{"id":10207,"date":"2013-05-07T12:00:11","date_gmt":"2013-05-07T15:00:11","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=8040"},"modified":"2013-05-07T12:00:11","modified_gmt":"2013-05-07T15:00:11","slug":"game-dev-tycoon","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/game-dev-tycoon\/","title":{"rendered":"Game Dev Tycoon e uma li\u00e7\u00e3o sobre pirataria"},"content":{"rendered":"

A pirataria \u00e9 algo bastante corriqueiro ultimamente, mas \u00e9 um problema bem grave, principalmente para os criadores independentes de conte\u00fado, que tiram de seu pr\u00f3prio bolso para realizar o sonho de lan\u00e7ar sua obra. E a estrat\u00e9gia usada pela Greenheart Games nada mais \u00e9 do que uma vers\u00e3o reduzida desse problema.\"game<\/a><\/p>\n

Para quem n\u00e3o conhece a hist\u00f3ria, a desenvolvedora independente lan\u00e7ou o jogo Game Dev Tycoon, um simulador de desenvolvedor de jogos, onde voc\u00ea come\u00e7a, literalmente, em uma garagem at\u00e9 fundar o seu pr\u00f3prio est\u00fadio e criar novos jogos com uma equipe maior, e um Patrick Klug, um dos desenvolvedores, resolveu lan\u00e7ar a vers\u00e3o livre de DRMs para os piratas poderem baixar. Mas a vers\u00e3o pirata cont\u00e9m uma armadilha que a vers\u00e3o original n\u00e3o tem, e que \u00e9 a origem desse barulho todo: em um determinado momento do jogo, o jogador recebia uma mensagem dizendo que seus jogos estavam sendo amplamente pirateados, impedindo que ele lucre e at\u00e9 chegando a causar a fal\u00eancia do est\u00fadio. E isso causou uma chuva de reclama\u00e7\u00f5es na internet, de pessoas desesperadas, pedindo por alguma solu\u00e7\u00e3o para evitar que o jogo fosse pirateado (incluindo colocar algum tipo de DRM), dando na cara de que ela mesma havia pirateado o jogo. Entendeu a ironia agora?\"Game<\/a><\/p>\n

Esse caso serve pra demonstrar que pirataria atualmente se tornou mais um caso de car\u00e1ter do que de economia. Antigamente, a maioria das pessoas recorria \u00e0 pirataria porque n\u00e3o possu\u00edam dinheiro suficiente para comprar, seja por causa dos pre\u00e7os dos produtos, quanto por causa de uma opini\u00e3o errada (principalmente por parte dos pais) sobre o assunto. Hoje, com o advento de servi\u00e7os como o Steam, com suas promo\u00e7\u00f5es por vezes obscenas de t\u00e3o baratas; os bundles, que oferecem pacotes de jogos a pre\u00e7os m\u00f3dicos; e a Playstation Plus, que te d\u00e1 uma por\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m generosa de descontos, jogos gr\u00e1tis e outros servi\u00e7os por uma taxa relativamente baixa (18 d\u00f3lares por 3 meses e 50 d\u00f3lares pelo ano inteiro), ficou mais f\u00e1cil deixar o \u201clado negro da for\u00e7a\u201d. Por\u00e9m ainda existem pessoas que pirateiam por v\u00e1rias causas, podendo ainda ser por alguma quest\u00e3o justific\u00e1vel como os j\u00e1 mencionados problemas financeiros nos quais a pessoa prefere baixar de gra\u00e7a na internet a ter de pagar pelo produto original. E essas pessoas, possivelmente, n\u00e3o d\u00e3o valor \u00e0 obra ou ao criador dela, optando por isolar-se em um pensamento ut\u00f3pico, no qual tudo tem de ser de gra\u00e7a simplesmente porque ela quer que aquilo seja gr\u00e1tis ou porque ela quer ter tudo que exista no mundo por pura gan\u00e2ncia.<\/p>\n

Esse tipo de pensamento \u00e9 o que tornou a ind\u00fastria do entretenimento no que ela \u00e9 hoje: a ind\u00fastria cinematogr\u00e1fica investe mais e mais em sequ\u00eancias e roteiros clich\u00eas por causa da certeza de lucro; a musical aposta mais em \u00eddolos pop pelo mesmo motivo; e a ind\u00fastria de jogos se acomoda com os famigerados FPSs e procura mais meios de evitar que seus jogos sejam pirateados porque a cria\u00e7\u00e3o de novos\u00a0t\u00edtulos\u00a0exigem um or\u00e7amento alto e uma margem de lucro igualmente alta, chegando a recorrer a DRMs que v\u00e3o desde ao divertido, como o escorpi\u00e3o imortal de Serious Sam 3, at\u00e9 os invasivos, que prejudicam apenas os jogadores comuns, como a conex\u00e3o online constante, presente em Diablo III, no novo SimCity e, muito provavelmente, no novo Xbox.<\/p>\n