada vez mais colocou poderes absurdos que todo jogador quer usar, afinal quando se tem Pot\u00eancia + Celeridade ou mesmo moldar a carne do inimigo, pra que diabos voc\u00ea vai querer o poder de “ver a aura”? Deixa isso para outro jogador ou NPC.<\/p>\n

Note que isso \u00e9 uma das principais cenas dentro do RPG: todo mundo quer ser o \u201cHer\u00f3i\u201d, ningu\u00e9m quer ser o suporte que ajuda o grupo fora da batalha, todo mundo quer dar o golpe final no monstro, todo mundo quer participar do combate. Enquanto muitas vezes cada classe tem sua fun\u00e7\u00e3o especificada, guerreiros tem mais PVs, ladinos mais per\u00edcias, cl\u00e9rigos s\u00e3o suporte, as chances de na mesa voc\u00ea ter um “ladino que n\u00e3o luta, mas com sua l\u00e1bia domina todos na cidade (comprou muitos talentos de per\u00edcia)” ou “um cl\u00e9rigo que seja ligado ao deus da paz que n\u00e3o luta, mas tem os melhores poderes de prote\u00e7\u00e3o, cura e dom\u00ednio de combate” s\u00e3o justamente vagas, todo mundo quer se garantir, gera a guerrinha pessoal entre os pr\u00f3prios jogadores do \u201ceu ganho de voc\u00ea em combate usando meu dano x combinado com meu poder y\u201d.<\/p>\n

Obviamente, quando um sistema tenta “consertar” isso por ele mesmo, com o tempo tende a cair no mesmo formato (o atual D&D 4 foi para esse caminho), ou mesmo se tornar detestado porque o p\u00fablico quer a liberdade de criar, independente se for um meta game, ou se quer um personagem pr\u00f3prio que veio na hora “eu n\u00e3o quero ser um cl\u00e9rigo de suporte, eu quero ser um cl\u00e9rigo da guerra”, ou “quero ser um ladino de suporte e ferrar com os inimigos para meus aliados n\u00e3o ca\u00edrem”.
\nMas, no final das contas o personagem sempre ser\u00e1 um meio elfo, meio outra coisa que d\u00ea b\u00f4nus qualquer, tipo meio anjo feiticeiro \/monge \/ladino\/descendente do deus dos drag\u00f5es, e no final acaba n\u00e3o sendo nem feiticeiro nem nada, apenas um amontoado de v\u00e1rios n\u00edveis.<\/p>\n

\"interpretacao\"<\/a><\/p>\n

Est\u00e1 errado isso? Claro que n\u00e3o! O livro b\u00e1sico te ensinou a fazer isso, e na verdade te instiga com todas as suas folhas e suplementos que ao mesmo tempo que lhe d\u00e1 um enredo r\u00e1pido daquela classe nova, veja tamb\u00e9m quantos poderes novos voc\u00ea pode combinar com essa sua classe velha. Por incr\u00edvel que pare\u00e7a, esse foi o motivo da \u201cmorte\u201d do sistema D20, haviam tantas classes e suplementos com novas magias, classes, classes de prest\u00edgio, equipamentos e tudo um fim de novas possibilidades que isso criou em seu pr\u00f3prio sistema desequil\u00edbrio: classes antigas n\u00e3o eram melhores que as novas, as novas muitas vezes precisaram de uma nova revisada que gera at\u00e9 hoje varia\u00e7\u00f5es delas, como Pathfinder e Tormenta RPG, e mesmo as novas nunca conseguiam sobrepor as utilidades das antigas.
\nTalvez por isso tenhamos atualmente tantos sistemas mais ligados \u00e0 interpreta\u00e7\u00e3o do que aquelas ligadas as regras, como Rastro de Cthulhu ou mesmo Abismo Infinito que voc\u00ea gera as regras e enredo justamente em cima das pr\u00f3pria cria\u00e7\u00f5es feitas pelos jogadores. Elas est\u00e3o livres de falhas por isso? Negativo. Se um jogador quer pontos adicionais e tudo se torna um empecilho a ser vencido, resta ao mestre evitar ou negar isso como \u00e9 dito no livro. Pouco dif\u00edcil, entretanto. Para o mestre proibir \u00e9 f\u00e1cil, mas lembrem-se jogadores muitas vezes v\u00e3o se apoiar ao que est\u00e1 nos livros como se fossem a verdade absoluta, e mestres tamb\u00e9m. Para quem escreve \u00e9 simples dizer que o mestre pode vetar, eu mesmo veto e ignoro plenamente as criaturas toscas e rid\u00edculas que s\u00e3o os Minauros de Tormenta (meio Minotauros, desculpe mas eles n\u00e3o fazem sentido algum), como mestre posso vetar por pirra\u00e7a mesmo porque n\u00e3o gosto deles, mas estaria limitando um gosto de algum jogador que ache a ra\u00e7a interessante.<\/p>\n

Muitas vezes o sistema n\u00e3o depende de interpreta\u00e7\u00e3o. E muitas vezes a interpreta\u00e7\u00e3o n\u00e3o depende do sistema. Mas \u00e9 verdade que ambos andam de m\u00e3os dadas e um sempre afeta o outro, se um estiver sobrepujando o outro fale com o grupo. RPG n\u00e3o foi feito para se estressar e sim para se divertir. Se produzir combos \u00e9 o que voc\u00ea gosta, ok, voc\u00ea n\u00e3o esta errado, mas lembre-se sempre que o mestre tem acesso a milhares de monstros, n\u00e3o apenas classes de personagens “combados”, muitas vezes seu ultra-mega-combo poderoso que vence todos na mesa pode perder para um simples cocatriz e sua bicada petrificadora ou um golpe misterioso que pode te colocar para dormir se voc\u00ea falhar no teste para resistir naquela caracter\u00edstica mais fraca que seu personagem tem. E se voc\u00ea n\u00e3o \u00e9 um personagem importante para os outros pode acabar l\u00e1 parado, transformado em pedra ou desaparecido. O importante nem sempre \u00e9 quem \u00e9 o mais forte da mesa e sim o quanto voc\u00ea se divertiu em atuar com aquele personagem. Criar uma ficha, todos criam. Criar uma ficha com vida pr\u00f3pria que ser\u00e1 lembrado por todos, n\u00e3o por quanto de dano ele causava e, sim, como ele venceu em um tribunal de Khalmyr todas as acusa\u00e7\u00f5es do grupo, sendo ele um simples monge em in\u00edcio de carreira; ou ainda como um grupo unindo for\u00e7as para o mago aumenta o poder do ataque especial do lutador, que este acumulava o poder em seu punho por v\u00e1rios turnos, enquanto outro distraia a fera longe dos olhares dos amigos, e no fim salta sobre a cabe\u00e7a do lutador para ele entregar todo o poder acumulado por v\u00e1rios turnos inclusive gritando na mesa a todo pulm\u00e3o o nome do golpe que tinha acabado de inventar todo em cima da criatura e ainda tirando um cr\u00edtico, para mim, isso valeu mais que um \u00fanico cara que parte um bicho ao meio com seu 14d6 de dano com sua espada vorpal +5 (mesmo que com o cr\u00edtico).<\/p>\n

 <\/p>\n

Esse artigo \u00e9 uma colabora\u00e7\u00e3o de Necrokure<\/a>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

\u201cSe voc\u00ea n\u00e3o esta se divertindo, voc\u00ea n\u00e3o est\u00e1 jogando direito\u201d
\n-Marcelo Cassaro<\/p>\n

O sistema \u00e9 realmente mais importante que interpretar? E a divers\u00e3o?<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":8125,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"jetpack_post_was_ever_published":false,"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":false,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false}}},"categories":[10],"tags":[],"jetpack_publicize_connections":[],"yoast_head":"\nRPG: Sistema x Interpreta\u00e7\u00e3o - Putzilla!<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Por muito tempo carrego essa frase lida em uma das extintas sess\u00f5es de carta da revista Drag\u00e3o Brasil, pois ela diz o que um jogo de RPG deve ser: divertido\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"RPG: Sistema x Interpreta\u00e7\u00e3o - Putzilla!\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Por muito tempo carrego essa frase lida em uma das extintas sess\u00f5es de carta da revista Drag\u00e3o Brasil, pois ela diz o que um jogo de RPG deve ser: divertido\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Putzilla!\" \/>\n<meta property=\"article:publisher\" content=\"https:\/\/www.facebook.com\/putzillabr\" \/>\n<meta property=\"article:author\" content=\"https:\/\/www.facebook.com\/putzillabr\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2013-06-14T21:30:10+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2015-06-05T17:41:53+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/i2.wp.com\/www.putzilla.net.br\/ptz\/wp-content\/uploads\/2013\/06\/Jogando-RPG-e1336476356549.jpg?fit=1182%2C621&ssl=1\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"1182\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"621\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Zillas\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:creator\" content=\"@putzillabr\" \/>\n<meta name=\"twitter:site\" content=\"@putzillabr\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Zillas\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"10 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/\",\"url\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/\",\"name\":\"RPG: Sistema x Interpreta\u00e7\u00e3o - Putzilla!\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/i0.wp.com\/www.putzilla.net.br\/ptz\/wp-content\/uploads\/2013\/06\/Jogando-RPG-e1336476356549.jpg?fit=1182%2C621&ssl=1\",\"datePublished\":\"2013-06-14T21:30:10+00:00\",\"dateModified\":\"2015-06-05T17:41:53+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/#\/schema\/person\/9435cfc498917fe46e7ef8fefc707c9e\"},\"description\":\"Por muito tempo carrego essa frase lida em uma das extintas sess\u00f5es de carta da revista Drag\u00e3o Brasil, pois ela diz o que um jogo de RPG deve ser: divertido\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/i0.wp.com\/www.putzilla.net.br\/ptz\/wp-content\/uploads\/2013\/06\/Jogando-RPG-e1336476356549.jpg?fit=1182%2C621&ssl=1\",\"contentUrl\":\"https:\/\/i0.wp.com\/www.putzilla.net.br\/ptz\/wp-content\/uploads\/2013\/06\/Jogando-RPG-e1336476356549.jpg?fit=1182%2C621&ssl=1\",\"width\":1182,\"height\":621},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"RPG: Sistema x Interpreta\u00e7\u00e3o\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/\",\"name\":\"Putzilla!\",\"description\":\"Destruindo seu t\u00e9dio\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/#\/schema\/person\/9435cfc498917fe46e7ef8fefc707c9e\",\"name\":\"Zillas\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2013653d7b526222783643426121b34?s=96&d=monsterid&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2013653d7b526222783643426121b34?s=96&d=monsterid&r=g\",\"caption\":\"Zillas\"},\"description\":\"Zillas s\u00e3o criaturas que colaboram com o site Putzilla. Artigos de colaboradores externos s\u00e3o publicados neste perfil. Caso deseje colaborar entre em contato conosco pela pagina de contato ou pelo email contato@putzilla.net.br\",\"sameAs\":[\"http:\/\/www.putzilla.net.br\/\",\"https:\/\/www.facebook.com\/putzillabr\",\"https:\/\/twitter.com\/putzillabr\"],\"url\":\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/author\/zilla\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"RPG: Sistema x Interpreta\u00e7\u00e3o - Putzilla!","description":"Por muito tempo carrego essa frase lida em uma das extintas sess\u00f5es de carta da revista Drag\u00e3o Brasil, pois ela diz o que um jogo de RPG deve ser: divertido","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"RPG: Sistema x Interpreta\u00e7\u00e3o - Putzilla!","og_description":"Por muito tempo carrego essa frase lida em uma das extintas sess\u00f5es de carta da revista Drag\u00e3o Brasil, pois ela diz o que um jogo de RPG deve ser: divertido","og_url":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/","og_site_name":"Putzilla!","article_publisher":"https:\/\/www.facebook.com\/putzillabr","article_author":"https:\/\/www.facebook.com\/putzillabr","article_published_time":"2013-06-14T21:30:10+00:00","article_modified_time":"2015-06-05T17:41:53+00:00","og_image":[{"width":1182,"height":621,"url":"https:\/\/i2.wp.com\/www.putzilla.net.br\/ptz\/wp-content\/uploads\/2013\/06\/Jogando-RPG-e1336476356549.jpg?fit=1182%2C621&ssl=1","type":"image\/jpeg"}],"author":"Zillas","twitter_card":"summary_large_image","twitter_creator":"@putzillabr","twitter_site":"@putzillabr","twitter_misc":{"Escrito por":"Zillas","Est. tempo de leitura":"10 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/","url":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/","name":"RPG: Sistema x Interpreta\u00e7\u00e3o - Putzilla!","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/i0.wp.com\/www.putzilla.net.br\/ptz\/wp-content\/uploads\/2013\/06\/Jogando-RPG-e1336476356549.jpg?fit=1182%2C621&ssl=1","datePublished":"2013-06-14T21:30:10+00:00","dateModified":"2015-06-05T17:41:53+00:00","author":{"@id":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/#\/schema\/person\/9435cfc498917fe46e7ef8fefc707c9e"},"description":"Por muito tempo carrego essa frase lida em uma das extintas sess\u00f5es de carta da revista Drag\u00e3o Brasil, pois ela diz o que um jogo de RPG deve ser: divertido","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/#primaryimage","url":"https:\/\/i0.wp.com\/www.putzilla.net.br\/ptz\/wp-content\/uploads\/2013\/06\/Jogando-RPG-e1336476356549.jpg?fit=1182%2C621&ssl=1","contentUrl":"https:\/\/i0.wp.com\/www.putzilla.net.br\/ptz\/wp-content\/uploads\/2013\/06\/Jogando-RPG-e1336476356549.jpg?fit=1182%2C621&ssl=1","width":1182,"height":621},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/rpg-sistema-x-interpretacao\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"RPG: Sistema x Interpreta\u00e7\u00e3o"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/#website","url":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/","name":"Putzilla!","description":"Destruindo seu t\u00e9dio","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/#\/schema\/person\/9435cfc498917fe46e7ef8fefc707c9e","name":"Zillas","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2013653d7b526222783643426121b34?s=96&d=monsterid&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2013653d7b526222783643426121b34?s=96&d=monsterid&r=g","caption":"Zillas"},"description":"Zillas s\u00e3o criaturas que colaboram com o site Putzilla. Artigos de colaboradores externos s\u00e3o publicados neste perfil. Caso deseje colaborar entre em contato conosco pela pagina de contato ou pelo email contato@putzilla.net.br","sameAs":["http:\/\/www.putzilla.net.br\/","https:\/\/www.facebook.com\/putzillabr","https:\/\/twitter.com\/putzillabr"],"url":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/author\/zilla\/"}]}},"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/i0.wp.com\/www.putzilla.net.br\/ptz\/wp-content\/uploads\/2013\/06\/Jogando-RPG-e1336476356549.jpg?fit=1182%2C621&ssl=1","jetpack_shortlink":"https:\/\/wp.me\/p6ghFK-26Z","jetpack_sharing_enabled":true,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/8121"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=8121"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/8121\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/8125"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=8121"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=8121"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=8121"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}