{"id":15443,"date":"2015-08-28T21:06:05","date_gmt":"2015-08-29T00:06:05","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/?p=15443"},"modified":"2015-08-18T10:38:40","modified_gmt":"2015-08-18T13:38:40","slug":"clover-studios","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/clover-studios\/","title":{"rendered":"Clover Studios – A melhor coisa que a Capcom j\u00e1 fez"},"content":{"rendered":"

No come\u00e7o dos anos 2000, a Capcom estava come\u00e7ando a ter uma crise originada pela estagna\u00e7\u00e3o. De l\u00e1 para c\u00e1, a situa\u00e7\u00e3o piorou bastante, por\u00e9m ao menos na \u00e9poca, ela tinha algumas franquias que ainda estavam na \u201ccrista da onda\u201d como Resident Evil e Devil may Cry. Outras s\u00e9ries de jogos estavam sofrendo, como o Street Fighter na sua impopular terceira edi\u00e7\u00e3o e Megaman, que s\u00f3 estava fazendo bonito nos port\u00e1teis. Uma empresa grande como a Capcom precisava de novas ideias de peso para n\u00e3o decair no n\u00edvel que ela est\u00e1 hoje. Analisando o contexto da \u00e9poca, at\u00e9 Devil May Cry era uma ideia descartada de Resident Evil 4, ent\u00e3o, espontaneamente, n\u00e3o estava surgindo novas franquias. Bom, pelo menos houve uma tentativa de trazer novidades com a Clover Studios, que na minha humilde opini\u00e3o, foi a melhor coisa que a empresa fez em toda sua hist\u00f3ria e infelizmente durou pouco.<\/span><\/p>\n

\"God<\/a><\/p>\n

O que foi o Clover Studios?<\/strong><\/p>\n

Era um est\u00fadio separado da Capcom com as maiores mentes que trabalham na empresa. Shinji Mikami (criador de Resident Evil)<\/a> e Hideki Kamiya (designer do Devil May Cry)<\/a> eram alguns dos figur\u00f5es que estrelavam esse time dos sonhos.<\/span><\/p>\n

Quais foram os jogos que eles produziram?<\/strong><\/p>\n

Adianto que esse time n\u00e3o conseguiu fazer nenhum jogo que n\u00e3o seja ao menos \u201cbom pra caralho\u201d. Alguns s\u00e3o obras primas. Vou citar as 3 franquias criadas por esse est\u00fadio.<\/span>
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\n<\/span>Viewtiful Joe<\/strong><\/p>\n

Esse foi o \u00fanico sucesso comercial do est\u00fadio. A primeira vista parece um jogo de pancadaria lateral como v\u00e1rios outros, mas al\u00e9m de trazer uma arte muito diferente e uma hist\u00f3ria bizarra, jogar ele era tamb\u00e9m uma experi\u00eancia diferenciada. A protagonista do jogo tinha sido sugado para o mundo do cinema e l\u00e1 ele poderia usar recursos da s\u00e9tima arte para melhorar seus combates e resolver enigmas. Bastava acionar a c\u00e2mera lenta para pode desviar de projetos ao estilo Matrix ou usar o foco para fazer combos devastadores. O sucesso foi tanto que o jogo ganhou uma sequencia na qual voc\u00ea poderia jogar tamb\u00e9m com a namorada do Joe que utiliza o poder o replay e at\u00e9 ganhou uma adapta\u00e7\u00e3o para anime (bem merda esse anime, mas n\u00e3o \u00e9 algo assim que seria f\u00e1cil de transportar e funcionar em outra m\u00eddia). Infelizmente nunca mais vimos Joe em um console de mesa e a Capcom esqueceu totalmente da franquia.<\/span><\/p>\n