{"id":3938,"date":"2011-05-06T18:18:21","date_gmt":"2011-05-06T21:18:21","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=3938"},"modified":"2011-05-06T18:18:21","modified_gmt":"2011-05-06T21:18:21","slug":"retroview-especial2-super-mario-bros","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/retroview-especial2-super-mario-bros\/","title":{"rendered":"Retroview especial#2: Super Mario Bros."},"content":{"rendered":"

Continuando a saga do Mario, chegamos ao jogo que \u00e9 o motivo de toda esta festa (e destes retroviews): o mega aclamado Super Mario Brothers.
\nO jogo, lan\u00e7ado no dia 19 de setembro de 1985 exclusivamente para o NES, trazia uma hist\u00f3ria um pouco mais profunda do que o Donkey Kong: a Princesa Peach Toadstool, que \u00e9 a rainha do m\u00e1gico Reino do Cogumelo, foi raptada por Bowser, o rei dos koopas, e cabe a Mario, o ex-carpinteiro que virou encanador (talvez porque o trabalho n\u00e3o pagava muito) salv\u00e1-la.<\/p>\n

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\nOs gr\u00e1ficos est\u00e3o muito bem-feitos e coloridos (o que era uma revolu\u00e7\u00e3o na \u00e9poca em que a maioria dos visuais dos jogos consistia em uma mistura de preto, cinza e azul), sendo que cada objeto que aparecia no jogo tinha suas cores caracter\u00edsticas do mundo real e mesmo a repeti\u00e7\u00e3o de objetos no cen\u00e1rio n\u00e3o consegue tirar a divers\u00e3o. Destaque para um grande n\u00famero de fases e uma grande varia\u00e7\u00e3o de fases (divididas em fases normais, de caverna, aqu\u00e1ticas e castelo do mal) existentes.<\/p>\n

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\nA jogabilidade fica no esquema de andar de um lado pro outro, matar os v\u00e1rios inimigos que aparecem na tela, coletar as moedas para ganhar pontos e uma vida e descer na bandeira para pegar pontos. Destaque para a adi\u00e7\u00e3o de Power-ups como o famoso cogumelo vermelho que te faz crescer, a flor brilhante que, al\u00e9m de mudar a roupa do Mario, te d\u00e1 o poder de lan\u00e7ar bolas de fogo que matam os inimigos e para o cogumelo verde que te d\u00e1 uma vida.<\/p>\n

A parte sonora \u00e9 com certeza um dos maiores atrativos do jogo, sendo que os efeitos est\u00e3o muito bem feitos e a trilha, al\u00e9m de ser bem tem\u00e1tica e caprichada, consegue representar o ambiente que cada fase tenta lhe mostrar.<\/p>\n

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O fator replay funciona naquele mesmo esquema de tentar superar a pontua\u00e7\u00e3o m\u00e1xima, mas perde muitos pontos por causa de seu final, quando voc\u00ea atravessa 8 mundos e 32 fases, derrota os v\u00e1rios inimigos e as v\u00e1rias falsifica\u00e7\u00f5es do Bowser (e de sua vers\u00e3o real) somente para encontrar uma princesa que lhe diz para voltar tudo de novo com a \u00fanica diferen\u00e7a de que tudo \u00e9 mais dif\u00edcil, fazendo voc\u00ea encarar o fato de que nunca ver\u00e1 o final do jogo. Era um teste de f\u00e9 at\u00e9 para o mais ardoroso jogador da \u00e9poca.
\nEnfim, SMB \u00e9 um jogo muito bonito, bem-feito e \u00e9 uma obriga\u00e7\u00e3o jog\u00e1-lo se voc\u00ea \u00e9 um f\u00e3 dos 8-bits ou da Nintendo e de seu encanador.<\/p>\n

Soma:<\/p>\n

Visual: 2.1\/2.5
\nBonito e consegue transmitir a atmosfera do jogo.<\/p>\n

Jogabilidade: 2.3\/2.5
\nControles b\u00e1sicos e bem-definidos ajudam numa maior experi\u00eancia.<\/p>\n

Som: 2.1\/2.5
\nAs m\u00fasicas d\u00e3o um tom mais animado ao jogo.<\/p>\n

Replay: 1.5\/2.5
\nSinto muito, mas a princesa vai ficar em outro castelo.<\/p>\n

Nota Final: 8.0\/10<\/p>\n

Curiosidades:<\/p>\n