{"id":3537,"date":"2011-01-27T10:23:33","date_gmt":"2011-01-27T12:23:33","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=3537"},"modified":"2011-01-27T10:23:33","modified_gmt":"2011-01-27T12:23:33","slug":"retroview-especial-25-anos-de-super-mario-bros","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/retroview-especial-25-anos-de-super-mario-bros\/","title":{"rendered":"Retroview especial: 25 anos de Super Mario Bros."},"content":{"rendered":"
N\u00ba1: Donkey Kong<\/strong><\/p>\n <\/a><\/p>\n Em 2010, os irm\u00e3os Mario fazem 25 anos, por\u00e9m s\u00f3 o Mario \u00e9 agraciado (coitado do Luigi) e junto com esse tempo, est\u00e3o as experi\u00eancias e alegrias de milh\u00f5es de pessoas ao longo do mundo. E tudo come\u00e7ou com o singelo jogo lan\u00e7ado para arcades a muito tempo atr\u00e1s.<\/p>\n O jogo, que foi lan\u00e7ado primeiramente para arcades pela Nintendo em 1981 e que ganhou ports para Atari, Commodore, Amiga, NES (sendo que essa \u00e9 a sua melhor convers\u00e3o) e mais \u00a0em monte de outros consoles, come\u00e7a com uma hist\u00f3ria bem b\u00e1sica: um macaco chamado Donkey Kong decide raptar uma garota chamada Pauline, por raz\u00f5es desconhecidas, e cabe a voc\u00ea, o carpinteiro Jumpman, subir at\u00e9 o topo da tela e resgatar a garota.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Os controles s\u00e3o muito simples e se baseiam no direcional para mover o Jumpman e para subir as escadas e um bot\u00e3o para pular os inimigos que surgem contra voc\u00ea e para pegar um martelo que destr\u00f3i os barris, mas faz com que o protagonista n\u00e3o pule o que faz com que o jogador se acostume com os controles r\u00e1pido e ao mesmo tempo o obriga a armar uma estrat\u00e9gia se ele quiser terminar a fase r\u00e1pido ou com o maior n\u00famero de pontos.<\/p>\n O visual tamb\u00e9m \u00e9 simples o que, ao contr\u00e1rio dos controles, pode ser encarado como algo negativo j\u00e1 que ele \u00e9 quase inexistente porque o jogo possui uma tela de fundo que se resume a vastid\u00e3o do preto, cada personagem tem em m\u00e9dia de dois a tr\u00eas sprites de anima\u00e7\u00e3o (fora o Jumpman que tem cinco), o design das fases se resume a apenas as vigas de ferro (que apenas mudam de cor a cada fase) e as escadas que servem para o protagonista se mover pelas plataformas.<\/p>\n <\/a><\/p>\n A trilha sonora se resume a uma m\u00fasica de fundo que deixa o game divertido, mas que enjoa f\u00e1cil depois da 5\u00ba fase, mas que \u00e9 compensada por uma vasta gama de efeitos sonoros usados nas mais diversas ocasi\u00f5es do jogo (desde o andar do Jumpman e o momento em que pula um inimigo at\u00e9 a hora em que voc\u00ea morre e d\u00e1 o game over), conseguindo disfar\u00e7ar muito bem a falta de uma varia\u00e7\u00e3o da m\u00fasica de fundo do jogo.<\/p>\n O fator replay do jogo \u00e9 bastante alto devido ao marcador de pontos existente no jogo, o que faz com que o jogador queira jogar mais e mais somente para marcar o nome no topo da tabela de recordes, mas que pode ser prejudicado devido ao visual b\u00e1sico demais do jogo. Recomendo que jogue sem se preocupar com o visual, assim voc\u00ea ir\u00e1 se divertir por muito tempo.<\/p>\n No mais, \u00e9 um jogo \u00f3timo de se jogar. N\u00e3o \u00e9 o melhor jogo do Mario mas \u00e9 sempre bom conhecer o in\u00edcio de sua lenda.<\/p>\n Soma:<\/strong><\/p>\n Jogabilidade: 2,5\/2,5<\/p>\n B\u00e1sica e complicada ao mesmo tempo, levando os novatos a se divertirem r\u00e1pido e os experientes a procurar a maior pontua\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Visual: 1,0\/2,5<\/p>\n As fases s\u00e3o pobres, mas os personagens s\u00e3o todos bem animados.<\/p>\n Som: 1,3\/2,5<\/p>\n A trilha sonora \u00e9 fraca mas os efeitos conseguem dar conta.<\/p>\n Replay: 2,5\/2,5<\/p>\n A busca pela maior pontua\u00e7\u00e3o motiva a continuar jogando.<\/p>\n