{"id":519,"date":"2012-08-28T15:08:00","date_gmt":"2012-08-28T18:08:00","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=519"},"modified":"2012-08-28T15:08:00","modified_gmt":"2012-08-28T18:08:00","slug":"a-arte-em-games-a-volta-aos-8-bits","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/a-arte-em-games-a-volta-aos-8-bits\/","title":{"rendered":"A arte em games – A volta aos 8 bits"},"content":{"rendered":"

Os gamers nost\u00e1lgicos devem ter se lembrado dos grandes v\u00eddeo games que marcaram a era de 8 bits: o Nintendo Entreteniment System (Nes ou carinhosamente chamado de Nintendinho) e o sucesso da SEGA, o Master System. As imagens desses v\u00eddeo games eram feitas em pixel art. O pixel art \u00e9 uma forma de arte digital na qual as imagens s\u00e3o editadas a n\u00edvel de pixels. \u00c9 criada pintando-se individualmente cada pixel em programas de edi\u00e7\u00e3o de imagens raster (como o Microsoft Paint ou o Photoshop).<\/p>\n

Entendendo os pixels<\/strong><\/p>\n

\"\"<\/a>As primeiras experi\u00eancias gr\u00e1ficas realizadas em computador consistiram em constru\u00e7\u00f5es \u00e0 base de uma quadr\u00edcula em que cada espa\u00e7o podia ter os valores “cheio” ou “vazio”, tal como uma grelha de palavras cruzadas. Daqui nasceu o termo bitmap (mapa de bits) porque a descri\u00e7\u00e3o de cada “espa\u00e7o” se obtinha mediante um \u00fanico bit, cujos valores 0 ou 1 representavam as duas cores poss\u00edveis (fundo e “tinta”), e a imagem total consistia numa sucess\u00e3o de bits. O termo bitmap tornou-se sin\u00f4nimo de imagem codificada por pixels, apesar de rapidamente se ter revelado necess\u00e1rio muito mais do que apenas um bit para representar cada pixel, quando se introduziu a possibilidade de o cheio apresentar v\u00e1rias cores. Se pretendermos, por exemplo, trabalhar com 4 cores ent\u00e3o s\u00e3o necess\u00e1rios 2 bits para descrever cada pixel (00, 01, 10, 11). Com 8 bits por pixel consegue-se referenciar 256 tonalidades diferentes. Uma imagem de 8bits logo mostra feias descontinuidades de tons, a de 16 bits resiste muito mais j\u00e1 que \u00e9 formada por uma gama muito maior de tonalidades.<\/p>\n

Nos \u00faltimos anos o pixel art teve uma crescente amostra na m\u00eddia, por meio de v\u00e1rias empresas que utilizavam o sistema para se mostrarem modernas. Apesar desse excesso de trabalhos assim na m\u00eddia, continua sendo um trabalho impressionante, e para mostrar isso o artista Markus de Estocolmo, Su\u00e9cia – conhecido na web como Junkboy resolveu pegar grandes sucessos dos games atuais e retrat\u00e1-los como os v\u00eddeo games de 8 bits. confira abaixo como os cl\u00e1ssicos ficariam:<\/p>\n