{"id":10125,"date":"2010-09-22T19:00:40","date_gmt":"2010-09-22T22:00:40","guid":{"rendered":"http:\/\/www.putzilla.net.br\/ptz\/?p=1594"},"modified":"2010-09-22T19:00:40","modified_gmt":"2010-09-22T22:00:40","slug":"review-game-silent-hill-shattered-memories","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.putzilla.net.br\/review-game-silent-hill-shattered-memories\/","title":{"rendered":"Review Game: Silent Hill: Shattered Memories"},"content":{"rendered":"

\"Siilent
\nAcho que \u00e9 dif\u00edcil fazer uma review de um game desses. As pessoas sempre esperam que a gente meta o pau quando uma s\u00e9rie como Silent Hill, que tem todo um universo criado, resolve ignorar tudo para se reinventar, por\u00e9m aqui voc\u00eas n\u00e3o v\u00e3o ouvir uma opini\u00e3o nervosa, muito pelo contr\u00e1rio, pois \u00e9 um game de qualidade acima da m\u00e9dia e ouso dizer que \u00e9 o melhor da s\u00e9rie.<\/p>\n

Silent Hill: Shattered Memories \u00e9 um verdadeiro representante do survivor horror, g\u00eanero de jogo consagrado por jogos como Resident Evil e Alone in the Dark, embora sua mec\u00e2nica de jogo seja diferente de outros t\u00edtulos do estilo.
\n\"silent
\nEsse t\u00edtulo reinventa o cl\u00e1ssico Silent Hill, do playstation 1, um game que sozinho come\u00e7ou uma s\u00e9rie que teve in\u00fameros jogos para diversas plataformas (este j\u00e1 \u00e9 o quarto e ultimo do Playstation 2). N\u00e3o \u00e9 um remake, o jogo n\u00e3o tenta ser parecido com o original, ele s\u00f3 usa a cidade e personagens em uma trama totalmente diferente. Na verdade nem a cidade Silent Hill \u00e9 a mesma, agora existem muitas pessoas vivas, embora voc\u00ea n\u00e3o encontre muitas, pois a cidade est\u00e1 no meio de uma nevasca.<\/p>\n

A trama come\u00e7a do mesmo jeito. Harry Mason bate o carro e quando acorda sua filha Sherry est\u00e1 desaparecida e o incans\u00e1vel “pai coruja” vai fazer o imposs\u00edvel para reencontrar sua filha. O que acontece a partir dai depende do jogador. A inteligencia artificial do jogo cria um game que ser\u00e1 perfeitamente assustador para quem est\u00e1 jogando. N\u00e3o entendeu?! Simples. Pelas suas a\u00e7\u00f5es e por respostas que voc\u00ea d\u00e1 no question\u00e1rio em uma especie de flashback em uma sess\u00e3o com um Psiquiatra que aparece muitas vezes no jogo, o ambiente \u00e9 modificado para voc\u00ea sentir os seus medos na trama. Tudo vai parecer hostil para voc\u00ea, mas um amigo seu que est\u00e1 vendo o seu jogo pode n\u00e3o achar assim, pois tudo est\u00e1 moldado para o jogador e nada mais. Por exemplo, voc\u00ea contar\u00e1 mais ou menos sua vida escolar com perguntas e respostas para o Psiquiatra e quando voc\u00ea for visitar a escola em um dos cen\u00e1rios do jogo, receber\u00e1 mensagens com valent\u00f5es de atazanando caso voc\u00ea tenha tido problemas com bulling ou simplesmente uma mensagem de voz de um professor dizendo que voc\u00ea n\u00e3o vai para lugar nenhum na vida caso voc\u00ea tenha respondido algo assim no question\u00e1rio, ent\u00e3o \u00e9 fundamental que voc\u00ea responda sinceramente e aja como voc\u00ea mesmo no jogo.
\n\"silen
\nUma das principais mudan\u00e7as que geram espanto \u00e9 o fato que agora n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel eliminar o inimigo. O neg\u00f3cio \u00e9 correr feito louco, se esconder, jogar objetos, mas nada vai fazer os inimigos desistirem de te pegar. Isso pode parecer um retrocesso, mas \u00e9 muito mais apavorante e desesperador. Os inimigos, diferente dos outros jogos da s\u00e9rie, aparecem em poucas partes do jogo no lugar de sempre estarem em algum lugar e s\u00f3 aparecem no mundo sinistro ou na outra dimens\u00e3o que voc\u00ea muda entre elas de acordo com a trama, ent\u00e3o o fato deles serem invenc\u00edveis n\u00e3o chega a ser chato.<\/p>\n

Harry conta com um arsenal de uma lanterna, um celular e s\u00f3. As vezes voc\u00ea pega um chave aqui, mas nada de guardar itens, combina-los, nada disso.\u00a0 \u00c9 bem simples, pois se pensar bem, o celular \u00e9 uma ferramenta muito \u00fatil. Se voc\u00ea quer gravar um documento, apenas tire uma foto dele, se quer gravar um mapa fa\u00e7a a mesma coisa.
\n\"silent
\nA dimens\u00e3o paralela ou mundo sinistro deste jogo agora mudou. No lugar de ficar tudo enferrujado, sujo e destru\u00eddo, agora tudo se congela em tempo real, bem na sua cara. Sim, \u00e9 menos apavorante, mas pelo menos \u00e9 mais original.<\/p>\n

O mundo do jogo \u00e9 muito rico e um dos melhores cen\u00e1rios j\u00e1 visto em um videogame. Voc\u00ea nunca ter\u00e1 a sensa\u00e7\u00e3o que est\u00e1 passando pela mesma sala in\u00fameras vezes como em v\u00e1rios games por ai com cen\u00e1rio gen\u00e9ricos que s\u00f3 olhando no mapa para voc\u00ea sabe a diferen\u00e7a. Para falar a verdade, os exemplares conservadores da s\u00e9rie Silent Hill muita vezes cometem esse erro, mas nesse game as coisas mudaram muito. Primeiro se voc\u00ea vai ficar o jogo inteiro com uma lanterna olhando o cen\u00e1rio e procurando coisas, tem que ter algo legal para se olhar e realmente tem. O cen\u00e1rio \u00e9 nada mais do que vivo, realmente parece que pessoas estiveram l\u00e1, com recados, cartazes e objetos diferentes, dependendo de quem viveu naquele lugar. Se voc\u00ea vai na sala de uma pessoa, vai ver fotos da fam\u00edlia dela, recados no mural, livros dos assuntos que ela mais gosta e decora\u00e7\u00e3o diferenciada.<\/p>\n

A express\u00e3o facial est\u00e1 simplesmente excelente. Acho que o Wii e principalmente o Playstation 2 e Psp n\u00e3o ver\u00e3o t\u00e3o cedo um trabalho t\u00e3o competente.<\/p>\n

O jogo tem uns mini-games ou simplesmente intera\u00e7\u00f5es visando a vers\u00e3o do Wii. Para voc\u00ea pegar uma chave que est\u00e1 dentro de uma bolsa, acione o bot\u00e3o de a\u00e7\u00e3o perto do objeto, vai focalizar na bolsa, assim voc\u00ea ter\u00e1 que clicar no z\u00edper, arrastar para depois pegar a chave dentro dela. Mini-games legais, por\u00e9m n\u00e3o s\u00e3o assim originais.
\n\"silent
\nTalvez uma coisa que pode n\u00e3o agradar a todos \u00e9 que o jogo \u00e9 totalmente guiado pela trama. T\u00e1 certo que ainda tem os enigmas de abrir portas, com direito a ler e ouvir mensagens no celular vindas de lugar nenhum de pessoas que voc\u00ea n\u00e3o conhece, que podem ser usadas para resolver problemas ou s\u00f3 para dar um susto mesmo e te deixar perturbado (essas mensagens tamb\u00e9m aparecem de acordo com seus medos), por\u00e9m o jogo n\u00e3o tem chef\u00f5es, nem os cen\u00e1rios gigantes que voc\u00ea deve ir e voltar muitas vezes, pegando uma chave da extremidade do cen\u00e1rio para abrir algo do outro lado e ir progredindo, caracter\u00edstica da s\u00e9rie que foi abandonada e para isso funcionar, teve uma trama de fundo misteriosa, que mais do que nunca fica entre o sobrenatural e a insanidade. A hist\u00f3ria \u00e9 empolgante e constr\u00f3i um final que “explodir cabe\u00e7as”. N\u00e3o que a trama leve o jogo nas costas, na verdade o jogo \u00e9 um conjunto entre um bom gameplay funcional e uma trama misteriosa e apavorante.<\/p>\n

Enfim, n\u00e3o \u00e9 um jogo para qualquer um, talvez a primeira vista o fato de ficar a maior parte do jogo explorando cen\u00e1rios com uma lanterna, vendo mensagens e procurando fantasmas para tirar fotos possa ser massante, mas para quem est\u00e1 afim de se apavorar de verdade, trocar cueca por fraudas para ter menos trabalho enquanto joga, curte algo diferente e n\u00e3o liga muito para falta de a\u00e7\u00e3o, esse \u00e9 o seu jogo.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A Konami acerta no remake de um dos seus melhores jogos de terror, criando um obra prima, por\u00e9m diferente do original.<\/p>\n","protected":false},"author":15,"featured_media":9402,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"jetpack_post_was_ever_published":false,"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":false,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false}}},"categories":[10],"tags":[1539,1754,1872,2002,2003,2091,2092,2293,741],"jetpack_publicize_connections":[],"yoast_head":"\nReview Game: Silent Hill: Shattered Memories - Putzilla!<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.putzilla.net.br\/review-game-silent-hill-shattered-memories\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Review Game: Silent Hill: Shattered Memories - 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